As indústrias paranaenses têm encontrado no coprocessamento uma solução ambientalmente segura para gerenciar seus resíduos sólidos. Em vigor desde setembro de 2019, a Portaria 212 do Instituto Ambiental do Paraná (IAP) deu prazo de um (1) ano para a adaptação das indústrias às restrições de envio de determinados resíduos sólidos para aterros sanitários no Estado. O coprocessamento tem sido uma das alternativas escolhidas pelas indústrias paranaenses para cumprir a legislação por meio de uma tecnologia limpa e ainda transformar o ciclo de vários materiais a partir da economia circular.
Conforme determina a legislação, qualquer tipo de resíduo sólido oriundo da produção industrial no Paraná, como borras, solventes, Equipamentos de Proteção Individual contaminados (EPIs), filtros de óleo, entre outros, estão proibidos de serem enviados para aterros sanitários industriais. Um destino seguro para esse tipo de resíduo tem sido o coprocessamento, que é uma solução para as empresas atenderem a portaria do IAP.
O coprocessamento é uma tecnologia utilizada mundialmente como destinação adequada e ambientalmente correta para eliminação de diferentes tipos de resíduos. Por meio dessa tecnologia limpa, os resíduos são completamente destruídos nos fornos da indústria cimenteira, sem restar qualquer passivo ambiental devido as altas temperaturas inerentes ao processo de fabricação do cimento. Ao ser transformado em energia, os resíduos industriais deixam de ir para os aterros sanitários, onde entrariam em processo de decomposição que levaria anos e geraria gases nocivos ao planeta.
“Nosso objetivo é auxiliar as empresas a gerenciarem seus resíduos de forma correta e sustentável. Por meio do coprocessamento, geramos um impacto positivo para as indústrias e para a sociedade ao eliminar resíduos do planeta por meio de uma tecnologia limpa. Essa tecnologia é baseada no conceito de economia circular, pois reinsere na cadeia produtiva materiais que possam gerar energia, reduzindo as emissões de gases de efeito estufa e atuando de forma sustentável”, afirma a gerente comercial da Verdera na Região Sul, Mhonna de Oliveira.
Segundo Mhonna, a Verdera garante a rastreabilidade dos resíduos coprocessados e fornece a seus clientes um certificado de sustentabilidade. Além disso, os resíduos dos clientes são levados diretamente para o coprocessamento, evitando a circulação pelas rodovias e reduzindo o risco de acidente, tombamento ou contaminação.
Coprocessamento no Paraná – A Votorantim Cimentos, empresa de materiais de construção e soluções sustentáveis, é pioneira no coprocessamento no Brasil e atua na área por meio da Verdera, sua unidade de gestão de resíduos. No Paraná, a Verdera, por meio da fábrica da Votorantim Cimentos em Rio Branco do Sul, na região metropolitana de Curitiba, destina há 31 anos os resíduos de forma sustentável. No local, a planta de trituração de resíduos da Verdera recebe esses materiais das indústrias e os prepara para o processo final coprocessamento, fazendo a preparação, que inclui uma espécie de triagem e a trituração.
A unidade em Rio Branco do Sul é a maior do país no segmento e peça-chave para essa transformação acontecer. Somente em 2021 foram coprocessados 240 mil toneladas de resíduos no local, volume que representa 25% do total de resíduos coprocessado pela Verdera no Brasil. De 2019 a 2021, 693 mil toneladas de resíduos foram transformados em energia no local. Essa quantidade de material equivale a 277 piscinas olímpicas cheias de papel, plásticos, tecidos, pneus, entre outros materiais, que foram corretamente eliminados, deixando de ir para aterros ou mesmo descartados de forma incorreta.
A Verdera é a unidade de gestão de resíduos da Votorantim Cimentos. Desde 1991, a empresa atua com coprocessamento e foi pioneira em trazer essa tecnologia para o Brasil. A Verdera atua na cadeia de soluções ambientais dando um novo valor para os resíduos. É um parceiro com alta capacidade de realização, que entende as particularidades de cada negócio e que está comprometido a fazer do jeito certo e a pensar de forma diferente para descobrir novas possibilidades que transformem a realidade de todos. Mais informações em www.verderasolutions.com.br
A Votorantim Cimentos é uma empresa de materiais de construção e soluções sustentáveis com mais de 12 mil empregados. O portfólio de materiais de construção vai além de cimentos e inclui concretos, argamassas e agregados. A companhia também atua nas áreas de insumos agrícolas, gestão de resíduos e coprocessamento. As unidades da Votorantim Cimentos estão estrategicamente próximas aos mais importantes mercados consumidores em crescimento e presente em dez países, além do Brasil: Argentina, Bolívia, Canadá, Espanha, Estados Unidos, Luxemburgo, Marrocos, Tunísia, Turquia e Uruguai. Mais informações em www.votorantimcimentos.com.br.
O aumento da tributação sobre compras realizadas em sites internacionais, como Shein e AliExpress, está…
Nessa quinta-feira (19), a Justiça homologou um acordo histórico entre a União e a Educafro,…
A nova barra Gov.Br, lançada nesta quinta-feira, 19 de dezembro, é uma iniciativa do Governo Federal…
Com reforço no efetivo das forças de segurança, atrações culturais gratuitas e atividades esportivas, a…
Com 2.260 passageiros e 700 tripulantes, os turistas que desembarcam puderam conhecer mais dos atrativos paranaenses…
Com o propósito de impulsionar o empreendedorismo feminino no país, o Grupo Boticário abre inscrições…