Política

Deputado federal Felipe Francischini vota a favor de projeto que torna crime obstruir o combate ao crime organizado

O deputado federal Felipe Francischini, junto com a maioria da Câmara dos Deputados, aprovou nesta terça-feira (7/10) o Projeto de Lei 1307/2023, que prevê punição para quem contratar a prática de violência ou grave ameaça contra agente público, advogado ou testemunha envolvida em processos relacionados a organizações criminosas. A proposta segue agora para sanção presidencial.
O projeto considera a contratação ou a ordem para a prática desses atos como forma de obstrução de ações de combate ao crime organizado. A pena prevista é de reclusão de 4 a 12 anos. A medida também alcança vítimas como defensores dativos, jurados, colaboradores e peritos.
“A aprovação desse projeto assegura escolta e medidas de segurança a agentes da lei aposentados que correm risco por terem combatido facções e organizações criminosas. Isso reforça a nossa luta por mais segurança para quem está — ou esteve — na linha de frente contra o crime”, destacou o deputado Felipe Francischini.
Caso Ruy Fontes reforça urgência da lei
A votação ganhou ainda mais relevância após o assassinato do ex-delegado-geral da Polícia Civil de São Paulo, Ruy Ferraz Fontes, morto a tiros em uma emboscada no dia 15 de setembro deste ano (2025), na Baixada Santista.
“Como filho de delegado, cresci vendo de perto o risco dessa profissão e sei bem da apreensão que toda família enfrenta. A morte do Delegado Ruy Fontes é uma ferida aberta que expôs o custo de enfrentar o crime sem amparo do poder público. Este projeto representa um passo importante para garantir justiça e segurança a quem serviu ao país com coragem”, afirmou Francischini.
Regras mais duras e proteção ampliada
De acordo com o texto aprovado, a pena também se aplica aos casos em que a violência ou ameaça for praticada contra cônjuges, companheiros, filhos ou parentes consanguíneos até o 3º grau — ou por afinidade.
A execução da pena deverá começar em estabelecimento penal federal de segurança máxima. O mesmo vale para presos provisórios envolvidos nesses crimes.
Além disso, o projeto altera o Código Penal Brasileiro, estendendo a pena de reclusão de 1 a 3 anos para associação criminosa a quem contratar crime com integrante de organização criminosa — independentemente da pena do delito solicitado.
Proteção a aposentados e familiares
A proposta também modifica a Lei 12.694/2012, que trata do julgamento colegiado de crimes praticados por organizações criminosas, ampliando o direito à proteção pessoal a profissionais aposentados e seus familiares.
Hoje, esse direito é restrito a juízes e membros do Ministério Público. Com a nova redação, policiais — na ativa ou aposentados — e seus familiares também poderão solicitar proteção caso estejam em situação de risco em razão do exercício da função. A avaliação caberá à polícia judiciária ou ao órgão de direção da respectiva força policial.
A proteção se estende ainda a integrantes das forças de segurança pública, Forças Armadas, magistrados e membros do Ministério Público que atuam no combate ao crime organizado em regiões de fronteira, com atenção especial às particularidades dessas áreas.
Redação JBA Notícias

Recent Posts

Guto Silva participa da inauguração de novo posto do Corredor Sustentável do Paraná em Campina Grande do Sul

O secretário estadual das Cidades, Guto Silva, participou nesta quinta-feira (4) da inauguração do GNV…

7 horas ago

Após pressão do Sistema FAEP, governo federal suspende lista de espécies invasoras

O processo de inclusão da tilápia e outras culturas na lista de espécies exóticas invasoras…

7 horas ago

NH Collection Curitiba inaugura Árvore de Natal artística com obra conceitual

O NH Collection Curitiba apresenta, neste fim de ano, uma proposta inédita de decoração natalina:…

7 horas ago

SindArroz-SC não vê compromisso do Ministério da Agricultura com soluções para a crise do arroz

O Sindicato das Indústrias de Arroz de Santa Catarina (SindArroz-SC) participou nesta quarta-feira, 03, de…

7 horas ago

Paraná inicia a distribuição da vacina contra o Vírus Sincicial Respiratório para o Interior

Os imunizantes, que foram incorporados ao calendário de vacinação do SUS neste ano, chegaram ao…

16 horas ago

Fundação Araucária e Renault divulgam programa de bolsas para a indústria automotiva

O programa oferece até vinte e uma bolsas de doutorado, mestrado e graduação, com foco…

16 horas ago