A Prefeitura de Curitiba oferece uma Rede de Proteção Social que desenvolve várias ações de forma integrada que beneficiam em especial as pessoas em situação de rua, idosos e crianças em vulnerabilidade, famílias de baixa renda e quem perdeu emprego. O trabalho é intenso.
Do Mesa Solidária a pernoite em casas de acolhimento ou hotéis sociais, o município vem garantindo dignidade à mesa e alojamento de qualidade a quem mais precisa. Já foram distribuídos gratuitamente mais de 1 milhão de refeições a quem está em risco social através do Mesa Solidária e mais de 1 mil pessoas são atendidas diariamente em hotéis sociais, Centros POPs e outros espaços de acolhimento da Prefeitura.
Lançado no fim de 2019 pela Prefeitura, o Programa Mesa Solidária atende a população em situação de vulnerabilidade, como pessoas em situação de rua, desempregados e idosos carentes, em espaços confortáveis e com total higiene. Hoje, são três pontos: Restaurantes Populares do Capanema (Jardim Botânico) e Rui Barbosa (Centro) e Mesa Solidária Luz dos Pinhais, atrás da Catedral (Centro).
O Mesa Solidária é uma ação conjunta de órgãos da Prefeitura – como Secretaria Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (SMSAN), Fundação de Ação Social (FAS) e Secretaria Municipal de Defesa Social e Trânsito, que cedem locais e apoio logístico – com mais de 50 entidades parceiras – instituições religiosas, organizações não-governamentais (ONGs) e movimentos de apoio às pessoas em situação de rua – que adquirem, preparam e servem os alimentos.
Simultaneamente aos programas de segurança alimentar do município, a Prefeitura reforçou sua rede de proteção e acolhimento vinculada à FAS. Curitiba conta hoje com 5 hotéis sociais, 27 espaços de acolhimento (oficiais e parceiros) e três Centros POPs (atendimento durante o dia) que recebem pessoas em situação de risco social. Juntas, as unidades de acolhimento somam 1.491 vagas que contam com dormitórios, banheiros, sala de TV e refeitório. Em algumas há acesso a wi-fi e bibliotecas. Os serviços gratuitos reúnem ações desenvolvidas pela FAS e a Secretaria Municipal de Defesa Social e Trânsito. Para acessar os acolhimentos do município, a pessoa pode procurar espontaneamente as casas de passagem ou ser encaminhada pelas equipes técnicas da assistência social, entre elas a do serviço de abordagem social.
ARMAZÉM DA FAMÍLIA
Os Armazéns da Família atendem a população com renda de até 5 salários mínimos. São 310 mil famílias da capital cadastradas no programa, beneficiando um milhão de curitibanos com acesso aos produtos dos Armazéns da Família, que custam em média 30% mais baratos que nos supermercados.
HORTA URBANA
Desde 2017, a Prefeitura de Curitiba tem intensificado o apoio aos produtores das hortas urbanas. Uma medida que se provou ainda mais assertiva, afinal além do acesso a alimentos saudáveis sem agrotóxicos, os agricultores estão conseguindo reduzir os gastos com a compra de verduras e têm a possibilidade de geração de renda com a comercialização do excedente. A capital conta com 145 hortas urbanas com apoio da Prefeitura (comunitárias, em escolas e institucionais, como em asilos), que garantem alimentação saudável para cerca de 17,9 mil pessoas (entre produtores, familiares e comunidades) em bairros como Caximba, CIC, Pinheirinho, Alto Boqueirão, Cajuru, Rebouças, Santa Felicidade, Sítio Cercado, Uberaba, Guaíra e Tatuquara.
RESTAURANTE POPULAR
Considerados serviços essenciais, os Restaurantes Populares atendem, principalmente, idosos e trabalhadores de baixa renda que têm acesso a refeições balanceadas a R$ 3. Curitiba conta com cinco restaurantes populares (Matriz, Sítio Cercado, Pinheirinho, CIC/Fazendinha e Capanema). Os restaurantes são administrados pela SMSAN.
CÂMBIO VERDE
Mensalmente, 5 mil pessoas vão até os 103 pontos de troca do Câmbio Verde. Moradores de bairros como Tatuquara, CIC, Boqueirão, Pinheirinho, Hauer, Rebouças, Bairro Alto e Boa Vista recebem, a cada quatro quilos de resíduo reciclável, um quilo de frutas e verduras. Quinzenalmente (exceto em feriados), os caminhões estacionam pelo período de uma hora em cada local de troca para recebimento dos resíduos.
ABORDAGEM SOCIAL
Durante as abordagens sociais, equipes da FAS orientam sobre os riscos de se permanecer nas ruas. Quem não aceita ser encaminhado para acolhimento em uma das unidades, recebe orientações sobre serviços oferecidos e outros benefícios da Rede de Proteção Social da Prefeitura.
CRAS
Os 39 Centros de Referência de Assistência Social (Cras) da FAS são equipamentos de acesso à assistência social do município, oferecendo atendimento, orientações e concessões de benefícios para a população em vulnerabilidade social.
CREAS
Os dez Centros de Referência Especializados de Assistência Social (Creas) são equipamentos da FAS que atendem pessoas que se encontram em risco social, sofreram violências e que têm vínculos familiares fragilizados ou já rompidos. São atendimentos que se desdobram em diversas ações de acompanhamento, solicitação de acolhimento institucional para adultos, idosos, pessoas com deficiência inclusão em programas e projetos.
ANJOS DA GUARDA
Em 2020, a FAS implantou ainda o programa Anjos da Guarda, para combate ao trabalho infantil e às violências contra crianças e adolescentes. As equipes fazem abordagens sociais que envolveram violação de direitos contra crianças e adolescentes, na região central da cidade.
CADASTRO ÚNICO
A Fundação de Ação Social (FAS) aumentou a capacidade de inclusão de pessoas em situação de vulnerabilidade social no Cadastro Único (CadÚnico), sistema do governo federal que dá acesso a benefícios sociais. O cadastro pode ser feito nas unidades do CRAS, mas as equipes de abordagem da FAS também realizam a inclusão.
EM BUSCA DE TRABALHO
Para quem precisa requerer o seguro-desemprego ou está em busca de uma vaga de trabalho, a FAS oferece as unidades do Sistema Nacional de Emprego (SINE) nas Ruas da Cidadania da Prefeitura.
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