Coro Cênico Pequeno Cotolengo lança novo espetáculo
O Coro Cênico Pequeno Cotolengo, projeto do Complexo de Saúde Pequeno Cotolengo, lança o sexto espetáculo no dia 05 de setembro. A peça “Para ler e viajar, basta começar” conta a história de um viajante que entra em uma biblioteca e descobre novas formas de conhecer regiões do Brasil, sem precisar sair do lugar. Com muita música, dança e alegria, a apresentação promete emocionar o público ao mostrar o poder da criatividade e da imaginação. A apresentação será às 19h, na UP Experience, a entrada é franca.
Neste ano, serão mais de 40 pessoas com múltiplas deficiências no palco, divididas entre personagens, co-personagens e o coral, em uma peça completamente nova. De acordo com Alessandra Marquete, diretora do Coro Cênico, o objetivo principal do projeto é trazer a inclusão através da arte. “A peça mostra a importância da leitura, que é uma atividade prazerosa, divertida, que nos conecta a outras realidades. Mas principalmente, esse espetáculo é sobre o empoderamento da pessoa com deficiência.”, explica.
O espetáculo traz um roteiro completamente novo, com músicas originais, além de ritmos e compassos diferenciados. A Diretora conta que estruturar a peça do zero, com todo o processo de memorização das falas, a marcação de cena e a compreensão do tempo das falas e troca dos personagens, foi um verdadeiro desafio e também uma grande oportunidade. Ao todo, são mais de 40 pessoas com deficiência em palco, além de 22 profissionais. “O roteiro é rico em informações, e isso fez com que os nossos Assistidos aprendam sobre a peça que estão ensaiando, e também tenham a oportunidade de saber mais sobre o Brasil.”, conta Alessandra.
O Coro Cênico Pequeno Cotolengo existe desde 2009, e já fez mais de 85 apresentações, para mais de 28 mil pessoas na capital paranaense, região metropolitana e cidades de Santa Catarina e São Paulo. Para os Assistidos, o projeto estimula a criatividade e habilidades socioculturais, trabalhando de forma lúdica o desenvolvimento do potencial de cada um dos Assistidos.
O Ministério da Cultura e o Complexo de Saúde Pequeno Cotolengo, apresentam o Projeto Coro Cênico Pequeno Cotolengo, que conta com o patrocínio das empresas Itambé, Guararapes, RDP Petróleo, Instituto Martinelli, Merco Soluções em Saúde, Crasa Infraestrutura e Grupo Bacarin, além do apoio do Teatro UP Experience e do Interludium Iguassu Convention Hotel. O espetáculo é completamente acessível, e vai contar com intérprete de Libras, audiodescrição, além de espaços adaptados para cadeirantes. Para aqueles que precisarem da acessibilidade, é recomendado avisar a equipe responsável que estará no local.
Serviço:
“Para ler e viajar, basta começar” – Um espetáculo do Coro Cênico Pequeno Cotolengo
Data: 05 de setembro
Horário: 19h
Endereço: Rua Prof. Pedro Viriato Parigot de Souza, 5.300 – Ecoville, Curitiba.
Entrada franca. Retire seu ingresso gratuitamente no link: https://www.sympla.com.br/
O Complexo de Saúde Pequeno Cotolengo
O Complexo de Saúde Pequeno Cotolengo é uma Organização da Sociedade Civil (OSC), que oferece, de forma gratuita, acolhimento, saúde e educação para mais de 230 pessoas com múltiplas deficiências. No acolhimento, são quatro Grandes Lares, oito Casas Lares e uma Unidade de Cuidados Prolongados. Na saúde, os Assistidos recebem atendimentos multidisciplinares de uma equipe composta por profissionais de 22 especialidades e áreas de atuação. Na educação, a Escola Pequeno Cotolengo oferece educação básica e fundamental, na modalidade especial, de acordo com o Currículo Formal e Funcional, respeitando idade cronológica e o potencial de aprendizado de cada indivíduo.