“Nestes 50 anos, a Itaipu se tornou um marco para a engenharia mundial, uma moderna fonte de energia limpa, um símbolo da união e da cooperação entre brasileiros e paraguaios e um modelo na gestão ambiental e responsabilidade social”, pontuou Romanelli.. Créditos: Valdir Amaral/Alep - divulgação
O deputado Luiz Claudio Romanelli (PSD) presidiu nesta quarta-feira, 29, a sessão solene da Assembleia Legislativa do Paraná em homenagem aos 50 anos da Itaipu Binacional e afirmou que a hidrelétrica cumpre um papel fundamental para o desenvolvimento sustentável do Brasil e do Paraguai.
“Nestes 50 anos, a Itaipu se tornou um marco para a engenharia mundial, uma moderna fonte de energia limpa, um símbolo da união e da cooperação entre brasileiros e paraguaios e um modelo na gestão ambiental e responsabilidade social”, pontuou Romanelli. Segundo ele, agora a hidrelétrica binacional renova seu papel na sociedade paranaense com o programa Mais que Energia.
“É uma iniciativa que envolve os 399 municípios do Paraná e 35 do Mato Grosso do Sul para apoiar projetos relacionados à sustentabilidade, com recursos para ações nas áreas ambiental e social”, afirmou Romanelli ao reconhecer a importância da iniciativa autorizada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e conduzida pelo diretor-geral brasileiro Ênio Verri. “Merece todo reconhecimento porque agora a Itaipu, além da grandiosidade como geradora de energia, também vira referência pela contribuição ao desenvolvimento sustentável das nossas cidades”.
Na solenidade, a Itaipu recebeu um diploma de menção honrosa do Poder Legislativo e também houve o lançamento de um selo comemorativo pelos Correios. “A história da hidrelétrica se renova a cada dia e se tornou tão especial graças à competência e ao compromisso dos trabalhadores, técnicos, engenheiros, ambientalistas e educadores que atuam nos diversos programas patrocinados pela usina”, disse Romanelli.
A constituição da Itaipu Binacional ocorreu em maio de 1974 e a geração de energia começou 10 anos depois. A homenagem ao cinquentenário foi proposta pelo deputado Professor Lemos (PT) e assinada pelo presidente da Assembleia, deputado Ademar Traiano (PSD), pelo primeiro-secretário, Alexandre Curi (PSD), e pelos deputados Hussein Bakri (PSD), Arilson Chiorato (PT), Doutor Antenor (PT), Goura (PDT), Luiz Claudio Romanelli (PSD), Ana Júlia (PT) e Luciana Rafagnin (PT).
A oficina terá duração de duas horas e se propõe a ser um momento de…
Por promover cidadania, literatura e diálogo entre adolescentes em privação de liberdade, ação venceu na…
As empresas terão seus artigos exibidos em uma vitrine especial dentro do site da gigante…
Todas foram contempladas com subsídios do Programa Casa Fácil Paraná para redução do valor de…
Estado recebeu 37.120 doses quarta-feira (3), as quais já foram distribuídas para as 22 Regionais…
Em 2025, o Estado investiu R$ 54 milhões na aquisição de produtos livres de agrotóxicos…