Em 2022, a Defesa Social em Curitiba avançou em diferentes frentes: na redução da criminalidade em pontos monitorados pela Muralha Digital, na intensificação da atuação da Guarda Municipal, nas preparações para emergências com a Defesa Civil, na leitura inteligente de placas de veículos no trânsito, no combate ao uso de drogas ou na prevenção de tragédias com as vistorias preventivas nas edificações.
“A Defesa Social hoje foca a necessidade do cidadão curitibano e a partir disso, constrói soluções integradas, envolvendo tecnologia, pessoas, procedimentos e governança. Esse é o conceito de uma cidade inteligente”, diz o secretário municipal de Defesa Social e Trânsito, Péricles de Matos.
Uma das grandes apostas da gestão é a Muralha Digital, o cerco de segurança implantado pela Prefeitura e que tem ajudado a reduzir crimes na capital. Com quase dois anos de funcionamento, é possível avaliar os primeiros resultados: redução de até 40% nas ocorrências de crimes em pontos monitorados pelas câmeras da Muralha Digital, instaladas no Centro e nos bairros, em terminais de ônibus, escolas, praças, parques, Ruas da Cidadania e também nos radares de trânsito da cidade.
Um desses locais é a Praça do Redentor (Praça do Gaúcho), no bairro São Francisco. Antes da instalação do equipamento, no primeiro semestre de 2020, foram registradas no local 259 ocorrências. O número caiu após a instalação das câmeras da Muralha Digital, com 167 registros no mesmo período em 2021 e 147 em 2022.
“É um bônus para o cidadão, pois há uma redução da criminalidade nos principais logradouros públicos cobertos por essas câmeras e a produção de materialidade nas investigações criminais. Para o gestor público, o ganho é a produção de informações reais e instantâneas que auxiliam na tomada de decisões em prol da comunidade”, destaca Matos.
Em 2022, cerca de 200 imagens captadas pela Muralha Digital foram cedidas ao Ministério Público, ao Poder Judiciário e às forças policiais para auxiliar na elucidação de crimes ocorridos nas áreas cobertas pelas câmeras.
Além da ampliação da cobertura das câmeras, com novas instalações, a Muralha também está presente nas ações de segurança desenvolvidas pela Guarda Municipal com as imagens das câmeras de corpo (body cams) usadas nos uniformes dos profissionais e acompanhadas em tempo real no Centro de Controle Operacional da Muralha Digital.
A Guarda Municipal de Curitiba desenvolve programas sociais de prevenção nas comunidades curitibanas. São eles:
– Guarda Municipal Mirim: presente em 14 escolas municipais, no atendimento de 1.400 estudantes no contraturno escolar.
– Teatro de Fantoches: 61 apresentações para um público de 8.768 crianças.
– Contação de Histórias: 29 apresentações para 2.491 crianças e idosos.
– Cão Amigo: 119 atendimentos para um público de 27.394 pessoas.
Guardas capacitados
O Centro de Formação da Guarda Municipal de Curitiba – Comandante Emérito Inspetor Odgar Nunes Cardoso ofertou 23 cursos de formação, nivelamento e aperfeiçoamento, contemplando 4.411 alunos, entre guardas municipais de Curitiba, Região Metropolitana e interior do Paraná, agentes da Superintendência de Trânsito, servidores da Prefeitura e comunidade.
Destaque para a capacitação ofertada pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) para a Guarda Municipal de Curitiba, uma ação inédita no país. Com a formação, a GM irá realizar os trabalhos de levantamento, atendimento e registros de acidentes em uma rodovia federal, no caso, a Linha Verde (BR-476). Os atendimentos da GM começam em 2023.
Equipamentos de ponta
– Entrega de 1.316 pistolas calibre 9 mm em 2022, adquiridas no 1º pregão eletrônico internacional da história da Prefeitura, realizado em 2021.
– Aquisição de 193 espingardas.
– Entrega de 631 coletes balísticos.
– Processo de aquisição de 500 coletes balísticos nível III-A.
Alguns números (até outubro)
– 135 ocorrências diárias atendidas pelos guardas municipais.
– Seis prisões diárias de suspeitos de crime.
– Redução de 2% nas ocorrências de dano, em relação ao ano anterior.
– Em 2022, foram 133 prisões por agressão física ou verbal à mulher e 176 flagrantes de agressores por violação de medida protetiva concedida pela Justiça.
– A Patrulha Maria da Penha fez 7.136 atendimentos à mulher vítima de crimes
Operações integradas
Em 2022, houve 205 operações de Ação Integrada de Fiscalização Urbana (Aifu), 47 ações integradas de interesse público, 190 operações diversas, dez operações Retináculo, voltadas à repressão de furto e receptação de materiais furtados do patrimônio público; 83 operações Paz no Futebol, 124 operações de blitz e 10 operações Trânsito Seguro.
Ouvidoria e Corregedoria
Atendimento a 290 reclamações e recebimento de 663 elogios à Guarda Municipal em 2022. Foram 487 procedimentos e análises pelo corregedor, 516 pela Comissão de Apuração Disciplinar e 43 pela Comissão de Processo Disciplinar.
Atuação estratégica
O Departamento de Inteligência da Defesa Social coordenou dez operações Retináculo, que têm como objetivo coibir o crime de receptação de materiais furtados que são patrimônio da Prefeitura. Quatro homens e uma mulher foram presos pelo crime de receptação durante as vistorias.
Além disso, a inteligência atuou em apoio a ocorrências relacionadas à identificação, qualificação de responsáveis e acompanhamentos de situações como poluição visual, roubo, furto de fiação de cobre e outros. Destaque para a atuação no acompanhamento das eleições 2022.
Integração das Guardas Municipais
O Consórcio Intermunicipal das Guardas Municipais da Região Metropolitana de Curitiba (Coin) foi idealizado e é liderado por Curitiba. Em 2022, inúmeros avanços foram alcançados no registro e formalização do consórcio, definição de pessoal, parcerias, capacitações, entre outros. Destaque para a certificação de 24 guardas municipais de cidades da Região Metropolitana de Curitiba (RMC) na 3ª edição do Curso Básico de Inteligência Municipal de Segurança Pública (CBIMSP).
O Departamento de Política sobre Drogas ampliou os atendimentos do projeto Intervidas em 2022. O projeto tem como objetivo fazer abordagens a dependentes químicos em locais públicos da cidade para oferecer serviços especializados.
Desde a pandemia, o atendimento estava concentrado no Viaduto do Capanema, junto ao Programa Mesa Solidária. Agora as abordagens também acontecem nas praças da cidade.
A ampliação resultou no atendimento de 8.748 pessoas, com a inserção no mercado de trabalho de 726 delas.
Mais trabalho contra as drogas
– 2.261 pessoas foram atendidas pelo projeto Nova Morada Vida Nova, desenvolvido em dois hotéis sociais com 150 vagas localizados no Centro. Desde o início do ano, 136 pessoas conseguiram a autonomia, com trabalho e moradia, após passar pelo projeto.
– 105 parcerias com a sociedade civil organizada foram estabelecidas para amplificação dos projetos. Com elas, foi possível desenvolver ações de elevação da autoestima e cuidado pessoal, com 14 ações e 210 atendimentos de corte de cabelo e barba (Dia do Bigode), e 11 ações e 133 atendimentos de esmaltação de unhas e outros cuidados (Dia da Beleza). Além da aproximação com empresários (Hope Riders).
– Ampliação do projeto As Valentinas, voltado às mulheres em situação de vulnerabilidade, composto por ações de convivência e oficinas para a melhora da autoestima e da confiança em si mesmas.
Em 2022, a Defesa Civil de Curitiba deu mais um grande passo na prevenção de desastres. A Prefeitura realizou, em setembro, um pregão online para a compra de dez estações meteorológicas que permitem um monitoramento mais preciso das mudanças climáticas.
Os equipamentos detectam uma variedade de indicadores climáticose há um software especializado para facilitar a consulta dos dados, como explica o coordenador da Defesa Civil de Curitiba, Nelson Ribeiro.
“O software vai estar conectado às bases de dados da Prefeitura, permitindo um acesso direto da Defesa Civil às informações coletadas. Ele também pode ser integrado a aquisições futuras de novas estações, levando a uma previsibilidade maior”, aponta Ribeiro. “Com estas dez estações novas, nós vamos conseguir mapear Curitiba inteira, de forma ampla, e tornar a resposta dos órgãos da Prefeitura mais eficiente.”
Em 2022, 796 ocorrências foram atendidas pela Defesa Civil.
Cosedi: crescem vistorias em edificações
Em um ano, as vistorias em edifícios de Curitiba aumentaram 23,45%. De outubro de 2021 a setembro de 2022, foram feitas 2.142 vistorias, enquanto de outubro de 2020 a setembro de 2021 foram 1.735. A informação é da Coordenadoria de Segurança de Edificações e Imóveis (Cosedi) da Prefeitura de Curitiba.
Dois são os motivos para esse crescimento: a informatização dos serviços da coordenadoria e o crescimento da equipe de profissionais que faz esse trabalho.
“Hoje as vistorias são 100% informatizadas em um sistema de vigilância e controle, o que torna o trabalho mais prático e ágil. Além disso, nossa equipe cresceu”, explica o coordenador da Cosedi, Marcelo Solera.
Entre os benefícios da informatização do sistema está o georreferenciamento dos registros cadastrados, que possibilita a identificação das áreas com maior número de ocorrências, e a emissão de notificações por meio de um aplicativo de impressão. Estas vantagens reduziram o tempo de programação de vistorias de seis para dois dias, e também aumentou o número de vistorias diárias de oito para 15 em 2022.
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