Geral

Crea-PR realiza fiscalizações de estruturas para o carnaval na capital e litoral

Foram fiscalizadas as estruturas em Curitiba, Paranaguá, Guaratuba e Antonina

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (Crea-PR) realizou fiscalizações nas estruturas montadas para o Carnaval em Curitiba e demais municípios reconhecidos pela tradição carnavalesca. Além da capital, as equipes do Crea-PR estiveram presentes nos municípios de Antonina, Guaratuba e Paranaguá.

Em Curitiba, as fiscalizações abrangeram as estruturas montadas ao longo da Avenida Mal. Deodoro, entre a rua Barão do Rio Branco e a Avenida Mal. Floriano Peixoto, bem como a estrutura da Praça Santos Andrade, que receberá o tradicional Zombie Walk.

De acordo com o gerente da Regional Curitiba do Crea-PR, Eduardo Ramires, os profissionais do Crea-PR verificaram a responsabilidade técnica pelas instalações de sonorização, iluminação e montagem de estruturas metálicas. Além disso, foram constatados os serviços técnicos envolvendo os grupos geradores de energia e projeto de prevenção e combate a incêndio, visando identificar os profissionais responsáveis para colaborar com o funcionamento e com a prevenção de incidentes durante as festividades.

Nos municípios litorâneos de Antonina, Guaratuba e Paranaguá, as equipes do Crea-PR também atuaram na fiscalização das estruturas carnavalescas, via de regra com a identificação dos mesmos tipos de serviços técnicos, os quais são executados por contratadas de cada município, e cujos profissionais devem sempre se responsabilizar para que as medidas de segurança estivessem em conformidade com as normas técnicas vigentes.

Estrutura que será utilizada para o Carnaval em Antonina também foi fiscalizada (Crédito: Divulgação)

Em Paranaguá, foram fiscalizadas as estruturadas na Praça Mario Roque, em Antonina as estruturas dispostas na Avenida Doutor Carlos Gomes da Costa, entre as ruas Conselheiro Alves de Araújo e Doutor Rebouças. E em Guaratuba na Avenida 29 de abril.

Assim como nas fiscalizações anteriores, Ramires reiterou a importância da Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) em todas as atividades relacionadas à instalação, manutenção, montagem e demais serviços técnicos. A presença de profissionais legalmente habilitados e com ART emitida é importante para colaborar com segurança e o sucesso das festividades, evitando riscos à população e indicando mais responsabilidade com a qualidade das estruturas montadas para o Carnaval.

Crea-PR 90 anos
O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná, que completa 90 anos em 2024, é uma autarquia responsável pela regulamentação e fiscalização dos profissionais das áreas das Engenharias, Agronomias e Geociências. Além de regulamentar e fiscalizar, o Crea-PR também promove ações de orientação e valorização profissional por meio de termos de fomentos disponibilizados via Editais de Chamamento.

Redação JBA Notícias

Recent Posts

Neste final de semana e feriado o Grand Plaza recebe o festival gastronômico Taurus de Assadores e Churrasqueiros BBQ

São Paulo, julho de 2024 – Nada combina mais com o clima de inverno do que…

1 hora ago

Gerdau é a única produtora de aço eleita entre as vinte empresas mais inovadoras do Brasil pela MIT Technology Review

São Paulo, 05 de julho de 2024 - A Gerdau é a única empresa do setor…

5 horas ago

Horta comunitária do programa Cultivar Energia em Maringá recebe comitiva peruana

A horta comunitária implantada sob linhas de alta tensão da Copel na Vila Esperança, em…

6 horas ago

Marcopolo exporta 19 Paradiso G8 1800 DD para o Equador

A Cooperativa de Transportes Loja, da cidade de Loja, no Equador, acaba de adquirir 19…

6 horas ago

Decolar prorroga até 31 de julho campanha de pacotes em até 12 vezes sem juros

A Decolar – empresa líder em tecnologia de viagens na América Latina – anuncia a prorrogação, até…

6 horas ago

Samsung inicia as vendas oficiais da Music Frame no Brasil

SÃO PAULO, 5 de julho de 2024 – Anunciada durante o lançamento oficial das novas AI…

6 horas ago