fbpx
Geral

Dia do Exército comemorado no Forte do Pinheirinho,

 

O Exército Brasileiro homenageou três autoridades paranaenses durante um evento em comemoração aos seus 375 anos, realizado nesta quarta-feira (19), Dia do Exército, no Forte do Pinheirinho, em Curitiba.

O secretário de Segurança Pública, Hudson Leôncio Teixeira, o comandante do Corpo de Bombeiros do Paraná, coronel Manoel Vasco de Figueiredo, e o gerente da Agência do Trabalhador de Curitiba, Rafael Santos, receberam o Diploma de Colaborador Emérito do Exército Brasileiro do 5ª Divisão de Exército (5ª DE), que tem como comandante o General de Divisão José Ricardo Vendramin Nunes.

As homenagens foram concedidas a estas autoridades por conta de uma série de ações realizadas por meio de parcerias entre o Exército Brasileiro e o Governo do Estado.

Pela segurança pública, o trabalho em conjunto acontece na fiscalização da área de fronteira e combate a crimes. internacionais, além do trabalho diário integrado de inteligência.

“É uma honra receber essa homenagem em nome das forças de segurança pública do Estado, que trabalham diariamente com o Exército em prol do bem da nossa população”, disse o secretário.

Segundo o coronel Vasco, também há uma parceria intensa com o Exército na cessão de locais de treinamento e materiais de campanha da instituição.

O Corpo de Bombeiros realiza ações preventivas e instrui os militares do Exército a prestarem atendimento pré-hospitalar e de combate a incêndio com apoio de ambulâncias.

“É uma relação de parceria para que as duas instituições possam servir bem a população paranaense”, destacou.

O Estado também promove iniciativas em parceria com o Exército por meio das Agências do Trabalhador.

Neste ano, por exemplo, jovens que cumpriram o serviço militar obrigatório em 2022 e deixaram o Exército Brasileiro puderam ingressar diretamente no mercado de trabalho graças ao Mutirão Força de Trabalho Militar – 1ª Baixa, uma ação realizada desde 2022, fruto de um convênio da Secretaria de Estado de Trabalho, Qualificação e Renda do Governo do Estado com o Comando da 5ª Divisão de Exército.

A Agência do Trabalhador de Curitiba levou até os quartéis 15 empresas com 1.200 vagas disponíveis para o perfil dos militares.

O gerente da unidade de Curitiba, Rafael Santos conta que a iniciativa teve um resultado positivo.

“As empresas têm muito interesse na participação dos mutirões porque têm acesso a um jovem qualificado com a experiência que desempenha nos quartéis, com disciplina e pontualidade. Tem uma aceitação da empresa e a facilidade do jovem conseguir a vaga”, explicou.

A Agência também realizou ações com as esposas dos militares, que muitas vezes ficam desempregadas ao acompanhá-los durante os serviços obrigatórios em cidades diferentes.

“Fizemos o cadastro no sistema para essas esposas conseguirem colocação. Às vezes os militares ficam entre 2 a 3 anos nos municípios para cumprir as atividades. Nós conseguimos resultados positivos, cadastramos 60 mulheres no final de março deste ano”, destacou.

Segundo ele, receber uma homenagem motivada por todas essas iniciativas mostra que o esforço valeu a pena.

“É muito gratificante o reconhecimento. Foi um trabalho em que a nossa expectativa era auxiliar os jovens a conseguir uma vaga no mercado de trabalho. Disponibilizar empresas para contratação imediata e eles saírem com emprego do serviço obrigatório para nós é sensacional, ampliando os bons números do mercado de trabalho no Paraná. Sentimento de dever cumprido”, enfatizou.

CERIMÔNIA – O Exército entregou medalhas, diplomas de Colaborador Emérito e ordens de Mérito Militar a diversos civis e militares por serviços prestados ao Comando Militar do Sul.

O Dia do Exército é celebrado no dia 19 de abril em memória à Batalha dos Guararapes, que ocorreu nesta data em 1648, em Pernambuco.

Foram as principais ações bélicas ocorridas no Nordeste brasileiro contra a presença dos holandeses na região. A data é comemorada nos quartéis de todo o território nacional.

Desde então, o Exército Brasileiro contribui para a garantia da soberania nacional, dos poderes constitucionais, da lei e da ordem, salvaguardando os interesses nacionais e cooperando com o desenvolvimento nacional e o bem-estar social. Para isso, prepara a Força Terrestre, mantendo-a em permanente estado de prontidão.

O Exército é uma instituição nacional, permanente e regular, que além de exercer ações subsidiárias, pode atuar por meio de ações preventivas e repressivas na faixa de fronteira terrestre e apoio a eventos que ocorreram calamidade pública.

No Paraná, está presente em 32 municípios com 57 organizações militares, com mais de 13 mil militares.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo