Ministro Benedito Gonçalves (TSE - divulgação)
O ministro Benedito Gonçalves, do Tribunal Superior Eleitoral, deu pontapé para derrubar expoente da extinta força-tarefa da Lava Jato no Paraná – o deputado Deltan Dallagnol -, o magistrado já esteve na mira de apuração por suposta relação com um dos principais delatores da Operação, o ex-presidente da OAS Leo Pinheiro.
Em 2015, Benedito foi alvo de procedimento no Conselho Nacional de Justiça em razão do suposto laço com Leo Pinheiro. A apuração acabou arquivada.
A apuração do CNJ que mirou Benedito foi aberta após a revista Veja mostrar, em 2015, a citação ao ministro do STJ em um grampo da Polícia Federal, levantando suspeitas sobre ‘proximidade’ entre o magistrado e o ex-presidente da OAS.
Dois anos depois, o ministro foi citado em meio às tratativas da delação de Leo Pinheiro, junto a procuradores da Lava Jato, como revelou o jornal Folha de S.Paulo em 2017.
Nesta sexta-feira, 19, o jornal revelou detalhes de uma proposta de delação de Leo Pinheiro, obtida a partir de mensagens da Vaza Jato.
Oito anos depois, Benedito Gonçalves foi o responsável pelo voto que cassou o mandato de Deltan Dallagnol – alçado à Câmara pelo Paraná com 344 mil votos com base em sua atuação na Lava Jato.
Por unanimidade, o TSE considerou que o parlamentar cometeu ‘fraude a lei’ ao deixar o Ministério Público Federal, em novembro de 2021.
O Ministério Público do Paraná não viu irregularidades e o Tribunal Regional Eleitoral aprovou a candidatura e diplomou Dallagnol.
A programação conta com lançamentos de livros, apresentação musical e sarau, além de atividades voltadas…
O clima dentro do veículo foi de surpresa e entusiasmo. Silêncio, estabilidade e a sensação…
Inovação no transporte público, o Bonde Urbano Digital teve a sua primeira viagem realizada entre…
Instituto Água e Terra reforça que apenas criadouros comerciais e estabelecimentos devidamente licenciados podem vender…
Um sistema de baixa pressão deu origem a um ciclone extratropical no Rio Grande do…
Investimento será de R$ 254,5 milhões, para atender trecho de 12 km da PR-412, incluindo…