fbpx
Geral

Dia do Comerciante homenageia empresas que contribuem para a economia nacional

A Associação Comercial do Paraná (ACP) celebrou 16 de julho, o Dia do Comerciante, com a entrega de homenagens em alusão à data para três empresas paranaenses que contribuem para o desenvolvimento econômico do país: Mili S.A. (na categoria Pioneirismo e Tradição), Gazeta do Povo (na categoria Inovação) e Companhia Paranaense de Energia (Copel), pela Contribuição ao Desenvolvimento Socioeconômico do Paraná. 

O Dia do Comerciante foi instituído pela Lei n⁰ 2.048/1953, e é celebrado anualmente pela ACP, sempre com o reconhecimento aos profissionais e marcas do comércio estadual.

“Essa é uma data de primordial importância, quando celebramos os feitos de grandes empresas que contribuíram para o desenvolvimento socioeconômico do Estado. Destaco que as três homenageadas deste ano têm algo em comum, que é fomentar o desenvolvimento do Paraná cada uma à sua maneira”, disse.

“A Mili com mais de 40 anos de mercado, pioneira na fabricação de papel tissue; a Gazeta do Povo, que com 105 anos de atuação se dedicou a fortalecer os negócios no Paraná e a Copel, uma das maiores companhias elétricas do Brasil. Nada mais justo do que homenageá-las”, afirmou o Presidente  da ACP, Antonio Gilberto Deggerone.

Empresas homenageadas

Atualmente com três plantas industriais no Brasil, a Mili S.A. foi fundada em Curitiba em 1983, sendo uma empresa de capital nacional e pioneira na produção de papel higiênico.

Inclui em seu portfólio produtos da linha personal care que se tornaram um sucesso no mercado, concorrendo com gigantes multinacionais do setor.

“É com honra e gratidão que agradeço profundamente à ACP. Receber essa homenagem ao lado dessas empresas é inspirador e nos enche de orgulho. Procuramos crescer e desenvolver o profissionalismo na gestão acreditando nas pessoas. E que essa homenagem sirva de inspiração para continuar”, comemorou o Conselheiro Executivo da empresa, Edvaldo Padovani, que recebeu a homenagem.

A Gazeta do Povo, que vem acompanhando as tendências da mídia e remodelando o seu negócio (sendo hoje um jornal digital com conteúdo de qualidade e com cerca de 133 mil assinantes), foi representada por seu Diretor de Negócios e Operações, Guilherme Vieira.

Ele iniciou sua fala lembrando sobre os desafios da Inteligência Artificial.

Comentou que, ao se preparar para a homenagem, inseriu o termo “comerciante” no ChatGPT e obteve como resultado “o comerciante é um verdadeiro herói no Brasil, diante da alta carga tributária e oscilações de mercado”.

“É uma noite especial para receber o prêmio ao lado de empresas paranaenses. Nesses 105 anos nunca fomos tão influentes e agora estamos diante da revolução da IA. Sabemos que o mundo passa por rápidas transformações e entendemos que o jornal e a liberdade de expressão serão ainda mais importantes. Esse prêmio tem um valor muito especial para todo nosso time”, celebrou.

Com capital aberto na bolsa de valores, a Copel investiu nos últimos cinco anos mais de R$ 12 bilhões em obras de infraestrutura e de inovação.

“É um privilégio para mim e para todos copelianos e copelianas receber essa distinta homenagem. O comércio cresce e nos desenvolvemos com a força da Copel. Somos uma empresa do Paraná e temos o compromisso com a inovação e com o nosso estado”, declarou o Presidente da Copel, Daniel Pimentel Slaviero.

Comércio pujante

Pesquisa realizada pela ACP, apontou o crescimento de 4% nas vendas do comércio no Paraná, no primeiro quadrimestre de 2024.

O Paraná possui atualmente 356.809 empresas ativas, sendo destas 69.884 instaladas em Curitiba, de todos os portes.

Um estudo efetuado no final do ano passado mostrava que o número de empresas era de pouco mais de 62 mil na capital.

Os dados atualizados indicam que mais de 7 mil empresas varejistas foram abertas em Curitiba apenas neste primeiro semestre, dados que refletem a força do comércio paranaense.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo