fbpx
Empreendedorismo

Mapa revela que a região Sul ocupa segunda posição na demografia do Mapa de Negócios de Impacto Socioambiental

Conduzido pela Pipe.Social e pelo Quintessa, o Mapa de Negócios de Impacto Socioambiental chega à quarta edição, destacando análises de 1.011 negócios de impacto. O levantamento, realizado a cada dois anos desde 2017, é composto por perfil do empreendedor e dos negócios; panorama das finanças dos negócios mapeados (acesso a recursos financeiros); modelos de negócio; tecnologias emergentes; demografia regional; e cases de soluções de impacto socioambiental. Esse conjunto de dados analíticos traça uma radiografia completa do ecossistema, compondo a maior pesquisa nacional de negócios de impacto.

SÃO PAULO | A região Sudeste do Brasil concentra 58% das sedes dos negócios de impacto social e ambiental. O Sul reúne 14%, seguido pelo Nordeste com 12%; Norte com 5%; e Centro-Oeste com 4%. Entre os Estados, destaque para São Paulo (39%) e Rio de Janeiro (10%). Esses são alguns dos dados da quarta edição do Mapa de Negócios de Impacto Socioambiental – conduzido pela Pipe.Social e pelo Quintessa –, que traz análises de 1.011 negócios de impacto. O levantamento, que acontece a cada dois anos desde 2017, foi realizado com o suporte de 66 organizações espalhadas pelo país. A íntegra do mapeamento pode ser acessada no site https://mapa2023.pipelabo.com/

O levantamento mostra, ainda, que 59% dos negócios da base de 1.011 estão nas capitais e 35% no interior. A análise mostra que por mais que os negócios tenham  sedes concentradas no Sudeste – região com maior acesso a benefícios como networking, eventos, mentorias, acelerações/incubações e até investimentos –, o impacto gerado por essas soluções tem escala nacional e grande potencial para atuar em vários desafios brasileiros, onde quer que estes estejam, como também apontam os dados de operação no país, ou seja, apesar de manterem um CNPJ no Sudeste, cerca de um terço dos negócios tem alcance nacional: 59% operam no Sudeste; 37%, Nordeste; 37%, Sul; 30%, Centro-Oeste; e 28%, Norte.

Os negócios que resolvem problemas sociais e ambientais – foco das análises do Mapa de Negócios de Impacto Socioambiental, a maior pesquisa da temática no país – compõem um modelo em franca expansão no Brasil: o empreendedorismo de impacto. Com a proposta de contribuir para a transformação positiva da sociedade, essas empresas atuam com produtos e serviços que endereçam respostas – tecnológicas, inovadoras e com base em ciência – para desafios contemporâneos nas áreas de inclusão produtiva, saúde, habitação, educação e serviços financeiros, entre outras. Com um ecossistema mais maduro, os negócios de impacto sobreviveram à pandemia de covid-19 e seguem ampliando os faturamentos, influenciando a criação de mecanismos financeiros de captação de recursos e alimentando novos setores como das Economias Verde e Prateada, além de mercados emergentes como o de Carbono.

Segundo Mariana Fonseca, cofundadora da Pipe.Social e uma das coordenadoras do mapeamento, um dos achados da análise da distribuição dos negócios pelo país é o Estado do Pará, que, proporcionalmente ao volume populacional, é um Estado que compete com outros do Sul e Sudeste, especialmente se destacando como um hub de bioeconomia.

A edição 2023 conta com o patrocínio da Coalizão pelo Impacto, do Cubo Itaú ESG, Fundo Vale, Instituto Helda Gerdau e Instituto Sabin. A iniciativa do Mapa de Negócios de Impacto Socioambiental é resultado da união da Pipe.Social e do Quintessa – protagonistas no ecossistema de impacto nacional –, que formam a Base de Impacto: responsável por aumentar a oferta de benefícios aos empreendedores, ampliando a conexão com os mercados.

CONCEITO-CHAVE | Os negócios de impacto são empreendimentos que têm a intenção clara de endereçar um problema socioambiental por meio de sua atividade principal, ou seja, produto/serviço e/ou sua forma de operação. Esses negócios atuam de acordo com a lógica de mercado, com um modelo de negócio que busca retornos financeiros, e se comprometem a medir o impacto que geram.

Fonte: O que são Negócios de Impacto | Aliança pelos Investimentos e Negócios de Impacto.

METODOLOGIA | Mapa de Negócios de Impacto Socioambiental é composto a partir de uma chamada nacional focada em empreendedores que lideram negócios de impacto socioambiental. Entre maio e agosto de 2023, mais de 66 organizações do ecossistema e cinco patrocinadores se mobilizaram para falar diretamente com 2.187 empreendedores. Foram realizados sete eventos de apoio e conexão, que resultaram em 1.036 cadastros com dados autodeclarados e respostas a 65 questões. Os dados coletados foram analisados, tendo por base conceitual o estudo O que são negócios de impacto (Aliança pelos Investimentos e Negócios de Impacto, com análise da Pipe.Social, 2019). A infografia e os dados destacados no mapeamento têm base final de 1.011 negócios de impacto operacionais.

As estatísticas foram produzidas a partir do cruzamento de dados coletados em 2023 e da leitura comparativa com as bases de Mapas anteriores (2019 e 2021), tendo uma margem de erro de três pontos percentuais e um nível de confiança de 95% para leituras na amostra geral. No campo qualitativo – por meio de conteúdos digitais disponibilizados por parceiros e organizações nacionais e internacionais de negócios de impacto –, a equipe da Pipe.Social analisou as falas recorrentes e tendências apontadas pelos empreendedores, repercutindo-as via escuta de 14 especialistas (entrevistas em profundidade). Como resultado, a edição 2023 do Mapa de Negócios de Impacto Socioambiental traz uma retrospectiva e as movimentações dos últimos dois anos do campo; perfil dos empreendedores e dos negócios brasileiros de impacto socioambiental; tendências e recomendações que emergem do ecossistema.

PIPE.SOCIAL | A pesquisa e a inteligência na leitura de dados e cenários são a vocação da Pipe.Social –  startup especializada em pesquisa e análises de negócios de impacto social e ambiental do Brasil e da América Latina. Fundada em 2016 por Mariana Fonseca, um dos principais produtos de conhecimento é o Mapa de Negócios de Impacto Socioambiental, que compõe a vitrine de negócios Pipe.Social. Desde 2016, produz estudos sobre o setor de impacto socioambiental no Brasil, publicando mapeamentos, desenvolvendo taxonomias e ferramentas para apoiar o ecossistema e o empreendedor em sua jornada. A empresa se tornou referência sobre o setor no país e, via Pipe.Labo, criou um centro de estudos e conhecimento aplicado sobre o mercado de impacto socioambiental no Brasil. Mais informações e estudos: www.pipelabo.com.

QUINTESSA | Ecossistema de soluções empreendedoras e inovadoras para os desafios sociais e ambientais centrais do país, o Quintessa trabalha, desde 2009, pela integração estratégica entre o impacto positivo e o resultado financeiro, atuando em parceria com empreendedores de negócios de impacto, grandes empresas, investidores, institutos e fundações para promover as agendas de inovação, impacto positivo e ESG. Mais informações: www.quintessa.org.br.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo