fbpx
Geral

Designers começam a criar looks para o Boqueirão Fashion, semana de moda em Curitiba

Neste sábado (17/6), começou a Residência Criativa, uma das novas atividades incluídas na edição 2023 do Boqueirão Fashion – Semana da Moda de Curitiba.

A Residência Criativa, realizada na Rua da Cidadania do Boqueirão, é uma imersão na qual 27 designers selecionados pela organização do evento se reúnem para criar e conhecer novas técnicas da alta costura. Participa o estilista Enesoe Chan, brasileiro professor de Moda na China.

As criações destes designers serão apresentadas em um dos desfiles do Boqueirão Fashion – Semana da Moda de Curitiba, de 24 a 28 de julho.

Além deste sábado serão organizados mais quatro encontro da Residência Criativa nos dias 1, 8, 15 e 22 de julho, nas dependências da Rua da Cidadania.

“Nosso objetivo é proporcionar oportunidade para designers curitibanos conhecerem e aprenderem novas técnicas e tendências da moda mundial. O estilista Enesoe Chan é um grande nome da moda e ele vai proporcionar um aprendizado único para os 27 artistas que selecionamos para a edição deste ano”, disse o professor e produtor do Boqueirão Fashion, Junior Gabardo.

O evento também oportuniza a conexão dos designers de moda emergentes com criadores experientes na exploração de novas ideias, conceitos e habilidades criativas. Ao mesmo tempo, a ação colaborativa e de inovação sugere um papel importante no desenvolvimento e crescimento da indústria da moda local.

Marly Soares Dias, uma das designers escolhidas para participar Residência Criativa, está feliz com a oportunidade de aprender com um estilista de renome internacional.

“A moda não é apenas cortar e costurar tecidos, vai muito além disso. Nós precisamos imaginar, planejar e conhecer todas as tendencias para que os consumidores gostem do nosso estilo e curtam a nosso trabalho. Estou muito feliz em poder conhecer e aprender com o Chan que é um mestre da moda”, concluiu Marly.

Enesoe Chan

O designer e estilista da alta costura Enesoe Chan é brasileiro e professor de moda na China. Ele é formado em Inglês pela PUC do Paraná; pós-graduado em Negócios da Moda e em Comunicação e Moda pela Universidade Anhembi Morumbi, em São Paulo; mestre em Comunicação e Mídia pela Universidade São José em Macau, China; e atualmente cursa doutorado em Design na Universidade de Lisboa, em Portugal.

Nos últimos 15 anos, lecionou Moda em Xangai, na China, na Raffles Design Institute, na Dong Hua University e na University for the Creative Arts (UCA) Shanghai Center.

“Aqui na residência vou mostrar que a moda tem várias linguagens e pode também ser um instrumento para que todos passem a sua mensagem. O conteúdo depende de cada um deles, mas a moda tem que ser o instrumento onde eles tem a oportunidade de contar sua história ou mandar a sua mensagem e não apenas criar um vestuário”, disse Chan.

Parceria

A iniciativa também está alinhada em níveis importantes do Boqueirão Fashion, já que todo o material que será utilizado nos looks produzidos nesta residência será doado por comerciantes das lojas da Rua Dr. Bley Zorning, conhecida como a rua das malharias de Curitiba, localizada no coração do Boqueirão.

De acordo com o administrador regional Ricardo Alexandre Dias, os interesses se complementam a favor da comunidade curitibana.

“A criação de um programa de residência criativa de moda no âmbito do evento Boqueirão Fashion tem o potencial de trazer diversos benefícios para a cadeia produtiva da indústria de moda e para a economia criativa da cidade”, disse o administrador.

Boqueirão Fashion – Semana da Moda de Curitiba

A 8ª edição do Boqueirão Fashion, agora Semana da Moda de Curitiba começa no dia 24 de julho, às 19h30, na passarela da Rua da Cidadania. O evento vai envolver cerca de 600 pessoas na organização.

Além de revelar novos talentos da moda, a ideia é promover e valorizar a circularidade das roupas, a cadeia produtiva regional e estimular o apreço da população pela arte, cultura e estética.

A edição 2023 ganhou nova marca e a programação estendida em duas fases. A agenda inclui casting para escolha dos modelos, encontro da cadeia produtiva e exposição fotográfica.

Programação do Boqueirão Fashion

• CASTING ABERTO – 24 de junho, às 14h.
Local – Ginásio da Esportes da Rua da Cidadania do Boqueirão
As modelos escolhidas ganharão treinamento para desfilar no evento e serão convidadas a compor o casting das escolas e agências participantes.

• EXPOSIÇÃO FAS – 24 de julho. Abertura às 19h30
Local: Passarela da Rua da Cidadania
Exposição fotográfica produzida por jovens produtores de moda com o objetivo de ressignificar e valorizar as peças de vestuário doadas para a Fundação de Assistência Social de Curitiba (FAS). Serão 38 painéis usando a cidade de Curitiba como temática e mostrando peças de roupas doadas pela população. A valorização dessas peças contribui para a autoestima de quem as recebe e ressignifica o processo de doação.

• ENCONTRO CADEIA PRODUTIVA DA MODA – 25 e 26 julho
Local – Ginásio da Esportes da Rua da Cidadania do Boqueirão
Tem como objetivo promover intercâmbio entre os componentes da cadeia produtiva da moda de Curitiba. Participam fornecedores de produtos e serviços. A ação tem parceria com o Sebrae.

• OFICINAS DE MODA – 25 e 26 de julho, das 14h às 18h
Local – Ginásio da Esportes da Rua da Cidadania do Boqueirão
Participação gratuita com certificação para participantes. Evento tem parceria escolas de moda e Sebrae, com duas a três oficinas por dia. As oficinas da moda terão cursos de customização em jeans com apoio do Senai e o suporte das escolas do segmento.

• DESFILES – 27 e 28 julho, às 19 horas
Local: Passarela da Rua da Cidadania
Serão oito desfiles nos formatos coletivos e individuais, com presença de 60 modelos (dez new faces e 50 profissionais). A organização estima um público de 1.100 pessoas por desfile.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo