Empreendedorismo

Crescimento de Muma desafia tendências no mercado de móveis e decoração

Expansão com franquias, nova loja física, maior mix de produtos e aumento nas vendas corporativas são alguns dos fatores que impulsionaram o crescimento

A Muma, marketplace de móveis e peças de decoração com design autoral, fechou 2022 com faturamento de R$ 16,5 milhões e segue em ascensão, encerrando o primeiro semestre de 2023 com 27% de crescimento em relação ao mesmo período do ano anterior.

“Nosso crescimento é reflexo de uma série de fatores. Abrimos a marca para o formato de franquias, inauguramos a Guide Shop Moema, ampliamos o mix de produtos e nosso investimento em vendas corporativas também foi muito frutífero”, revela Matheus Ximenes Pinho, CEO e curador da Muma. “Ao longo dos nove anos de existência também aprendemos muito sobre nosso público e os movimentos do mercado, como a necessidade de móveis cada vez menores para estúdios e pequenos apartamentos. Temos ainda uma curadoria forte de criadores talentosos em todo país e o propósito de ajudá-los a venderem suas peças. Tudo isso combinado compõe um ambiente fértil e seguro para crescer”, enfatiza.

Franquias

Garimpando produções criativas, artesanais e contemporâneas para democratizar o acesso a peças de personalidade única e valorizar a cultura brasileira, a Muma tem uma compreensão cada vez mais madura sobre a importância da combinação do on com o offline, caracterizando seu modelo como figital. Atuando no modelo de dropshipping, ela tem a flexibilidade do custo menor, a alta capacidade de capilaridade por todo o país e, como marketplace, a larga vantagem de usar dados para acompanhar os movimentos dos consumidores. Por isso também, em abril de 2023 a Muma anunciou entrada no mercado de franquias, assinatura de contrato com a primeira unidade franqueada, no Recife (PE), a expectativa de chegar ao final de 2024 com cinco lojas novas e a projeção de duplicar o faturamento até 2024.

Negócios B2B

A escalada no segmento de móveis corporativos também representou um impacto significativo no crescimento da Muma, onde ele representou um aumento de 13,8% (primeiro semestre de 2022) para 19,3% (primeiro semestre de 2023) do faturamento total.

De acordo com Matheus, o desempenho alcançado no B2B é resultado do compromisso contínuo da Muma em oferecer experiências de compra cada vez mais encantadoras aos clientes corporativos. Além disso, reflete o conhecimento adquirido ao longo dos últimos anos no atendimento especializado e personalizado a empresas e empreendedores, que buscam soluções completas para equipar e decorar seus negócios com estilo, qualidade e conveniência.

Nova Guide Shop

Ainda na contramão de um cenário delicado do mercado de móveis e decoração – inclusive com fechamento de portas de grandes players – a Muma inaugurou em setembro de 2022 uma nova unidade com nada menos que 450 m2, chamada de Guide Shop, onde o cliente tem a oportunidade de mergulhar nas inúmeras possibilidades de personalização de móveis, como sentir os tipos de tecidos, escolher entre centenas de cores e estampas e até mesmo modificar metragens de peças. “Pode até parecer um contrassenso investirmos em espaço físico já que somos nativos digitais, mas estes espaços de experiência têm uma representatividade bastante relevante no faturamento e impulsionamento da experiência do cliente com a empresa”, explica Matheus.

Fiel à missão

Não apenas o modelo de negócio é bem estruturado, como a missão, visão e valores pregados pela Muma desde a fundação estão fortemente ligados às tendências globais de sustentabilidade, valorização de produtos e designers nacionais, além de um time diverso e treinado para atender a todos os clientes.

Sobre a Muma

A Muma é um marketplace de móveis com design autoral. Nascida no Recife, em 2014, a empresa garimpa produções criativas, artesanais e contemporâneas para democratizar o acesso a peças de personalidade única e valorizar a cultura brasileira. O portfólio de lojas físicas e e-commerce conta com mais de 15 mil produtos, incluindo artistas como Marcelo Rosenbaum, Humberto da Mata, Tiago Curioni e Diogo Giácomo Tomazzi, além de estúdios como Iludi e Massa. Em 2020, Muma foi incluída no Top 3 de empresas e startups brasileiras de reforma pela revista britânica Estate Innovation.

Redação JBA Notícias

Recent Posts

Férias de julho: Curitiba tem programação especial para toda família

Durante o período de férias escolares, os pais precisam de muita criatividade para manter as…

3 horas ago

Expositores da feira itinerante Londrina Criativa têm presentes personalizados da cidade

Panos de prato, bate-mão e até toalhas de lavabo personalizados com bordados e desenhos característicos…

4 horas ago

Conexões Urbanas tem exposição de grafite, hip hop e até pintura ao vivo no Norte Shopping

Exposição de grafite, live painting, flash tattoo e muito hip hop estão na programação do…

5 horas ago

ACAFE e LIDE SC se unem para propor Lei de Incentivo à Inovação

A edição especial do LIDE Tendências SC, realizada na última sexta-feira (5), no Rooftop Floripa…

6 horas ago

Como utilizar recursos audiovisuais para aprender inglês

Há vários recursos que você pode utilizar para aprender inglês, como por exemplo os recursos…

6 horas ago