As políticas públicas, ações e programas de planejamento urbano inteligente da Prefeitura de Curitiba voltados ao crescimento socioeconômico e à sustentabilidade ambiental ganharam, nesta segunda-feira (23/10), mais um reconhecimento internacional: pela quinta vez, a capital paranaense é uma das seis cidades mais inteligentes do mundo, finalista do World Smart City Awards 2023, a maior premiação global de smart cities (cidades inteligentes).
O anúncio dos finalistas foi feito nesta segunda-feira (23/10) no site da prestigiada premiação internacional.
Concedido a cidades por estratégias globais desenvolvidas que combinam projetos, iniciativas e implementações de políticas para os seus cidadãos a categoria City Award do World Smart City Awards 2023 tem como finalistas, além de Curitiba: Barranquilla (Colômbia); Izmir (Turquia); Makati (Filipinas); Cascais (Portugal) e Sunderland (Inglaterra).
“Desde 2017, a Prefeitura retomou fortemente as ações que identificam Curitiba como uma cidade inovadora e de vanguarda, trabalhando pela sustentabilidade no presente, construindo uma cidade ainda mais sustentável e inteligente para o futuro, com melhor qualidade de vida para seus cidadãos. É com alegria que recebemos mais este reconhecimento internacional que mostra para o mundo o cuidado que a capital paranaense tem com o curitibano e que é modelo para o mundo”, destacou o prefeito Rafael Greca.
Na edição deste ano, a disputa recebeu inscrições de cidades de 63 países do mundo.
A cidade da primeira universidade do Brasil, da primeira rua exclusiva para pedestres, referência planejamento urbano e em preservação ambiental tornou-se também cidade pioneira do uso do 5G, da Pirâmide Solar, do Vale do Pinhão, das Fazendas Urbanas e do acesso à alimentação saudável, Cidade Educadora e do incentivo à cultura maker com o Fab Lab e os Faróis do Saber Inovação, do Saúde Já, do Novo Bairro do Caximba, da Muralha Digital e que está rumo à eletromobilidade com o Novo Inter 2.
Com o programa Vale do Pinhão, ecossistema de inovação de Curitiba, lançado por Greca em 2017, a cidade tem implantado soluções para manter a construção de uma cidade mais sustentável e inovadora, alinhada aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS’s) da Organização das Nações Unidas (ONU).
Com o Vale do Pinhão, a Prefeitura e a Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação atuam para promover o desenvolvimento socioeconômico de empresas e pessoas da cidade com incentivos fiscais, como o Tecnoparque, consultorias, desburocratização (uma nova empresa na cidade hoje é aberta no tempo recorde de 2 horas, em média); parcerias público-privadas para modernização da iluminação pública; oferta programas de capacitação e geração de empregos e desenvolvimento do empreendedorismo, como Escola de Inovação de Curitiba, Bom Negócio, Curitiba Empreendedora, Empreendedora Curitiba, Liceus de Ofícios Criativos, 1º Empregotech e Empregotech 40+.
Entre as ações sustentáveis, a cidade que criou os ônibus BRT (Bus Rapid Transit, os biarticulados e suas estações-tubo) nos anos 1990, hoje avança para a eletromobilidade, com os testes dos ônibus elétricos que vão operar a partir de 2024, e já tem veículos elétricos nas frotas da Guarda Municipal e táxis, além das bicicletas compartilhadas (mecânicas e elétricas).
No acesso à alimentação saudável, Curitiba é destaque no compromisso com a segurança alimentar em 35 unidades de Armazéns da Família; 11 Sacolões da Família; cinco Restaurantes Populares; a Fazenda Urbana, do Cajuru e a futura unidade da CIC, que já conta com uma agrofloresta; 150 hortas urbanas; cinco unidades do programa Mesa Solidária e o Banco de Alimentos.
Na sustentabilidade ambiental, Curitiba está investindo na redução das emissões de carbono para enfrentar as mudanças climáticas: a cidade inaugurou este ano a Pirâmide Solar de Curitiba, a primeira usina fotovoltaica instalada sobre um aterro desativado da América Latina.
Também conta com o Programa Curitiba Mais Energia, com a instalação dos painéis fotovoltaicos em diversos pontos da cidade e a miniusina hidrelétrica CGH Nicolau Kluppel.
Os programas 100 mil Árvores e Amigo dos Rios contribuem para tornar a capital uma cidade neutra em emissões até 2050. A Família Folhas é um dos projetos de Educação Ambiental para a população, que também conta com ações pioneiras de coleta consciente, Lixo que Não é Lixoe Ecocidadão, e 103 pontos do Câmbio Verde.
Curitiba é a cidade com maior uso do 5G no país e uma das primeiras capitais do país a receber, em 2022, o sinal da nova tecnologia de transmissão de dados via internet.
Promovendo a inclusão digital dos curitibanos, o Wi-fi Curitiba oferece internet pública gratuita em 310 pontos da cidade, além de contar com aplicativos que levam serviços e informações do município para a palma da mão dos curitibanos, como Saúde Já, Curitiba App, 156 e Nota Curitibana.
Desde 2018, Curitiba figura entre as cidades de destaque no World Smart City Awards, premiação que inspira a criação do smart city expo Curitiba Brazilian Awards. Confira o retrospecto nesta importante premiação internacional de cidades inteligentes:
2022 – Curitiba foi finalista na categoria City Award, com a proposta “Segurança Alimentar e Nutricional – Agricultura Urbana e Desenvolvimento Social”, que inclui iniciativas como a Fazenda Urbana, suas 145 hortas urbanas, Jardins de Mel, Mesa Solidária e Banco de Alimentos. O prefeito Rafael Greca foi eleito uma das quatro personalidades no mundo que têm contribuído de forma significativa para o avanço de projetos de cidades inteligentes nos últimos 10 anos.
2021 – O Plano de Retomada Econômica de Curitiba foi escolhido como um dos seis projetos mais inovadores no World Smart City Awards 2021 sobre iniciativas relacionadas à covid-19, por contribuir para o sucesso da transformação, adaptação ou resposta da cidade à pandemia.
2019 – A capital foi finalista do World Smart City Awards 2019 com o Vale do Pinhão, na categoria City Award, o movimento da Prefeitura e do ecossistema de inovação para levar o desenvolvimento sustentável para toda a cidade.
2018 – Curitiba foi finalista na categoria Ambiente Urbano, com o projeto de Agricultura Urbana horta do Chef, que incentiva agricultores urbanos a venderem parte dos alimentos que cultivam a restaurantes da cidade.
A partir desta segunda-feira (4), o esquema vacinal contra poliomielite passa a ser composto, exclusivamente, por…
O Shopping Curitiba irá funcionar em horário especial neste final de ano. De quinta-feira (19)…
Por Emanuelle Spack A última edição do ano da Feira Arte Viva CWB acontece neste sábado, dia…
As emoções do Circuito Surf Talentos Oceano - edição 2024 chegou ao fim, reunindo os…
A Klabin, maior produtora e exportadora de papéis para embalagens e de soluções sustentáveis em…
A Sanepar (Companhia de Saneamento do Paraná) está iniciando o recebimento dos dados de leitura…