Educação

Curso de Medicina da PUCPR ganha selo que comprova a excelência na formação de profissionais

O certificado, emitido pelo SAEME-CFM, representa o reconhecimento de qualidade pelo Conselho Federal de Medicina e é chancelado pela World Federation for Medical Education

O curso de Medicina da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) campus Curitiba, acaba de receber o Certificado de Acreditação concedido pelo Sistema de Acreditação de Escolas Médicas do Conselho Federal de Medicina (SAEME-CFM). A entrega da certificação aconteceu no último dia 10, na sede do Conselho Federal de Medicina (CFM), em Brasília.

O SAEME-CFM é a única instituição acreditadora de escolas médicas no Brasil. Hoje, o país conta com 389 escolas de Medicina em funcionamento, de acordo com o e-MEC. Apenas 52 são certificadas com o selo do SAEME-CFM.

Para obter a certificação, o curso de Medicina da PUCPR se inscreveu voluntariamente e foi avaliado por uma equipe técnica, passando por um longo processo de autoavaliação, análise documental, visita técnica e apreciação pela comissão de acreditação. Foram examinados aspectos como contexto institucional, projeto pedagógico, corpo docente e discente, programa educacional e ambiente educacional.  O selo é um importante sinalizador para que a sociedade identifique se a universidade está comprometida com as boas práticas e com o ensino de excelência.

“O nosso foco é formar profissionais altamente capacitados, éticos e atentos às necessidades do nosso país. Todo o processo de avaliação tem a sua importância, pois sinaliza os pontos fortes e as oportunidades de melhoria. Além de ser um indicador sobre a qualidade do curso e incentivar o avanço do ensino no Brasil, a certificação aumenta as possibilidades de intercâmbio com instituições estrangeiras”, afirma o decano da escola de Medicina e Ciências da Vida, José Knopfholz.

Para motivar os cursos a manterem a qualidade elevada continuamente, o certificado tem validade de seis anos.

Selo internacional

O SAEME-CFM é reconhecido pela Federação Mundial para a Educação Médica (WFME, na sigla em inglês). A instituição é composta por seis federações de educação médica, sendo uma de cada continente. Na América Latina, apenas dois países são credenciados, Brasil e México.

“Uma vez que a certificação é reconhecida pela Federação Mundial para a Educação Médica, facilita que estudantes da PUCPR Curitiba possam realizar pesquisa clínica, estágios e residência médica nos serviços de saúde norte-americanos, por exemplo”, comenta Knopfholz, “é um grande reconhecimento de qualidade de educação e da seriedade do processo educacional aqui realizado”.

Redação JBA Notícias

Recent Posts

Meia Maratona Internacional de Ribeirão Preto abre lote promocional e traz novidades

A Meia Maratona Internacional de Ribeirão Preto (MMIRP) está de volta em 2025 com muitas…

46 minutos ago

Governo anuncia leilão exclusivo para PCHS e CGHS

O Ministério de Minas e Energia (MME) publicou, nesta sexta-feira (20), a portaria que regulamenta o…

2 horas ago

Eduardo Pimentel anuncia Thiago Bonagura como novo secretário Metropolitano

O prefeito eleito de Curitiba, Eduardo Pimentel, divulgou nesta sexta-feira, 20 de dezembro, o nome…

2 horas ago

Fiep avalia resultados do leilão do Lote 6 do pedágio no Paraná

A Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep) avalia com preocupação a falta de…

2 horas ago

Havan antecipa R$ 70 milhões do PPR e distribui mais R$ 10 milhões aos colaboradores

Nesta sexta-feira, 20, o dono da Havan, Luciano Hang, surpreendeu os mais de 22 mil…

11 horas ago

Roberto Carlos assina contrato com empresa de Luiz Calainho

O cantor Roberto Carlos acaba de assinar contrato com a Musickeria, empresa fundada em 2010,…

11 horas ago