A corrente de comércio do setor de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (HPPC) atingiu US$ 114,2 milhões em fevereiro de 2022, registrando um aumento de 13,3% na comparação com o mesmo período de 2021 (US$ 100,8 milhões). Já o saldo da Balança Comercial apresentou superávit no valor de US$ 7,6 milhões, revertendo o saldo deficitário de fevereiro de 2021, que foi de US$ 7,6 milhões.
As exportações da Indústria de HPPC alcançaram o valor de US$ 60.9 milhões em fevereiro de 2022, registrando um crescimento de 30.8% em relação ao mesmo período do ano anterior (US$ 46.6 milhões). Já as importações totalizaram US$ 53.3 milhões, apresentando redução de 1,6% em comparação a fevereiro de 2021 (US$ 54.2 milhões).
Os Sabonetes foram os itens mais exportados no mês de fevereiro/2022 (US$ 15.7 milhões) e em seguida, aparecem Produtos para Cabelos (US$ 14.6 milhões) e Produtos de Higiene Oral (US$ 6.2 milhões).
De acordo com João Carlos Basilio, presidente-executivo da ABIHPEC, os dados de exportações do setor de HPPC de fevereiro deste ano, são os maiores desde 2014. “As empresas brasileiras do nosso setor avançaram com oportunidades para acesso ao mercado internacional e ampliaram seus negócios nas duas principais categorias de exportação do setor, sendo que os sabonetes tiveram suas exportações mais concentradas nos países da América Latina, enquanto os Produtos para Cabelos foram comercializados para mercados mais diversificados, como EUA, Portugal e Oriente Médio”, explica Basilio.
Balança comercial do setor de HPPC fecha primeiro bimestre de 2022 em alta
O setor já havia registrado resultados positivos no mês de janeiro de 2022, quando a balança comercial fechou com superávit de U$ 3.1 milhões. No primeiro bimestre do ano, as exportações do setor de HPPC alcançaram o valor de US$ 114.5 milhões, uma alta de 29,8% em relação ao mesmo período de 2021 (US$ 88.2 milhões). Em importações, o resultado total foi de US$ 103.8 milhões, redução de 3,6% em comparação ao período de janeiro-fevereiro do ano anterior (US$ 107.7 milhões).
A corrente de comércio entre os meses de janeiro e fevereiro deste ano alcançou a cifra de US$ 218.3 milhões, representando aumento de 11,4%, sobre o mesmo intervalo de 2021, quando totalizou US$ 195.9 milhões. O saldo comercial de janeiro-fevereiro/2022 foi superavitário em US$ 10.7 milhões, revertendo o saldo deficitário registrado no mesmo período de 2021 (US$ – 19.5 milhões).
Sobre a ABIHPEC – A Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC) é uma entidade privada que tem como finalidade representar nacional e internacionalmente as indústrias do setor, instaladas em todo país e de todos os portes, promovendo e defendendo os seus legítimos interesses, por meio de ações e instrumentos que contribuam para o seu desenvolvimento, buscando fomentar a competitividade, a credibilidade, a ética e a evolução contínua de toda a cadeia produtiva. Mais informações visite Abihpec.
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