Para inovar e homenagear os profissionais que atuam na Secretaria do Meio Ambiente da Prefeitura de Curitiba, entre eles, o Departamento de Pesquisa e Conservação da Fauna, o Museu de História Natural do Capão da Imbuia, em Curitiba, iniciou uma ação que aproveita as datas comemorativas para promover palestra e exposição informativa das profissões ligadas ao meio ambiente dentro da instituição.
O Dia do Zootecnista celebrado neste sábado (13 de maio) foi a primeira profissão escolhida pelo museu, onde trouxe como convidado o zootecnista do Zoológico Municipal de Curitiba, tesoureiro do CRMV-PR e integrante da Câmara Técnica de Zootecnia do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV), Carlos Grubhofer.
“Essa é uma grande oportunidade de representar a classe, enaltecer nosso trabalho e resultados da atuação dos zootecnistas. Ao mesmo tempo, apresentar nosso papel e importância para comunidade Curitibana”, destacou Grubhofer que palestrou sobre o papel e a importância do trabalho dos zootecnistas com animais silvestres.
“A preservação das coleções de exemplares da Fauna do Paraná e Brasil, visando estudos científicos, a coleção expositiva e uma coleção didática, a qual emprestamos à algumas escolas visando promover a educação ambiental estão entre as atividades do Museu. Considerando que também recebemos uma quantidade muito grande de visitantes, percebemos uma oportunidade para demonstrar a importância e o papel do profissional”, explicou o Cláudio Renato, engenheiro florestal e chefe interino do Museu de História Natural do Capão da Imbuia, que celebra 60 anos, em 2023.
Exposição no Museu
Para exemplificar a atuação do zootecnista, o museu apresentou na exposição o caso do Guará, animal do Zoológico Municipal de Curitiba.
Por meio de alimentação adequada, o animal que chegou ao Zoológico com coloração esmaecida, passou por uma recuperação por meio da alimentação e manejo, voltando a recuperar a cor rubra.
Outro caso exposto, por meio de mural de fotos, foi o antes e depois de uma Camela que tinha reduzido o tamanho das corcovas – região onde armazena gordura que contribui diretamente nas condições de saúde e energia do animal – e teve recuperação em seis meses por meio de nutrição, ambiente e manejos adequados.
Acostumada a façanhas incríveis sob pressão, a maranhense Rayssa Leal, de apenas 16 anos, voltou…
Com chapéu na cabeça e acenos ao público e à imprensa que aguardavam do lado…
A FG Empreendimentos, uma das maiores construtoras e incorporadoras do Brasil, anunciou a abertura de…
O Rockefeller Center, icônico ponto de Nova York, conhecido por sua árvore de Natal e…
Em continuidade à parceria de muito sucesso, a Stanley - marca líder em produtos térmicos para alimentos…
As fábricas da BYD Brasil em Campinas (SP) — fábrica de módulos fotovoltaicos, fábrica de…