CRM-PR inaugura memorial em homenagens aos profissionais de saúde
O Conselho Regional de Medicina do Paraná (CRM-PR) inaugurou o memorial Tranplantes de Vidas, uma homenagem às vítimas da pandemia, aos médicos e a todos os profissionais de saúde.
A secretária municipal da Saúde, Beatriz Battistella, representou o prefeito Rafael Greca na cerimônia, realizada na sede do CRM, no bairro Vista Alegre, em Curitiba.
“O conhecimento e a dedicação salvam vidas. O painel traduz isso muito bem”, disse a secretária.
Transplantes de Vidas é o título do painel criado por Rodrigo Tonan.
Foi inspirado na obra A Criação de Adão, de Michelangelo.
A intenção de Tonan foi destacar a solidariedade no enfrentamento da covid-19, além de exaltar a gratidão e o respeito aos profissionais de saúde.
A homenagem faz parte das comemorações dos 65 anos do CRM-PR e é realizada depois de a Organização Mundial da Saúde decretar o fim da emergência de saúde pública devido à covid-19.
“Enfrentamos juntos esse flagelo da humanidade e graças aos profissionais da saúde estamos aqui para homenageá-los”, afirmou o presidente do CRM-PR, Roberto Yosida.
Até agora foram registrados mais de 800 milhões de casos da doença em todo o mundo, com 37,7 milhões no Brasil e quase 3 milhões no Paraná.
O total de mortes chegou a quase 7 milhões no mundo – mais de 700 mil no Brasil e mais de 46 mil no Paraná.
Segundo estimativas do CRM-PR, a pandemia matou pelo menos 2 mil pessoas que trabalharam na área da saúde no Estado – entre elas, 150 médicos.
No Paraná, o primeiro médico vitimado pela covid-19 foi o radiologista Nelson Martins Schiavinatto, em 3 de abril de 2020, em Cianorte.
Tinha 80 anos de idade e 52 de profissão.
Ao final de 2020, já haviam morrido mais de 40 médicos, muitos deles na linha de frente do combate à pandemia.