Copel inaugura espaço no hub de inovações Habitat Senai
Na última quinta-feira, 29/08, a Copel inaugurou seu espaço no Habitat Senai Corporações, com as presenças de Carlos Diego Pedroso, representando o diretor de Novos Negócios, Cássio Santana da Silva; de Marcio Ploszaj, diretor executivo de Geração e Transmissão; além do vice-presidente da Fiep, João Alberto Soares de Andrade, da diretora regional do Senai Paraná, Fabiane Franciscone e do gerente sênior de Tecnologia e Inovação do Senai Paraná, Fabiano Scheer Hainosz.
A Copel também foi representada por profissionais focais de inovação das subsidiárias e da holding. Durante a inauguração, os participantes receberam a placa do espaço, formalizando assim a parceria firmada entre o Habitat Senai Corporações e a Copel.
O ambiente será usado pelos colaboradores da Companhia para interagirem entre si e com outras organizações, com o intuito de fomentar ainda mais a inovação em seus projetos e, também, firmar parcerias com startups e com Institutos Senai de Tecnologia e Inovação.
Atualmente, o espaço tem salas das empresas Bosch, Renault, Grupo Boticário, CNH, Klabin, Rumo Logística e Furukawa.
Oportunidades e conexões
Marcio Ploszaj, diretor executivo de Geração e Transmissão da Copel, falou sobre as expectativas e sobre o quanto o espaço irá facilitar a conexão com outras empresas. “A expectativa, tanto minha quanto da companhia, é enorme. Vejo essa iniciativa como uma oportunidade para amadurecermos a nossa cultura de inovação, que é algo que buscamos constantemente. Estar neste espaço, junto a outras empresas inovadoras que atuam diretamente com a inovação, favorece muito esse desenvolvimento”, disse.
João Alberto Soares de Andrade, vice-presidente da Fiep, destacou o quanto a Copel é um parceiro estratégico para a indústria e o quanto isso poderá impactar no desenvolvimento tecnológico e industrial do Paraná. “Já mantemos uma parceria próxima, e recentemente assinamos um termo de cooperação para a construção do Mapa Energético do estado. Nosso objetivo é estreitar ainda mais as relações, trocar experiências e, junto com as outras empresas presentes no hub, buscar eficiência energética para o Paraná”, afirmou.
Carlos Diego Pedroso, superintendente de Novos Produtos, Serviços e Inovação da Copel, listou as iniciativas recentes da empresa em relação à inovação, como o Copel Volt e o fundo Copel Ventures I. “A Copel acredita muito em inovação e estamos em um momento interessante de transição energética para um modelo digitalizado e descentralizado. Esse espaço será inspirador para todos”, comentou.
Parceria de longa data
A longa parceria entre o Senai e a Copel tem se mostrado uma força motriz para a inovação e o desenvolvimento tecnológico no setor energético do Paraná, gerando uma série de cases de sucesso que destacam a vasta experiência da Copel em Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PDI).
Um dos principais projetos dessa colaboração foi o desenvolvimento de um Dispositivo para Avaliação da Integridade de Torres de Transmissão. Realizado pelo Instituto Senai de Inovação (ISI) em Eletroquímica, o projeto trouxe uma solução eficaz para a identificação de degradações no revestimento e na estrutura metálica das torres de transmissão. Essa inovação permitiu uma manutenção preventiva mais eficiente, garantindo maior segurança e confiabilidade na transmissão de energia elétrica.
Outro marco dessa parceria é o Monitoramento da Qualidade da Água, iniciado em 2019. Este projeto, em execução pelo Instituto Senai de Tecnologia em Meio Ambiente e Química, envolve o monitoramento contínuo da qualidade da água em rios e reservatórios associados a 16 usinas de geração de energia da Copel no Paraná. Com previsão de conclusão em 2024, a iniciativa busca assegurar que as operações da Copel estejam em conformidade com os mais altos padrões ambientais, contribuindo para a sustentabilidade do setor.
Além dos avanços em sustentabilidade, a parceria também se destaca pela inovação tecnológica. Um exemplo disso é a criação de uma Ferramenta para Gestão de Energia Elétrica, que visa desenvolver um módulo de comunicação para integrar distribuidoras de energia com plataformas de gestão de energia, especialmente no contexto da mobilidade elétrica. Este projeto, com duração de 24 meses, reflete a capacidade da Copel em antecipar as demandas de um setor em rápida transformação.
Recentemente, a Fiep e a Copel firmaram uma nova parceria para a construção do Mapa Energético do Paraná. Esse projeto reunirá dados sobre produção, transmissão e consumo de energia, servindo como uma base estratégica para projetar o crescimento do setor nos próximos 10 anos, reafirmando o compromisso da Copel em liderar a inovação no setor energético.