Uma nova ameaça surge para desafiar os investimentos consecutivos realizados pelo sistema bancário em segurança para conter as fraudes. Os deepfakes — registro em vídeo, imagem ou áudio que muda o rosto de uma pessoa, com qualidade ultrarrealista, criado sinteticamente por Inteligência Artificial, usando técnicas de aprendizado profundo — estão se tornando um dos métodos de ataque mais recentes usados para obter acesso não autorizado a aplicativos bancários, segundo alerta um estudo realizado pela iProov, líder mundial em verificação biométrica facial e tecnologia de autenticação.
Estima-se que, atualmente, 20% da receita online dos bancos na região é perdida devido a fraudes, e o Brasil ocupa a o primeiro lugar na América Latina, com perdas avaliadas em R$ 60 bilhões anuais por crimes relacionados a roubo de identidade.
Para combater esse aumento de transações fraudulentas, muitas instituições financeiras estão adotando a verificação biométrica remota exclusiva a fim de assegurar a identidade de clientes desconhecidos, durante o processo de integração e de autenticação de transações biométrica para impedir atividades digitais fraudulentas, visto que muitas soluções de prova de vida não oferecem defesa ante ataques de deepfake injetados digitalmente.
Conclusões do estudo
O estudo conduzido pela Iproov, sobre a crescente ameaça de mídia sintética injetada digitalmente para bancos latino-americanos, identificou os seguintes pontos:
O método mais eficaz de defesa contra ataques de injeção digital é criar uma biometria exclusiva. E a única maneira de detectar se um usuário é a pessoa correta (e não um impostor), uma pessoa real (e não um artefato apresentado) e que está genuinamente presente no ponto de autenticação (em vez de uma mídia sintética injetada digitalmente, por exemplo, um deepfake) é com a Genuine Presence Assurance®, da iProov.
“A autenticação biométrica facial simples da iProov permite que os bancos verifiquem a identidade do cliente e garantam uma presença genuína quando as transações são feitas online. Isso fornece conformidade com o KYC, ao mesmo tempo que oferece jornadas digitais simples, intuitivas e seguras para o cliente”, afirma Andrew Bud, fundador e CEO da iProov. O KYC – Know Your Customer é um método de identificação de clientes desconhecidos realizado durante o processo de integração e de autenticação de transações biométrica para impedir atividades digitais fraudulentas.
Organizações líderes em todo o mundo já utilizam iProov para reduzir o risco de fraude de identidade, incluindo o UBS, o ING, o Rabobank e o Knab, no setor financeiro, bem como o Departamento de Segurança Interna dos EUA, o Ministério do Interior do Reino Unido, o Serviço Nacional de Saúde e a GovTech em Cingapura, no setor governamental.
Sobre a iProov
A iProov é líder mundial em autenticação biométrica facial online, trabalhando com governos, bancos e outras empresas para verificar com segurança a identidade do cliente. Suas soluções são utilizadas para integração e autenticação sem esforço, e seus clientes incluem o U.S. Department of Homeland Security, o UK Home Office, o UK National Health Service (NHS), o Australian Taxation Office, GovTech Singapore, Rabobank, ING e outros.
As tecnologias da iProov incluem Liveness Assurance™ e Genuine Presence Assurance®, que garantem que um cliente online é a pessoa certa, uma pessoa real, e que está fazendo a autenticação naquele momento. Isso protege contra os ataques de falsificação de fotos, vídeos, máscaras e ataques digitais e a ameaça emergente de deepfakes. A iProov foi reconhecida pelo Gartner com um fornecedor de soluçõe de Identity Access Management & Fraud Detection. Para mais mais informações, consulte o site da iProov ou siga-nos no LinkedIn ou Twitter.
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