fbpx
GeralParaná

Defesa Civil emite alerta para Morretes

A Defesa Civil do Estado emitiu um alerta pela tecnologia Cell Broadcast para moradores de três localidades em Morretes: bairros Floresta, Rio Sagrado e Sambaqui.

Os recados apareceram nos celulares de moradores e pessoas que estavam nessa área por volta da meia-noite.

De acordo com o Simepar, nas últimas horas choveu acima de 150 mm em algumas cidades litorâneas (Antonina, Morretes e Paranaguá, por exemplo). Em apenas uma hora, entre 17h e 18h, choveu 54,4 mm em Morretes, 35,6 mm em Matinhos e 34,4 mm em Antonina. Em Curitiba foram cerca de 40 mm.

Esse recurso utiliza as antenas de telefonia celular para fazer o disparo da mensagem que se sobrepõe à tela do aparelho das pessoas que estiverem no perímetro do disparo, sem requerer cadastro prévio.

Ele indica eventos de natureza severa e que requer atenção da população.

É o primeiro aviso emitido no Paraná desde que o Cell Broadcast foi implementado, em dezembro do ano passado. Morretes havia participado apenas da fase de teste em meados de 2024.

Três bairros de Morretes estão sob alerta especialfoto Defesa Civil
Três bairros de Morretes estão sob alerta especial
foto Defesa Civil

ATENDIMENTOS – O Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil montaram uma força-tarefa para os atendimentos no Litoral, com apoio das prefeituras.

São 55 militares em sete forças-tarefas, além de servidores municipais e 13 profissionais do Samu.

O BPMOA está dando suporte aos resgates.

Já foram realizados mais de 30 atendimentos nas cidades do Litoral. São 59 desalojados e 13 desabrigados em Morretes, Paranaguá e Guaratuba.

Os desabrigados de Morretes foram alojados no Colégio Estadual do bairro Marta.

A Serra do Mar registrou dois deslizamentos (pedras e sedimentos) durante a madrugada, na altura dos km 14 e 41 da BR-277.

Os trechos chegaram a ser interditados totalmente, mas já contam com desvios. No local foi implantada uma operação especial pela EPR e PRF.

Já na PR-508 – Alexandra-Matinhos, o alagamento de um trecho da rodovia, na altura do km 02, deixa o tráfego bloqueado em ambos os sentidos.

O mesmo ocorreu na PR-407, na altura do km 1,2, onde a água invadiu a rodovia.

As vias serão liberadas somente quando as águas baixarem e as autoridades verificarem que não há mais risco para a circulação na região.

DEFESA CIVIL – Os canais de comunicação já em uso pela Defesa Civil são o WhatsApp, SMS, Telegram e as TVs por assinatura.

No site da Defesa Civil há dicas sobre como agir em diferentes situações de perigo. A Agência Estadual de Notícias também já fez uma matéria com orientações gerais sobre como agir antes, durante e depois de eventos extremos.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo