Política

Deltan diz que vai lutar até o fim para continuar deputado federal

“O TSE inventou uma inelegibilidade que não existe na lei. A legislação é objetiva e clara. É inelegível o membro do Ministério Público que sai na pendência de processo disciplinar. Isso não existia no meu caso, não existia nenhum processo disciplinar. A Constituição orienta que restrições de direitos fundamentais não podem ser interpretadas de modo extensivo”.
Deltan Dallagnol participou da “Marcha para Jesus, pela Família e e pelo Brasil”, foi aplaudido pelos participantes e ouviu o senador Sérgio Moro defender seu mandato, elogiar seu trabalho como promotor, as qualidades de cidadão e vida familiar. Também recebeu a solidariedade do vice-prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel.
Deltan Dallagnol participou da “Marcha para Jesus, pela Família e e pelo Brasil”,
Em entrevista ao jornal O Estado de São Paulo disse que vai outar é o fim para defender seu mandato. /”Eu roubei, me corrompi, abusei, torturei? Não”.Deltan aposta numa ação do presidente da Câmara Federal. Artur Lira ( PP-Alagoas), a quem deve recorrer nos próximos dias para uma decisão política que preserve seu mandato.
A votação que cassou o mandato de Dallagnol, como mostrou o Estadão, durou um minuto e seis segundos, se considerado o período entre o fim do voto do ministro Benedito Gonçalves – relator do caso – e a proclamação do resultado.
O deputado perdeu o cargo por unanimidade, com base na Lei da Ficha Limpa, mas ainda cabe recurso. “Meu maior medo é que a cassação faça as pessoas desacreditarem da democracia”.

O ministro Benedito Gonçalves, do Tribunal Superior Eleitoral, deu pontapé para derrubar expoente da extinta força-tarefa da Lava Jato no Paraná – o deputado Deltan Dallagnol -, o magistrado já esteve na mira de apuração por suposta relação com um dos principais delatores da Operação, o ex-presidente da OAS Leo Pinheiro.

Em 2015, Benedito foi alvo de procedimento no Conselho Nacional de Justiça em razão do suposto laço com Leo Pinheiro. A apuração acabou arquivada.

A apuração do CNJ que mirou Benedito foi aberta após a revista Veja mostrar, em 2015, a citação ao ministro do STJ em um grampo da Polícia Federal, levantando suspeitas sobre ‘proximidade’ entre o magistrado e o ex-presidente da OAS.

Dois anos depois, o ministro foi citado em meio às tratativas da delação de Leo Pinheiro, junto a procuradores da Lava Jato, como revelou o jornal Folha de S.Paulo em 2017.

Nesta sexta-feira, 19, o jornal revelou detalhes de uma proposta de delação de Leo Pinheiro, obtida a partir de mensagens da Vaza Jato.

Oito anos depois, Benedito Gonçalves foi o responsável pelo voto que cassou o mandato de Deltan Dallagnol – alçado à Câmara pelo Paraná com 344 mil votos com base em sua atuação na Lava Jato.

Por unanimidade, o TSE considerou que o parlamentar cometeu ‘fraude a lei’ ao deixar o Ministério Público Federal, em novembro de 2021.

O Ministério Público do Paraná não viu irregularidades e o Tribunal Regional Eleitoral aprovou a candidatura e diplomou Dallagnol.

Redação JBA Notícias

Recent Posts

Biblioteca Pública do Paraná tem programação intensa e diversificada até o fim do ano

A programação conta com lançamentos de livros, apresentação musical e sarau, além de atividades voltadas…

2 horas ago

População se surpreende com tecnologia e aprova primeira viagem do Bonde Urbano Digital

O clima dentro do veículo foi de surpresa e entusiasmo. Silêncio, estabilidade e a sensação…

2 horas ago

Primeiro na América do Sul: Bonde Urbano Digital começa a operar entre Pinhais e Piraquara

Inovação no transporte público, o Bonde Urbano Digital teve a sua primeira viagem realizada entre…

2 horas ago

IAT reforça orientações sobre compra legal de animais silvestres; veja as regras

Instituto Água e Terra reforça que apenas criadouros comerciais e estabelecimentos devidamente licenciados podem vender…

2 horas ago

Chuva volumosa até terça e vento na quarta: tempo segue instável no Paraná

Um sistema de baixa pressão deu origem a um ciclone extratropical no Rio Grande do…

2 horas ago

R$ 254 milhões: Estado contrata duplicação de rodovia entre Guaratuba e Santa Catarina

Investimento será de R$ 254,5 milhões, para atender trecho de 12 km da PR-412, incluindo…

2 horas ago