Empreendedorismo

Decor Colors inaugura nova fábrica e se torna uma das 50 maiores franquias do Brasil

Decor Colors, marca referência no mercado de tintas e materiais de construção, além de especialista em efeitos decorativos, fundada por Leonardo Arruda, também conhecido como Léo Tintas, em sociedade com João Appolinário, presidente e fundador da Polishop – marca que é referência no varejo brasileiro e mundial, além da maior empresa omnichannel do Brasil -, além de “tubarão” no Shark Tank Brasil, se destaca como uma das 50 maiores franquias do Brasil, com 441 franquias em 2023, um aumento de 96,9% em relação a 2022, quando possuía 224 franquias, ocupando o 42º lugar do ranking divulgado pela Associação Brasileira de Franchising (ABF). Pensando em manter essa crescente de expansão, com cerca de 20 a 25 franquias abertas por mês, entre modelos full (franquias físicas/lojas) e home (representantes/revendedores da marca), Appolinário investiu em uma nova fábrica, localizada na cidade de Salto (SP).

A marca ganhou grande destaque por reinventar o setor decorativo. Em outubro de 2021, Leonardo participou do “Shark Tank Brasil: Negociando com Tubarões”, no qual recebeu um aporte de R$10 milhões de Appolinário e condições especiais por 50% da empresa, sendo a maior proposta de todo o programa. “Quando invisto, não foco apenas no negócio, mas, sim, em pessoas que eu vejo que, de fato, estão à frente de suas ideias e que terão competência e discernimento para realizá-las e concretizar o projeto desejado por elas”, comenta João. Agora, o empresário está investindo em cada vez mais melhorias para a marca, iniciando com a abertura de uma franqueadora e uma nova planta industrial, com maquinário altamente tecnológico e automatizado, além de inovações também no modelo de negócios como um todo, introduzindo lojas próprias da marca neste modelo de franquias.

“A fábrica já estava estabelecida na cidade de Salto, no interior de São Paulo, com uma equipe própria. Então, optamos por continuar naquela mesma cidade. Além disso, ela também já possui outra fábrica do nicho. Decidimos abrir esta nova unidade por necessidade de expansão, produção e desenvolvimento futuro”, explica Appolinário sobre a nova unidade de produção. Segundo o empresário, a fábrica já foi inaugurada, mas ainda está em processo de finalização para estar 100% em produção. “No total, ela possui 12.000 m² e iremos concentrar as atividades nela a partir de janeiro de 2024”, acrescenta. Toda a parte industrial é com tecnologia de ponta e de última geração, além da produção de tintas ser automatizada, com o objetivo de proporcionar a melhor qualidade e padronização possível nos produtos, agilizando todo o processo produtivo, fazendo-o de forma linear e com menos erros ao longo da fabricação.

Além da nova fábrica, o “tubarão” vem investindo em cada vez mais aberturas de novas franquias, expandindo os negócios por todo o Brasil para atender melhor os clientes e levar uma melhor experiência para os pontos de venda. “Estamos muito felizes por estarmos entre as 50 maiores franquias do Brasil. Hoje, já são quase 450 lojas, entre modelos full e home. Estamos abrindo em torno de 20 lojas por mês, quase uma por dia útil. É um marco muito importante para nós”, adiciona. As franquias se dividem em dois estilos: full, que é o modelo de lojas físicas completas, e home, aquelas que apresentam e vendem os produtos, sem necessariamente ter um ponto físico, como um representante da marca. “Essa segunda opção, inclusive, é uma oportunidade para que profissionais do ramo, como pintores, arquitetos, designers, engenheiros, empreiteiros etc. também se tornem empreendedores, possibilitando que vendam além de seu próprio serviço”, complementa Appolinário.

Hoje, a marca já conta com quatro produtos exclusivos e inovadores no mercado, com uma gama completa e diversa de cores e tons. O primeiro produto é o Cimento Queimado, com várias cores e acabamento aveludado, apresentado no Shark Tank e o produto que revolucionou o mercado de tintas e revestimentos. De lá até o momento atual, já foram mais três lançamentos: o Di Marmo, um revestimento liso com efeito mármore para áreas internas secas; as Pedras Naturais, revestimento acrílico texturizado de última geração; e a Borracha Líquida, produto totalmente inovador, com fórmula avançada que garante máximo desempenho, cobertura e rendimento, além de hidro repelência, cobertura de microfissuras e redução de temperatura, para um acabamento perfeito. “Todos foram produzidos por nós, com tecnologia própria e exclusiva. Também está previsto o lançamento de outros dois novos produtos ainda em 2023 e mais para o próximo ano, para termos uma linha completa e, assim, atender as necessidades dos consumidores em geral”, acrescenta Appolinário.

Ele ainda afirma que o maior diferencial dos produtos são os benefícios exclusivos, os quais sempre prezam em alcançar as expectativas dos clientes, com soluções inovadoras e de qualidade. “As pessoas não procuram simplesmente latas de tintas e revestimentos quando vão à lojas do ramo. Elas buscam por paredes pintadas e transformadas em seus ambientes, ou seja, o resultado final. É isso que buscamos sempre proporcionar para os nossos clientes: produtos inovadores. O sucesso da Decor Colors é, justamente, a junção de um produto inovador com uma rede de distribuição de venda e franqueados altamente preparados, além da tecnologia, formulação exclusiva e qualidade nos produtos. Isso é fundamental para promover uma experiência única em todas as etapas da compra”, finaliza o João Appolinário.

Sobre João Appolinário

Presidente, fundador da POLISHOP e empreendedor por vocação, João Appolinário deixou o grupo de empresas da família para abrir seu próprio negócio. Em 1999, fundou a POLISHOP com um conceito inovador de Varejo Multicanal. Tornou-se um dos líderes do varejo no Brasil, com um estilo único de apresentar e vender produtos em uma rede de vendas que alcança todo o país, incluindo 122 pontos de venda próprios, catálogo, internet, telemarketing, vendas diretas com 150 mil empreendedores cadastrados e 5 canais próprios de televisão, que oferecem produtos e soluções inovadoras 24 horas por dia. João Appolinário é um dos ‘tubarões’ do programa SHARK TANK BRASIL, veiculado nos canais SONY e BAND.

Redação JBA Notícias

Recent Posts

O Boticário anuncia startup vencedora do edital ‘Resíduo Extinto’

São Paulo, junho de 2024 - Comprometido em contribuir efetivamente para a mudança do cenário de…

1 hora ago

Febraban comenta novas normas de Open Finance

A Febraban e seus bancos associados estão desde o começo inseridos e engajados nas discussões…

1 hora ago

Santos Brasil antecipará em cinco anos conclusão do projeto que eleva a capacidade do Tecon Santos para 3 mi de TEUs

A Santos Brasil antecipará em cinco anos a conclusão do projeto que eleva a capacidade…

2 horas ago

IguanaFix, da MadeiraMadeira, cresce 600% em 2023 e quer chegar a perto de R$ 100 milhões em 2024

A IguanaFix, plataforma de serviços de montagem de móveis adquirida pela MadeiraMadeira em 2021, registrou um crescimento expressivo…

2 horas ago

Plataforma que mapeia emoções é diferencial em estande na ABF Expo

As três empresas do grupo liderado por João Apolinário: Polishop, Decor Colors e Mega Studio…

2 horas ago

Instituto Oi Futuro e 42 firmam parceria inédita para imersão de alunos da rede pública em programação

Buscando a formação de programadores e profissionais de TI cada vez mais qualificados na rede…

2 horas ago