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Empreendedorismo

Core-PR lança material sobre impacto do mundial de futebol nas vendas

A Copa do Mundo da Fifa, realizada este ano em uma época diferente dos eventos anteriores, trouxe uma mudança no cenário econômico, coincidindo com datas importantes para o comércio como Black Friday e Natal. Para analisar o impacto disso nas vendas e no comportamento do consumidor, o Conselho Regional de Representantes Comerciais do Paraná (Core-PR) publicou o material: “Futebol & Comércio: o que pode impactar as vendas e como potencializá-las?”, disponível para download gratuito no site do Core-PR.

O objetivo, de acordo com o presidente do Conselho, Paulo Nauiack, é fornecer aos representantes comerciais um conteúdo analítico sobre o assunto e dar dicas de como elaborar estratégias de venda em momentos como este. “O Mundial é um importante propulsor para as vendas, mas é preciso observar fatores que podem fazer com que os consumidores controlem os gastos, especialmente nesta Copa”, diz.

O ebook traz entrevistas, pesquisas e análises de especialistas, como o administrador de empresas e professor do IBMEC e da Fundação de Estudos Sociais do Paraná, Pedro Salanek. Para ele, essa relação entre a Copa do Mundo e as vendas tem a ver com o próprio vínculo que os brasileiros têm com o futebol. “A Copa nos mobiliza mais do que as Olimpíadas, por exemplo, por existir essa paixão nacional pela modalidade”, avalia.

Para o ex-jogador do Athletico Paranaense e atual mentor de atletas Carlos Augusto Bertoldi, o Ticão, a relação entre o campeonato e a movimentação do mercado também é justificada, em partes, pelo grande apelo emocional que o futebol tem para o brasileiro. “Hoje, com os estudos de neuromarketing, sabemos que as vendas são muito emocionais também”, complementa.

A Pinion Copa do Mundo 2022 – CMI* mostrou, por exemplo, que na metade do ano, 9 em cada 10 entrevistados pretendiam acompanhar o campeonato e 95% das pessoas torceriam pelo Brasil. A pesquisa evidenciou ainda o grande ecossistema de comportamento e consumo que se cria no momento da competição. Para ver os jogos, as pessoas planejavam comprar alimentos (54%), inclusive por meio de aplicativos de delivery (30%), comprar bebidas alcoólicas (32%) e se vestir à caráter (23%).

“A expectativa é que tenhamos 60 milhões de pessoas consumindo nesse período, o que corresponde a pouco mais de ¼ da população brasileira. Cerca de R$ 20 bilhões devem ser movimentados na economia”, exemplifica Salanek.

“Sentimos, desde antes da Copa, que as pessoas estavam procurando por produtos e estimamos que teremos um aumento de 20%, mas ainda não temos como dizer como serão as vendas ao longo de todo o período”, avalia o sócio da loja de artigos para festas Isac Nudelman. Isso porque há uma série de fatores que podem influenciar o comportamento dos consumidores.

“A tendência para quem vende é que seja um novembro e dezembro bem mágico. Estamos num momento em que as emoções estão bem movimentadas e isso é bem positivo para o mercado. É importante saber aproveitar”, avalia o ex-jogador Ticão.

Serviço

Ebook “Futebol & Comércio: o que pode impactar as vendas e como potencializá-las?”

Material gratuito disponível aqui

*Pesquisa Pinion Copa do Mundo 2022 – CMI | Amostra: 1.538 respondentes 18+ / Consumidores de Copa na Globo: pretende assistir os jogos da Copa nas plataformas Globo.

 

SOBRE O CORE-PR

As principais atribuições do Conselho Regional dos Representantes Comerciais do Paraná são promover o registro profissional, fiscalizar o exercício da profissão e zelar pelo cumprimento da Lei nº 4.886/65, esclarecendo aos representantes comerciais e às empresas representadas sobre os direitos e deveres inerentes à profissão.

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