divulgação
Criativo ou bobo? Alguns dos métodos usados por fraudadores são reconhecidamente sofisticados, mas há aqueles que chegam a usar um gato na tentativa de burlar a detecção de vivacidade quando pretendem invadir um sistema e precisam passar pelo envio da selfie.
Mais recentemente, com a grande expectativa da estreia de Barbie – O Filme, a boneca mais badalada do momento vem sendo indevidamente usada para burlar recursos de verificação de identidade. Essas e outras revelações foram feitas pela Sumsub, empresa global de verificação de identidade de ciclo completo.
De acordo com Tony Petrov, especialista em prevenção de fraudes e lavagem de dinheiro, “alguns métodos utilizados nas tentativas de invadir sistemas chegam a ser bizarros”. Sendo assim, a plataforma que atende mais de dois mil clientes de várias partes do mundo reuniu as TOP 10 maneiras mais estranhas que as pessoas usam na tentativa de burlar a verificação de identidade:
“Felizmente, esses TOP 10 recursos ‘criativos ou bobos’ de burlar o processo de verificação de identidade representam 0,5% de todas as verificações rejeitadas pela prova de vida. Alguns deles envolvem fraudadores, enquanto outros estão se divertindo, vendo até que ponto um método maluco enganaria a verificação”, afirma Petrov.
De acordo com o especialista, como prova de vivacidade, o Liveness analisa os dados biométricos de uma pessoa usando algoritmos de aprendizado de máquina (machine learning) com alta precisão, proporcionando mais proteção ao cliente. “Dispensável dizer que o sistema nunca deixou passar nenhuma escultura, capa de revista ou gato pela verificação de identidade com sucesso”.
As principais maneiras de usar o Liveness da Sumsub incluem:
A plataforma, diz Petrov, une verificação de usuários e negócios, monitoramento de transações, prevenção de fraudes e soluções de gerenciamento de casos em um único painel. “Ao realizar verificações cruzadas dos dados do usuário em todas as etapas e consolidar um perfil de risco, a plataforma passa a combater a fraude durante toda a jornada do usuário. Isso é feito em vários idiomas, de acordo com as regras de cada país”.
Mostra “TERRATECIDA” abre nesta terça-feira (09), a partir das 19h. Em cartaz até o dia…
De acordo com o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), mesmo não…
A tradicional produção natalina do Centro Cultural Teatro Guaíra reúne quase 150 artistas, envolvendo os…
A classificação, a melhor na graduação do Indicador de Situação Previdenciária (ISP) dos Regimes Próprios…
As obras foram iniciadas na última quarta-feira (3) com a fundação rasa, momento em que…
O segundo prêmio, de R$ 100 mil, foi para uma residente do bairro Campo Comprido,…