Brasil

COPOM eleva Selic para 11,25%: especialistas debatem consequências para a economia e investimentos

Economistas e especialistas da Me Poupe! explicam como a decisão afeta inflação, crédito e as estratégias para investidores

O Comitê de Política Monetária (COPOM) elevou, na última quarta-feira, 6 de novembro, a taxa Selic para 11,25% ao ano, uma medida para combater a inflação alta e manter o Brasil competitivo diante do cenário global. Especialistas da Me Poupe! – Leandro Martins, Gean Duarte e Marina Farias – analisam os impactos dessa decisão na economia e nos investimentos.

Leandro Martins, economista e especialista em renda variável da Me Poupe!, destaca que o aumento da Selic afeta setores de forma diferenciada. “O setor de varejo, como a Magalu, já vem sofrendo e deve continuar sob pressão. Por outro lado, empresas como a Porto Seguro (PSSA3) são beneficiadas, pois conseguem lucrar mais com a gestão do capital dos prêmios de seguro em um cenário de juros elevados”, explica.

Economista e especialista em renda fixa da Me Poupe!, Gean Duarte detalha o contexto da decisão do Banco Central: “O principal motivo para esse aumento da Selic é a inflação alta. O preço de tudo, incluindo combustíveis, está subindo mais do que o esperado. Quando isso acontece, o Banco Central aumenta a taxa para conter os preços”, diz. Ele ressalta também o impacto do dólar, que, com sua valorização, eleva os preços dos produtos importados e pressiona a inflação. Duarte acrescenta que os juros altos nos EUA influenciam a necessidade de manter a Selic elevada para evitar a fuga de capital do Brasil.

Já para quem deseja entender o impacto no dia a dia, Marina Farias, planejadora financeira da Me Poupe!, orienta sobre empréstimos e rendimentos. “A Selic é a taxa de referência; quando sobe, todas as taxas de juros sobem. Se você está investindo em renda fixa, a alta significa que a taxa de rendimento desse investimento vai aumentar, então sua reserva e investimentos como Tesouro Direto e CDBs vão render mais. Por outro lado, se você está pagando juros em empréstimos ou financiamentos, as taxas também vão subir. É fundamental se organizar para estar do lado de quem recebe juros e não de quem paga, assim o impacto será positivo na sua vida financeira”, comenta.

Os especialistas concordam que, embora a Selic alta ajude a conter a inflação, ela pode desacelerar a economia. Duarte alerta que, “embora necessário para controlar a inflação, os juros precisam ser bem dosados para não travar a economia e gerar desemprego.” Marina complementa, destacando a importância da organização financeira nesse contexto. “Com as taxas subindo, é essencial repensar o orçamento e buscar estratégias que favoreçam quem investe, não quem se endivida”, aconselha.

Leandro Martins finaliza com uma recomendação para os investidores: “Foque em títulos pós-fixados e papéis de empresas exportadoras como Embraer e Gerdau, que se beneficiam com o dólar forte”. O economista mantém uma perspectiva otimista para 2025, acreditando que, com a desaceleração da inflação e novas gestões no Banco Central, um ciclo de queda da Selic pode começar, possibilitando um ambiente mais favorável para a economia e o mercado de ações.

Leandro Martins @lemartinsoficial – Especialista em Renda Variável da Me Poupe!, economista com MBA em finanças pela USP e FIPE e com mestrado em Economia na Universidade de Grenoble (França). Profissional de investimentos CNPI e professor da BM&F Bovespa, Anbima e Apimec, com mais de 10 mil alunos formados. Leandro já trabalhou em grandes corretoras e desde 2010 recomenda carteiras de ações vencedoras, que chegaram a ter rentabilidade 4x maior que o índice da bolsa (Ibov).

Gean Duarte @geanduarte – Especialista em Renda Fixa da Me Poupe!, economista, educador financeiro e CEO da Bixa Rica, empresa de educação financeira inclusiva. Nascido em Sombrio (SC), onde enfrentou a pobreza enquanto sua mãe trabalhava como funcionária de serviços gerais na escola local. Determinado, lutou para entrar na universidade, conquistou uma bolsa de estudos pelo PROUNI e se formou em Economia. A perda de sua mãe aos 19 anos o deixou responsável por suas próprias finanças. Por meio da educação financeira e de um estilo de vida essencialista, Gean alcançou seus objetivos, trabalha com o que ama e desfruta de liberdade geográfica ao morar em diversos lugares do mundo.

Marina Farias @ricasprasempre – Especialista em planejamento financeiro da Me Poupe!, graduada em administração e pós graduada em Neurociência e comportamento pela PUC. Marina atuou 10 anos como gerente em bancos multinacionais e assessoria de investimentos, sendo vencedora do Prêmio Nacional de Educação Financeira XP Transforma 2023. Hoje, como especialista em comportamento financeiro, ensina organização das finanças pessoais e ajuda pessoas a conquistarem autonomia financeira.

Me Poupe! @mepoupenaweb

A Me Poupe! foi fundada em 2015 por Nathalia Arcuri, jornalista especializada em planejamento financeiro. Nathalia passou a dedicar seus esforços para atingir a missão de colocar o poder do dinheiro nas mãos de todas as pessoas, através do blog e do canal do YouTube, que já levava o nome da marca. Em 2018, lançou o reality Me Poupe!. Acompanhando o Método Original N.A., que já impactou a vida de milhares de pessoas pelo mundo, o reality teve três temporadas. Hoje, a Me Poupe! é a primeira finpactech do mundo, uma empresa de impacto social com foco em liberdade financeira massificada e acessível. Trata-se de um ecossistema financeiro que une humor, informação, tecnologia e especialistas treinados para mostrar à população que todos podem ser livres financeiramente. Mais 25 milhões de pessoas são impactadas mensalmente pelos conteúdos produzidos nas plataformas da Me Poupe!.

Redação JBA Notícias

Recent Posts

Programa Alcance prorroga inscrições para apoiar pessoas pretas, pardas e indígenas a estudar nas melhores universidades do mundo

Profissionais pretos, pardos e indígenas de qualquer região do Brasil que querem estudar nas universidades…

1 dia ago

Agro Amazônia lança linha própria de sementes de algodão

Cuiabá, dezembro de 2024 - A Agro Amazônia, empresa subsidiária da Sumitomo Corporation e referência na…

1 dia ago

R$600 milhões: como as franquias podem ampliar o prêmio da Mega da Virada e valorizar ainda mais o patrimônio?

O tradicional sorteio de fim de ano, a Mega da Virada 2024, pode transformar a…

1 dia ago

Semana pré-Natal tem alta de 12,3% nas transações, apontam dados do Itaú Unibanco

O Itaú Unibanco registrou alta de 12,3% nas vendas realizadas pelo comércio na semana anterior…

1 dia ago

Ministério dos Transportes publica portaria para contratação, ainda em 2024, de empresa responsável por reconstruir passagem entre Maranhão e Tocantins

Como forma de assegurar o restabelecimento das condições de fluxo entre os municípios de Estreito…

1 dia ago

A Carta do Natal; BPTRAN REALIZA SONHO DO MENINO ARTHUR

Tudo começou quando a avó de Arthur precisou comparecer ao BPTran para tratar de um…

1 dia ago