Danone lança programa de aceleração de carreiras para pessoas negras em parceria com o Mover
Programa Raízes tem 10 meses de duração e tem como objetivo desenvolver talentos da companhia para futuras posições de liderança
A Danone, empresa líder em alimentos e bebidas globalmente, acaba de lançar seu primeiro programa de aceleração de carreiras de pessoas negras, o Raízes. Com apoio do Movimento Pela Equidade Racial (MOVER), do qual a empresa é signatária desde a fundação, a iniciativa, que tem duração de 10 meses, é destinada a colaboradores e colaboradoras (Danoners) que se autodeclaram pessoas pretas ou pardas e tem como objetivo desenvolver talentos da companhia para futuras posições de liderança.
“Junto com o MOVER, nos comprometemos em garantir um espaço seguro e de colaboração para nossos colaboradores e colaboradoras que estão participando dessa primeira edição, promovendo apoio e desenvolvimento para que ocupem posições gerenciais no curto e/ou médio prazo”, comenta André Rapoport, diretor de RH da Danone Brasil.
Hoje, a Danone no Brasil é formada por 39,5% de pessoas não brancas, tendo 37% de pessoas negras (pardas e pretas) autodeclaradas. A primeira edição do programa conta com 11 Danoners participantes, uma seleção feita a partir de suas motivações e também critérios como gestão de complexidade, agilidade de aprendizagem e atuação em ambientes complexos; e inclui atividades e módulos voltados para inteligência emocional, relações interpessoais com propósito, entre outros temas.
“Queremos que Danoners sejam protagonistas de suas carreiras, então, em conjunto com o MOVER, a Consultoria Tree Diversidade e nosso grupo de afinidade “Além da Pele”, preparamos encontros, discussões e atividades essenciais para que se tornem líderes e possíveis mentores ou mentoras no próximo ciclo”, comenta Rapoport.
“A Danone vem mostrando que a diversidade, equidade e inclusão fazem parte de uma agenda prioritária na companhia. Queremos, enquanto Mover, unir forças e atuar em sinergia na realização de ações afirmativas, com o intuito de criar ambientes corporativos com maior presença de pessoas negras em posições de liderança. Acreditamos que para ser maior, só fazendo juntos”, comenta Luciene Rodrigues, gerente sênior de Projetos Sociais do Mover (Movimento pela Equidade Racial).
O Raízes é uma das iniciativas da Danone para alcançar o objetivo, estabelecido em conjunto com o MOVER, de ter mais de 35% de pessoas pretas e pardas em cargos de liderança até 2030.
Diversidade Inclusiva “Além da Pele”
Além do Raízes, a Danone tem o conceito da Diversidade Inclusiva integrada no seu modelo global de gestão. No Brasil, também contamos com o grupo de afinidade racial “Além da Pele” para consolidar um modelo robusto de inclusão de pessoas não-brancas, visando implantar ações e retroalimentar as áreas de negócio da companhia com uma cultura inclusiva.
“Sabemos nosso papel e o impacto que geramos para a sociedade como companhia, por isso, sendo uma Empresa B desde 2021, estamos trabalhando em uma constante agenda intencional focada no Pilar Racial, passando por letramento racial para a Liderança e Media Training. Queremos garantir que fazemos diferença além de nossos portões”, complementa Letícia Araújo, Gerente Sênior de Desenvolvimento Organizacional da Danone Brasil.
Sobre a Danone – A Danone é uma empresa global líder em alimentos e bebidas, operando em categorias com foco em saúde, tendências e rápido crescimento. No Brasil, oferecemos produtos Lácteos, à Base Vegetal e Nutrição Especializada. Com uma missão de levar saúde por meio da alimentação ao maior número possível de pessoas, a Danone visa inspirar práticas alimentares e de consumo mais saudáveis e sustentáveis, comprometendo-se a alcançar um impacto mensurável em nutrição, no social e ambiental. Desde 2021, a Danone se tornou a primeira grande empresa alimentícia no Brasil a obter a certificação B Corp™ para todas as suas marcas no país. Globalmente, a Danone definiu sua estratégia Renew para restaurar o crescimento, a competitividade e a criação de valor no longo prazo. Com 100.000 funcionários e produtos vendidos em mais de 120 mercados, a Danone gerou € 27,7 bilhões em vendas em 2022. O portfólio da Danone inclui marcas líderes internacionais (Actimel, Activia, Aptamil, Danette, Danonino, YoPRO, Nutricia, entre outras). Listada na Euronext Paris e presente no mercado OTCQX por meio de um programa ADR (American Depositary Receipt), a Danone faz parte dos principais índices de sustentabilidade, incluindo os administrados pela Vigeo Eiris e Sustainalytics, bem como o Ethibel Sustainability Index, o MSCI ESG Índices, o FTSE4Good Index Series, o Bloomberg Gender Equality Index e o Access to Nutrition Index. Até 2025, a Danone pretende se tornar uma das primeiras empresas multinacionais a obter a certificação global B Corp™.
Sobre o Mover – O Mover (Movimento pela equidade Racial) tem o compromisso público de evoluir coletivamente em uma jornada antirracista a partir de três pilares: Liderança, Conscientização, Emprego e Capacitação. Atualmente, o Mover é formado por 49 empresas: Alcoa, Aliansce Sonae, Ambev, Americanas S.A., Arcos Dorados-McDonald’s, Atento, Bain & Company, BRF, Cargill, Coca-Cola Brasil, Colgate-Palmolive, CSN, Danone, Descomplica, DHL Supply Chain, Diageo, Disney, Dow Brasil, EF, General Mills, Gerdau, GPA, Grupo Carrefour Brasil, Heineken, JBS, Kellogg, Klabin, Kraft Heinz, L’Oréal Brasil, Lojas Renner, McKinsey & Company, Magalu, Manserv, Marfrig, MARS, Michelin, Mondelëz International, Moove, Nestlé, PepsiCo, PwC Brasil, RD – Raia Drogasil, Sodexo, Tenda Atacado, UnitedHealth Group Brasil, Vale, Via, XP Inc. e 3M. Mais informações no site.