Empreendedorismo

Curitiba é a segunda melhor cidade para startups

O empreendedor Denny Mews é de Santa Catarina. Lá se formou e acumulou experiência profissional. Mas, há quatro anos, escolheu Curitiba para fundar sua startup, a CargOn. Aliás, a capital paranaense é a segunda do Brasil em número de empreendimentos desse tipo no país, segundo a Associação Brasileira de Startups (Abstartups). É, também, a segunda melhor cidade brasileira para startups, e a quinta da América do Sul, de acordo com o Startup Ecosystem Index Report 2023.

Mas, o que faz da terra das araucárias berço para esses negócios? Para o próprio Denny Mews, o Paraná, de um modo geral, dispõe de um ecossistema de inovação que potencializa investimentos. “Sou catarinense, e a ideia de empreender em startup surgiu lá. Foi em Santa Catarina que obtive experiência na área de transporte e logística, passei a compreender as dores do setor. No entanto, ao decidir onde abrir a startup, optei por Curitiba, porque o ecossistema do Paraná é muito bom”, afirma.

A criação do produto – a CargOn é um operador logístico digital – deu-se em 2019, segundo o empresário. A abertura da logtech ocorreu em 2020. De lá para cá, a startup experimenta movimento de franca expansão. Possui clientes (empresas de diversas atividades econômicas) em várias partes do Brasil. “No primeiro ano completo, crescemos 1.600%. No segundo, 130%. Queremos chegar a 2025 com faturamento anual de R$ 80 milhões”, contabiliza Mews. A CargOn conta com um time de 32 colaboradores.

Ao comentar o resultado do Startup Ecosystem Index Report 2023, o prefeito Rafael Greca citou como fator decisivo o ecossistema do Vale do Pinhão, projeto da Prefeitura de Curitiba que, em articulação com empresas, entidades e instituições de ensino e pesquisa, fomenta a criação e consolidação de startups.

Pelo segundo ano consecutivo, a cidade aparece na vice-liderança do ranking, ficando atrás apenas de São Paulo. No cenário sul-americano, além da capital paulista, tem à frente apenas Bogotá (Colômbia), Santiago (Chile) e Buenos Aires (Argentina). Para se ter uma ideia, estão na cidade paranaense as três startups unicórnios do sul do Brasil (com valor de mercado acima de US$ 1 bilhão).

PARANÁ

No Startup Ecosystem Index Report 2023, outras duas cidades do Paraná se destacam: Maringá, a 18ª melhor do Brasil para esses empreendimentos, e Londrina, a 28ª no ranking. Fato que atesta a percepção a qual Denny Mews, anos atrás, já tinha sobre o potencial do Estado como ecossistema de inovação, quando resolveu se instalar em Curitiba.

Assim como no caso curitibano, a união entre poder público, empresas, entidades do setor de tecnologia e universidades também marca o setor em escala estadual. Uma demonstração vem de projetos liderados ou tendo como protagonista a seção regional da Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologias da Informação, a Assespro-Paraná. São ações que vão desde fomento financeiro à formação de mão de obra qualificada para empresas de TI (Tecnologia da Informação).

Em 19 de junho último, por exemplo, foi firmado o primeiro contrato de financiamento do programa Inova Juro Zero, do Governo do Estado (pela agência Fomento Paraná), com forte atuação de intermediação da Assespro-Paraná.

O Estado tido como “celeiro”, pelo protagonismo no agronegócio, também é “celeiro de inovação”, nas palavras da presidente da entidade, Josefina Gonzalez. A Assespro-Paraná, por sinal, conta com uma vice-presidência para startups onde, recém-eleito, foi Denny Mews, da CargOn.

MAIS INFORMAÇÕES

Sobre o Startup Ecosystem Index Report 2023: https://lp.startupblink.com/report/.

Sobre o ecossistema de Curitiba: https://www.curitiba.pr.gov.br/noticias/curitiba-e-2-melhor-cidade-do-brasil-para-as-startups-pelo-3-ano-consecutivo/68796.

Sobre a Assespro-Paraná: https://assespropr.org.br/.

Sobre a CargOn: https://cargon.com.br/.

Redação JBA Notícias

Recent Posts

Encontro do Podemos consolida sigla como terceira maior força política do Paraná

O Podemos realizou, hoje (09/12), em Curitiba, um grande encontro político que marcou a consolidação da sigla…

8 horas ago

Bonde Urbano Digital entre em testes por um período de 6 meses: vida útil é de 30 anos

A rota inicial levará os passageiros entre o Terminal São Roque, em Piraquara, e o…

13 horas ago

Maria Fumaça do Natal chega a Morretes e Paranaguá

O prefeito Eduardo Pimentel participou  da viagem inaugural da Maria Fumaça do Natal que vai percorreu, até…

13 horas ago

Guto Silva participa do lançamento da rota do Bonde Urbano Digital entre Piraquara e Pinhais

O secretário estadual das Cidades, Guto Silva, participou nesta terça-feira (09) do início da operação…

13 horas ago

Biblioteca Pública do Paraná tem programação intensa e diversificada até o fim do ano

A programação conta com lançamentos de livros, apresentação musical e sarau, além de atividades voltadas…

18 horas ago