fbpx
Geral

Deputado Guerra destaca na Assembleia ação inédita do Coritiba para famílias de torcedores autistas

Deputado Luiz Fernando Guerra (União) protocolou na sessão da Assembleia Legislativa do Paraná um requerimento contendo Votos de Louvor e Congratulações com Menção Honrosa parabenizando, em nome do Poder Legislativo Estadual, a iniciativa pioneira e inovadora da Diretoria do Coritiba Foot Ball Club que viabiliza a construção de uma sala de acomodação sensorial, destinada para pessoas diagnosticadas com o Transtorno do Espectro Autista e familiares, no Estádio Couto Pereira.

Será o primeiro do país dotado de um espaço com esta especificidade.

No requerimento, o deputado destaca que dotar o Estádio Couto Pereira com esta infraestrutura representa sensibilidade social e respeito para com a causa autista.

“O espaço com paredes com tratamento acústico e mobiliário adequado a esse conforto representa uma forma de inclusão das famílias e socialização do público-alvo”, destaca o requerimento, enaltecendo a parceria da diretoria do Coritiba com o Instituto ICO Project e seus fundadores Emiliano e Elyse Matos.

“Em nome da Assembleia Legislativa do Estado do Paraná prestamos esta justa e merecida homenagem e o reconhecimento público pela ação. Além da construção de um espaço destinado  para recepção dos autistas, também prevê um serviço diferenciado para todos”.

A iniciativa prevê o agendamento para os jogos e acesso exclusivo ao Estádio, encaminhando-os com comodidade e segurança até o ambiente próprio, onde o som ambiente do estádio, músicas, fogos e outros sons não irão atrapalhar a experiência desses torcedores no Couto Pereira.

“Estes atos facilitarão o processo de socialização destas crianças. A preocupação inclui o treinamento para os funcionários encarregados do atendimento personalizado para os familiares que serão auxiliados durante toda sua permanência no local”, descreve o deputado no documento aprovado pelo Plenário da Assembleia Legislativa do Paraná.

“A medida vai eliminar as barreiras invisíveis dentro de um estádio, eliminando estresses, oportunizando condições acústicas, térmicas e de iluminação favoráveis para que os autistas se sintam bem sensorialmente”, avalia o parlamentar.

“Fazemos votos de que esta semente que visa eliminar os estigmas da sociedade, efetivamente, permita a inclusão das famílias e a socialização das pessoas diagnosticadas com o TEA, bem como, sirva de exemplo e inspiração nacional em prol da causa autista”, frisou.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Botão Voltar ao topo