Davison Fortunato promove ações sociais em Suzano
Skatista irá entregar a revitalização de uma pista, além de doar skates para um projeto social de aulas do esporte
Neste final de semana, o skatista e empreendedor social patrocinado pelo Banco do Brasil, Davison Fortunato irá realizar algumas ações sociais em Suzano, sua cidade de origem, na região metropolitana de São Paulo. No domingo (14), ele irá entregar a obra de revitalização de uma pista de skate abandonada em uma região carente da cidade, além de doar 30 skates para o Suzano Skate Club, um projeto social do qual ele faz parte e que oferece aulas de skate gratuitas.
“A minha ideia é poder democratizar o skate, para que todos possam ter a oportunidade de andar. Eu iria fazer a doação dos equipamentos para 30 crianças selecionadas, mas muitas que não tem condições acabam querendo. Dessa forma, pensei em doar para o projeto e criar oportunidades igualitárias para todos”, conta Davison.
Para a reforma da pista – localizada na Av.Katsutoshi Naito, 955, Cidade Boa Vista, em Suzano, dentro de uma quadra coberta -, o espaço foi revitalizado pela associação Suzanense de skate em parceria com a prefeitura da cidade e ganhou novos obstáculos, construídos pelo skatista Rafael Barros, além de uma pintura especial e personalizada. Um dos principais objetivos do trabalho de Davison Fortunato com o skate, é garantir oportunidades em lugares que carecem delas, assim como já faz nos campeonatos promovidos por ele, como o Suzano Skate Jam, Amazing AM e o Girls Skate Jam.
Além disso, Davison irá realizar a doação de 30 skates para o Suzano Skate Club, um projeto social de aulas de skate gratuitas para todas as idades, que possui o apoio da secretaria de esportes da cidade de Suzano. As aulas são ministradas por profissionais de educação física qualificados e que possuem vasto conhecimento do universo do skate.
O projeto atua no Suzano Skate Park, mesma pista onde acontece o Girls Skate Jam, o único campeonato de skate 100% voltado para o público feminino, promovido por Davison. As aulas acontecem toda quarta e sexta, das 9h00 às 10h00 e também das 16h às 17h. “O projeto funciona há algum tempo, mas estamos com o plano de atender até 600 pessoas em 2024. Nós queremos difundir a cultura do skate da melhor forma, e aplicar nas aulas respeito ao próximo, tolerância, amizade e força de vontade”, afirma o skatista.
SERVIÇO – ENTREGA DE REVITALIZAÇÃO DA PISTA
Data: Domingo | 14 de janeiro
Local: Av. Katsutoshi Naito, 955 – Cidade Boa Vista, Suzano – SP, 08693-280
SERVIÇO – SUZANO SKATE CLUB
Data: Todas quartas e sextas
Horários: Manhã – 9h00 às 10h00 | Tarde – 16h00 às 1700
Local: Suzano Skate Park | Avenida Senador Roberto Símonsen, 195 – Jardim dos Ipês – Suzano
SOBRE DAVISON FORTUNATO
Nascido em Suzano, região metropolitana de São Paulo, Davison Fortunato, pode ser considerado a personificação da cultura skateboarding. Além de se destacar por suas manobras, ganhou notoriedade por conta de seus trabalhos relacionados ao skate, criando oportunidades para a nova geração e promovendo debates sobre inclusão, igualdade, empoderamento, saúde mental e valorização da cultura, além de ser um expoente na moda streetwear e por viver o lifestyle do skate.
Ele é o responsável pela criação de projetos como o Skate Jam Suzano, um campeonato com o intuito de lapidar talentos, garantir oportunidades para novos atletas e promover o intercâmbio cultural. Além disso, criou o Amazing AM, evento amador de skate street, que leva a cultura do skate para lugares com falta de acesso, com altas premiações e deixando como legado pistas revitalizadas pelos locais por onde passam. Ele também idealizou o Girls Skate Jam, um campeonato composto 100% por mulheres, desde fotógrafas até atletas, sendo um dia para celebrar o skate feminino. Davison também se destaca na moda, tendo estrelado recentemente uma campanha da Lacoste sobre diversidade, em Paris, representando a América Latina. Com seus projetos além das pistas, Davison Fortunato é um exemplo que impulsiona a cultura skateboarding e inspira as novas gerações de skatistas. Seu trabalho social com o skate chamou a atenção do Banco do Brasil por seu potencial de representatividade e inclusão. Com sua voz ativa em prol da diversidade, Davison passou a fazer parte do squad de skate da marca.