Empreendedorismo

Copel se reúne com cooperativas para dar suporte ao agronegócio do Paraná

Com o compromisso de garantir a oferta de energia elétrica de qualidade para dar suporte ao desenvolvimento da agroindústria paranaense, a Copel encaminhou estudos de aumento de carga de energia a importantes cooperativas do Estado.

Neste final do mês de junho, diretores, superintendentes e gerentes da companhia estiveram reunidos com lideranças da Coamo Cooperativa Agroindustrial; Lar Cooperativa e C. Vale, que operam nas regiões Noroeste e Oeste paranaenses, para a avaliação, caso a caso, de demandas por energia que atendam a projetos de expansão dessas empresas.

Em reunião com o diretor industrial da Coamo Cooperativa Agroindustrial, Divaldo Corrêa, na quinta-feira (26/6), foi tratado do fornecimento de energia por contratação de demanda para a indústria de Campo Mourão e de questões relacionadas a áreas de servidão (espaço que deve estar liberado entre áreas cultivadas e as linhas de energia), compartilhamento de espaços de linhas de transmissão da Copel e sobre uma rede própria da cooperativa que irá atender a indústria de etanol de milho, em implantação no Parque Industrial da Coamo.

Também participaram, de parte da cooperativa, o coordenador do Departamento de Manutenção Elétrica, Valter Massashi Yamao; o gerente Industrial de Etanol de Milho, Emerson Abrahão Mansano e o coordenador do Departamento de Manutenção Eletroeletrônica Industrial, Danilo Michelin.

“O papel da Copel é garantir o fornecimento de energia de forma a promover o desenvolvimento local e regional. Tratamos de pautas relevantes para a Coamo e a Copel e encaminhamos estudos de demanda, definição de um cronograma de testes sobre a geração própria da cooperativa, carências, entre outros pontos”, afirmou o gerente da área de Poder Público e Grandes Clientes da companhia, Rodrigo Priss.

Em Campo Mourão, a Copel está implantando ainda neste segundo semestre, a nova subestação Bandeira, de 138 mil Volts, para reforçar a infraestrutura energética da cidade.

Para o Noroeste paranaense, além desta nova subestação em Campo Mourão e outra que já está em operação em Maringá, estão previstas implantações de novas subestações nas cidades de Brasilândia do Sul, Cianorte, Nova Londrina, Santa Mônica e São Pedro do Paraná, além da ampliação de outras 19 unidades. A região é também a que tem o maior número de cidades cobertas pelo Paraná Trifásico.

 

Lar Cooperativa 

Na Lar Cooperativa, em Medianeira, os gerentes de Operação de Campo da Copel no Oeste, Carlos Galina, de Construção e Manutenção da companhia, André Janiaski e o gerente da Base da Copel em Toledo, Hemerson Orcesi foram recebidos, no último dia 25, pela coordenadora de Energias da cooperativa, Milena Fischer Maidana, pelo gerente de Operações e Energias, Ademilson Freire da Silva e pelo engenheiro eletricista, Eduardo Gomes Figueiredo. Também compuseram a equipe da Copel, os agentes de Relacionamento com o Poder Público em Foz do Iguaçu, Sheila Fabiana, e de Cascavel, Maurício Mayer, e a agente de Grandes Clientes para o Oeste, Silvia Terezinha Fogaça Pedro Pinto.

Na reunião, foram tratadas as demandas relacionadas ao fornecimento de energia apresentadas pela Lar Cooperativa, feitas orientações sobre encaminhamentos formais sobre o tema à companhia de energia e detalhadas ações da Copel, bem como os planos de manutenção e investimentos para a região.

A coordenadora de Energias da Lar Cooperativa, Milena Fischer Maidana, ressaltou a importância da reunião com a Copel tendo em vista o crescimento da agroindústria na região oeste e o aumento das demandas por infraestrutura energética.

“Foi um encontro bastante produtivo para o alinhamento entre as equipes e avanços para objetivos comuns. Como grandes consumidores, tratar de demandas e da qualidade no fornecimento de energia é de suma importância para alinhamento da condição atual, das perspectivas no campo e dos resultados para indústrias”, observou Milena.

No Oeste, a Copel está investindo R$ 523,3 milhões na ampliação e no reforço da infraestrutura de energia, nas áreas urbanas e rurais. São obras de alta tensão, que garantem robustez nas redes de alta tensão, além de média tensão, para a melhoria da distribuição de energia. Soma-se ao pacote de investimentos a tecnologia de automatização da rede elétrica.

“Foi uma reunião muito produtiva na qual informamos os investimentos da Copel e esclarecemos dúvidas sobre os protocolos específicos para que problemas relacionados a tensão, que diferem do procedimento para a falta de energia, sejam solucionadas pontualmente”, explicou Galina.

 

 

C.Vale 

A C.Vale Agroindustrial, é outra grande cooperativa paranaense alinhada com a Copel para o suporte energético a novos empreendimentos.

Em reunião realizada no último dia 18 de junho, em Curitiba, entre os presidentes da companhia, Daniel Slaviero, e da C.Vale, Alfredo Lang, foi definido um cronograma de estudos e visitas técnicas para atender às demandas da empresa. Na oportunidade, participaram das tratativas os secretários de Estado da Agricultura e do Abastecimento, Márcio Nunes, e de Indústria, Comércio e Serviços, Marco Brasil.

“Energia de qualidade é a chave para o desenvolvimento. E a Copel é parceira de primeira hora do governo do Estado no suporte às empresas paranaenses e na atração de novos empreendimentos. Nenhum investimento no Paraná será perdido por falta de energia”, frisou Daniel Slaviero.

Entre os pedidos apresentados pela C.Vale estão a duplicação de uma linha de alta tensão para atender ao abatedouro de peixes na região, entre outros, como parte de um plano de ampliação para até 2030. Entre curto e médio prazos, a cooperativa pretende instalar 96 novos aviários na região.

“A reunião com a presidência da Copel foi extremamente positiva. Tivemos a oportunidade de discutir sobre os projetos futuros da C.Vale e reforçar a importância de uma infraestrutura energética compatível com o crescimento da região”, afirmou o diretor administrativo-financeiro da cooperativa, Marcelo Riedi.

 

 

 

Redação JBA Notícias

Recent Posts

Guto Silva participa da inauguração de novo posto do Corredor Sustentável do Paraná em Campina Grande do Sul

O secretário estadual das Cidades, Guto Silva, participou nesta quinta-feira (4) da inauguração do GNV…

13 horas ago

Após pressão do Sistema FAEP, governo federal suspende lista de espécies invasoras

O processo de inclusão da tilápia e outras culturas na lista de espécies exóticas invasoras…

13 horas ago

NH Collection Curitiba inaugura Árvore de Natal artística com obra conceitual

O NH Collection Curitiba apresenta, neste fim de ano, uma proposta inédita de decoração natalina:…

13 horas ago

SindArroz-SC não vê compromisso do Ministério da Agricultura com soluções para a crise do arroz

O Sindicato das Indústrias de Arroz de Santa Catarina (SindArroz-SC) participou nesta quarta-feira, 03, de…

13 horas ago

Paraná inicia a distribuição da vacina contra o Vírus Sincicial Respiratório para o Interior

Os imunizantes, que foram incorporados ao calendário de vacinação do SUS neste ano, chegaram ao…

22 horas ago

Fundação Araucária e Renault divulgam programa de bolsas para a indústria automotiva

O programa oferece até vinte e uma bolsas de doutorado, mestrado e graduação, com foco…

22 horas ago