Apresentacao-Coro-Cenico - divulgação
O Coro Cênico Pequeno Cotolengo, projeto artístico do Complexo de Saúde Pequeno Cotolengo, marcará presença na 4ª edição do Festival Inclusão em Cena, promovido pelo Coletivo Inclusão. O evento celebra a diversidade durante a Semana da Pessoa com Deficiência.
A apresentação da peça “Para Ler e Viajar, Basta Começar” será no dia 20 de agosto, às 17h, no Auditório Poty Lazarotto, no Museu Oscar Niemeyer. O espetáculo reúne mais de 40 artistas com múltiplas deficiências, que encantam o público com coral, música, dança e interpretação, evidenciando o potencial e o empoderamento da pessoa com deficiência.
Para a diretora do projeto, Alessandra Marquete, participar do festival é motivo de orgulho e reconhecimento. “É uma oportunidade de mostrar que, além de referência em saúde, reabilitação, assistência e educação, o Complexo é também um espaço de arte e cultura. Quando nossos Assistidos sobem ao palco, comprovam que todos têm voz e visibilidade na arte e vemos pessoas se expressando e se transformando por meio da criatividade.”, afirma.
Criado em 2009, o Coro Cênico Pequeno Cotolengo já realizou mais de 85 apresentações, alcançando um público superior a 28 mil pessoas na capital paranaense, na Região Metropolitana e em cidades de Santa Catarina e São Paulo. Para os assistidos, o projeto estimula a criatividade e o desenvolvimento de habilidades socioculturais, trabalhando de forma lúdica o potencial individual de cada participante.
Além do Coro Cênico, o Festival contará com diversas atrações, entre elas o grupo Tesão Piá, do humorista Fagner Zadra, cadeirante, ativista e um dos embaixadores do evento. O tema “Metamorfose” norteia toda a programação, que inclui painéis, oficinas, mutirão de empregabilidade, serviços públicos acessíveis e soluções tecnológicas voltadas à promoção da qualidade de vida e à ampliação de oportunidades para a população com deficiência.
“Mais do que um evento, o Festival é uma ação coletiva, feita com e para pessoas com deficiência. Ele reúne práticas inovadoras, dá visibilidade ao talento e propõe mudanças concretas na sociedade. É uma celebração, mas também um chamado à transformação”, destaca André Caminski, gestor do Coletivo Inclusão e um dos organizadores.
SERVIÇO
4º Festival Inclusão em Cena
De 20 a 22 de agosto de 2025 – quarta a sexta, a partir das 9 horas
Local: Museu Oscar Niemeyer (Marechal Hermes, 999, Centro Cívico) – auditório, chão de vidro, salão de eventos e vão livre
Conheça a programação no @coletivoinclusao
Realização: Coletivo Inclusão
A oficina terá duração de duas horas e se propõe a ser um momento de…
Por promover cidadania, literatura e diálogo entre adolescentes em privação de liberdade, ação venceu na…
As empresas terão seus artigos exibidos em uma vitrine especial dentro do site da gigante…
Todas foram contempladas com subsídios do Programa Casa Fácil Paraná para redução do valor de…
Estado recebeu 37.120 doses quarta-feira (3), as quais já foram distribuídas para as 22 Regionais…
Em 2025, o Estado investiu R$ 54 milhões na aquisição de produtos livres de agrotóxicos…