Desirée Portela, produtora executiva; Juliano De Paula, diretor e roteirista; Tatiana Perim, personagem do filme, diretora do Ekôa Park; Christiano Braga, supervisor de audiovisual e economia da Embratur e Bruna Steudel, diretora e roteirista, na 28ª Mostra de Cinema de Tiradentes. Créditos: Tatiana Perim
O curta-metragem “Caminhos do Peabiru”, dirigido por Juliano De Paula e Bruna Steudel, foi exibido no último sábado, 1º de fevereiro, na 28ª Mostra de Cinema de Tiradentes. O filme foi selecionado pelo projeto Brasil com S, uma iniciativa da Embratur que visa promover o Brasil por meio de narrativas cinematográficas. Os filmes destacam a diversidade cultural, natural e humana do país. A produção ficou entre as cinco selecionadas, de 450 curtas inscritos no prêmio Embratur em 2024.
Os Caminhos do Peabiru são trilhas ancestrais, que conectavam os povos originários do Sul e Sudeste do Brasil, como os Guaranis, aos povos andinos. Essa rota ligava o Oceano Pacifico ao Oceano Atlantico, estendendo-se por cerca de 4.000 km. O curta revisita esses trajetos sob a perspectiva indígena e resgata memórias e narrativas que reforçam a importância dessas rotas para a história do Brasil.
“A ideia nasceu do nosso interesse pela história do Peabiru. Eu e Juliano estudamos o caminho há muitos anos e, com nosso olhar para o cinema documental, enxergamos uma grande oportunidade de contar essa história, com foco no trajeto paranaense e na visão Guarani”, explica Bruna Steudel.
O documentário percorre locações emblemáticas no Paraná, incluindo a Ilha da Cotinga, Morretes, Vila Velha, Guartelá, Piraquara, Palmeira, Ponta Grossa e Foz do Iguaçu. A produção, assinada pela Frame 22, aposta em imagens imersivas e depoimentos que conduzem o espectador por paisagens naturais e históricas, resgatando os rastros desse caminho milenar, sob a ótica Guarani.
“Esse filme tem nos dado muitas alegrias: primeiro, por termos sido premiados pela Embratur entre tantos projetos; depois, por todo o processo de conhecer pessoas incríveis ao longo do caminho; e agora, ao ver o filme na tela de cinema de um festival tão relevante como o de Tiradentes. Meu desejo é que ele alcance mais pessoas, para que possamos valorizar ainda mais nossa história e nosso território enquanto brasileiros”, comenta Bruna.
Ter a oportunidade de ver nosso trabalho exibido na telona, em um dos maiores festivais de cinema do Brasil, é e sempre será muito emocionante!”, diz Juliano. Para ele, a participação na Mostra de Tiradentes é a chance de alcançar um público que vai além daquele espectador interessado no aspecto histórico do assunto, mas permite uma análise da produção artística e cinematográfica.
“Estrear “Caminhos do Peabiru” na mostra de Tiradentes é ter a certeza que começamos a trajetória deste curta no melhor ponto de partida”, reforça a produtora executiva Desirée Portela. A equipe técnica conta ainda com Hugo Valente na direção de fotografia e Paulo Crincev na montagem e direção de arte, ao lado de Laura Costa.
Com uma abordagem que une história, cultura e turismo, “Caminhos do Peabiru” promete ser um dos destaques da Mostra de Cinema de Tiradentes, reafirmando a vocação do cinema para revelar e valorizar a diversidade do Brasil. A Mostra de Cinema de Tiradentes de 2025, enfoca a temática “Que Cinema é Esse?” e reforça seu papel de plataforma de lançamento do cinema brasileiro contemporâneo, apresentando ao público a diversidade da produção brasileira.
A oficina terá duração de duas horas e se propõe a ser um momento de…
Por promover cidadania, literatura e diálogo entre adolescentes em privação de liberdade, ação venceu na…
As empresas terão seus artigos exibidos em uma vitrine especial dentro do site da gigante…
Todas foram contempladas com subsídios do Programa Casa Fácil Paraná para redução do valor de…
Estado recebeu 37.120 doses quarta-feira (3), as quais já foram distribuídas para as 22 Regionais…
Em 2025, o Estado investiu R$ 54 milhões na aquisição de produtos livres de agrotóxicos…