Se Brasília foi o berço de artistas como Legião Urbana, Capital Inicial, Raimundos e Cássia Eller, e os cariocas ficaram famosos por realizar o gigantesco festival Rock in Rio, agora a cidade de Curitiba quer brigar pelo título de capital do rock no Brasil.
O vereador Bruno Pessuti (Pode) protocolou, na Câmara Municipal de Curitiba (CMC), um projeto de lei que declara a capital do Paraná como a “Cidade Mais Rock and Roll do Brasil”. Pessuti e mais seis vereadores assinam a iniciativa, que é o resultado de uma sugestão cadastrada no Banco de Ideias Legislativas (BanLegis).
Quem buscou a CMC para declarar Curitiba a “Cidade Mais Rock and Roll do Brasil” foram Sabrina Vinotti e o músico Marcelus dos Santos, da banda Motorocker, cujos argumentos foram adotados por Bruno Pessuti (Pode), Jornalista Márcio Barros (PSD), Nori Seto (PP), Pier Petruzziello (PP), Herivelto Oliveira (Cidadania), Dalton Borba (PDT) e Rodrigo Reis (União).
“Brasília transformou, por lei, o rock brasiliense em patrimônio cultural do Distrito Federal. O Rio de Janeiro colocou o festival Rock in Rio no calendário oficial de eventos. São [fatos] relevantes, porém de menores proporções [que os feitos de Curitiba]”, dizem Vinotti e dos Santos, na sugestão.
A “alma roqueira” de Curitiba já estava no radar da Câmara de Curitiba, onde começou a tramitar, neste ano, um outro projeto de lei sobre o tema, de autoria do vereador Alexandre Leprevost (Solidariedade).
Ele sugere que a data de 13 de julho passe a ser celebrada, na cidade, como o “Dia do Rock”, em referência ao concerto beneficente “Live Aid”, de 1985, realizado simultaneamente nos estádios de Wembley, em Londres, e John F. Kennedy, na Filadélfia, para arrecadar fundos de combate à fome na Etiópia.
Até ser votado no plenário da Câmara de Curitiba, o projeto que declara a capital do Paraná como a “Cidade Mais Rock and Roll do Brasil” tramitará pelas comissões temáticas do Legislativo, podendo ser objeto de audiências públicas e diligências nesse período. Os cidadãos que tiverem interesse em seguir o mesmo caminho de Sabrina Vinotti e de Marcelus dos Santos podem utilizar o Banco de Ideias Legislativas para sugerir novas leis para a capital – basta acessar o link e preencher o formulário.
Os vereadores reproduzem, na justificativa, uma lista de argumentos da sugestão legislativa para embasar que Curitiba é a “Cidade Mais Rock and Roll do Brasil”. Veja quais são eles:
A Fomento Paraná, instituição financeira do Governo do Estado, fecha 2024 com um aumento de…
Dados sobre raios ultravioleta, umidade do ar, aproximação de chuvas e temperatura estão acessíveis para…
O verão começa com água limpa no Paraná. O primeiro boletim de balneabilidade da temporada de verão…
O Instituto Água e Terra (IAT) registrou em 2024 um aumento de 9% no número…
O curitibano Pablo Mórbis é apontado pela revista especializada PANROTAS como um dos cem mais…
O espírito de solidariedade do Natal de Curitiba – Luz dos Pinhais 2024 foi celebrado…