fbpx
Turismo

Curitiba ganha primeiro restaurante coreano nativo no SPOT Compact Mall

Curitiba acaba de ganhar o primeiro restaurante coreano nativo da cidade, o Yoribogo. Localizado no SPOT Compact Mall – o mais novo centro de gastronomia, moda e beleza da capital paranaense – na esquina das ruas Vicente Machado com a Brigadeiro Franco, o restaurante traz em seu cardápio uma variedade de pratos que vão desde o churrasco grelhado, passando pelo bulgog (carne que leva fogo)i e jeyuk (churrasco suíno apimentado coreano) até pratos fermentados, como kimchi e sopas reconfortantes.

O diferencial do Yoribogo é que todos os seus chefes são coreanos nativos que migraram para o Brasil.

O proprietário do SPOT, Pedro Francisco Bonato Neto, explica que a comida coreana tem feito muito sucesso no Brasil, devido às suas características únicas, baseada em itens como arroz, vegetais, carne, frangos, macarrões e outros.

“A ascensão da comida coreana é uma realidade graças à imigração, que vem inserindo a cultura da culinária coreana em nossa gastronomia. Outro fator que contribuiu muito para a imersão da cultura coreana no Brasil foi a chegada do K-pop, que dominou o público jovem e a cultura pop nacional. Esse fenômeno gerou muito interesse e aceitação por todas as outras frentes coreanas, este foi um dos motivos que nos levou a trazer a culinária coreana para o SPOT”, afirma Bonato.
Benefícios – O empresário e sócio do Yoribogo, Dong Hyuk Lee, que está há 15 anos no Brasil, diz que a cozinha coreana busca um equilíbrio entre sabores como doce, salgado, azedo e amargo, criando uma experiência de sabor completa.

“O uso extensivo de técnicas de fermentação, como no kimchi e no gochujang, adiciona complexidade aos sabores. Além disso, a ênfase em ingredientes frescos e saudáveis, como vegetais e carnes magras, contribui para uma abordagem nutritiva”, completa.

Já o chef de cozinha e também sócio do Yoribogo, Young Min Yoon, conta que a

a culinária coreana tem pratos muito característicos e singulares como o Doenjang , pasta de soja fermentada, semelhante à pasta de missô japonesa. Já o Ganjang é um molho de soja fermentado. “Ambos são essenciais na culinária coreana, adicionando profundidade e umami aos pratos”, Young Min Yoon.

No cardápio do Yoribogo podem ser encontrados pratos como o Karê, ensopado de legumes com o molho similar ao curry indiano, acompanhado com uma salada e o Bibimbap, que consiste em uma tigela de arroz coberta com uma variedade de vegetais, carne, ovo e gochujang (pasta de pimenta fermentada) e que deve ser misturada antes de comer. “Uma explosão de cores e sabores, que fazem da gastronomia coreana uma experiência rica e memorável para os amantes da culinária”, finaliza.

s preços variam entre R$35 e R$45 e o local também oferece opções de água e refrigerante coreano e bebidas alcoólicas como o soju original, soju de sabor e o Makgeolli, bebida é feita a partir da fermentação dos grãos de arroz, com aspecto leitoso e sabor levemente adocicado.
Como funcionam as refeições coreanas

밥 é o arroz cozido, que é a base de toda refeição coreana.

 

김치 Kimchi

김치 é uma salada condimentada típica da culinária coreana. Geralmente, o 김치 tradicional que vemos é a acelga apimentada, mas existem versões com outras hortaliças e até sem pimenta.

Por ser uma comida fermentada, possui benefícios para a saúde como ação antioxidante, regulação dos níveis de colesterol ruim, melhoria do sistema imunológico e digestivo.

반찬 Banchan

반찬 é o nome dado a todo tipo de acompanhamento que está presente na mesa da refeição coreana. Conheça os mais comuns:

김 Alga seca

Vendido em pedaços quadrados dentro de embalagens, a alga seca salgada é ideal para você enrolar o arroz e comer.

나물 Namul

É o nome dado a uma variedade de verduras e legumes temperados, cozidos ou fritos. Além de ser saudável, pode ser uma opção interessante para veganos se alimentarem na Coreia.

국 Guk

국 é um tipo de sopa mais simples que é feito com poucos ingredientes e pouco tempero. Podemos dizer que é uma sopa coreana aguada. Geralmente, é servida no café da manhã, porque na primeira refeição do dia o estômago ainda não está preparado para comidas muito apimentadas ou gordurosas.

Vamos ver alguns exemplos:

 

  • 콩나물국 Guk de broto de soja
  • 계란국 Guk de ovo
  • 미역국 Guk de alga

찌개 Jjigae

찌개 é um tipo de sopa mais caprichado com muitos ingredientes, tempero e pimenta. Podemos dizer que é uma sopa que se assemelha ao guisado. Este tipo de sopa está presente nas mesas do almoço e do jantar.

Vamos ver alguns exemplos:

  • 김치찌개 Jjigae de kimchi

Que tal deixar estes menus anotados para você experimentar um por dia da semana ? Quer saber mais acesse Quer saber mais acesse o Instagram Spotcompactmall e yoribogo_cwb.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo