Empreendedorismo

Crescimento do mercado agrícola e seu impacto no setor de consórcio de veículos pesados

O agronegócio tem desempenhado um papel fundamental no crescimento econômico do Brasil que, em 2023, viu seu Produto Interno Bruto (PIB) crescer em 2,9%, alcançando a marca de R$ 10,9 trilhões, conforme relatórios do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgados em março. Esse avanço foi impulsionado pelo setor agropecuário, que testemunhou um aumento expressivo de 15,1%, resultado de uma safra recorde de grãos no ano.

A produção de veículos pesados, que atuam no escoamento de safra, também foi impactada positivamente pelos bons números. Segundo a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (ANFAVEA), a fabricação atingiu 10,2 mil unidades em fevereiro de 2024, representando um crescimento de 25,1% em relação ao mesmo mês de 2023. No acumulado de janeiro e fevereiro de 2024, este valor totalizou 18,1 mil unidades, marcando um aumento de 48,7% em relação ao mesmo período do ano anterior.

Esse desempenho do agro também gerou efeitos positivos em outros setores, como nas exportações, na indústria de alimentos e no segmento de serviços, que se beneficiaram da cadeia de produção e logística do campo, impulsionando também o consórcio voltado para o agronegócio. Aqui vale destacar o setor da modalidade, focado em veículos pesados (caminhões, tratores e implementos rodoviários e agrícolas), que de acordo com a Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios (ABAC), registrou um crescimento de 11,8% nos créditos comercializados em 2023.

Os dados destacam a resiliência e o possível crescimento do consórcio de veículos pesados para 2024, especialmente em meio ao contexto favorável do agro. Com uma demanda crescente por transporte eficiente e confiável, a modalidade tem se destacado como uma alternativa para aqueles que desejam adquirir bens, a partir de uma abordagem financeira acessível e como uma opção atrativa e estratégica, devido à ausência de juros e entrada, dentre outros fatores.

À medida que nosso país se consolida cada vez mais como uma potência agrícola global, o consórcio e os demais setores econômicos, que de alguma maneira estão ligados ao campo, devem continuar crescendo e batendo recordes de vendas. Isso porque o objetivo é atender às necessidades dos clientes e produtores, em busca da inovação e da produtividade, a partir das melhores soluções e oportunidades de negócio.

 

Redação JBA Notícias

Recent Posts

“Rumo ao Natal” volta a iluminar os trilhos da Região Sul

A Rumo, maior operadora de ferrovias do Brasil, anuncia mais uma edição do “Rumo ao…

49 minutos ago

Abertura do Natal da Família da Itaipu leva 28 mil pessoas ao Gramadão, em Foz do Iguaçu (PR)

A abertura da programação do Natal da Família – Itaipu Mais que Energia reuniu mais…

57 minutos ago

Maior Papai Noel do mundo fica no Paraná

Atrativo turístico de Natal foi oficialmente reconhecido como o maior do mundo pelo Guiness World…

23 horas ago

Lacen divulga documentário sobre descoberta inédita de bactéria rara

Obra apresenta a investigação que identificou a Phytobacter diazotrophicus, uma superbactéria que provocou mortes há…

23 horas ago

Formatura marca a última noite de “ALGO/RITMO” no Guairão

Ao todo, quase 3 mil pessoas prestigiaram as duas noites de apresentações do espetáculo. A…

23 horas ago

Paraná amplia banco de perfis genéticos para casos criminais e cresce 15% em 12 meses

A coleta faz parte do esforço permanente para garantir que todos os presos condenados pelos…

23 horas ago