fbpx
Pet

Dia Mundial da Saúde: importante fazer o check-up do pet também!

O bem-estar dos animais de estimação exige um cuidado permanente com a saúde e prevenção a várias categorias de doenças. Para que cães e gatos tenham melhor qualidade de vida, é essencial que mães e pais de pets tenham a preocupação de realizar uma avaliação anual, visando garantir que tudo esteja bem com o animalzinho.

O check up é uma consulta veterinária para acompanhamento das medidas profiláticas contra pulgas, carrapatos, verminoses, além da atualização da carteirinha de vacinação. Os pets devem ser vacinados anualmente para prevenção a doenças como a raiva, gripe canina, entre outras.

De acordo com Thais Matos, médica veterinária da DogHero, maior empresa de serviços para pets da América Latina, durante a avaliação, o pet passa por uma anamnese, avaliação física e, em alguns casos, exames laboratoriais. Muitas doenças podem passar despercebidas pelos tutores no dia a dia. Por exemplo, alergias, que podem ser de ordem alimentar, artrite/artrose, cistite, doenças cardiovasculares e ainda o câncer, principalmente em pets acima de 8 anos e não castrados e gatos de vida livre.

A especialista menciona que durante o check-up é possível detectar doenças endócrinas como hipotiroidismo (em cães), hipertiroidismo (em gatos), diabetes, doenças renais (especialmente em gatos acima de 8 anos), obesidade, otite (inflamação ou infecção do conduto auditivo e problemas com vermes. Doenças periodontais também são consideradas importantes na consulta, pois o tártaro, além de causar mau cheiro na boca, também é fonte de infecção bacteriana.

“Os exames solicitados para os gatos são parecidos com os dos cães, com a diferença que os felinos necessitam de um cuidado maior com a saúde renal e hepática. Não devemos subestimar qualquer tipo de doença, pois muitas delas são silenciosas. Existem pets que se tornam diabéticos e o tutor só vai descobrir quando o animalzinho apresenta uma complicação séria como uma catarata, por exemplo. Isso poderia ter sido evitado com exames simples de rotina como glicemia ou frutosamina”, completa a médica veterinária da DogHero.

A visita regular ao médico veterinário é uma das melhores formas de prevenção, é essencial para a realização de um conjunto de exames (inclusive clínicos ou laboratoriais). Para ficar por dentro de como é realizada essa avaliação, a doutora Thais Matos, explica o que consiste o exame geral de cães e gatos:

Anamnese — Na anamnese serão investigados sinais comportamentais, frequência do cio, hábitos alimentares, quantidade de água ingerida, passeio e animais contactantes.

Exame físico  No exame físico são avaliados os aspectos como: a pele do pet, se há presença de pulgas e carrapatos, os ouvidos, a saúde bucal, a auscultação cardíaca e pulmonar e ainda a medição da pressão arterial.

Exames laboratoriais — Os exames laboratoriais mais solicitados em um check-up são hemograma e avaliação das funções dos rins e fígado. A escolha do exame varia segundo a idade e condições identificadas na anamnese do pet.

Vermífugo — No check up a vermifugação também será colocada em dia. Normalmente ela é feita a cada seis meses nos pets que frequentam a rua e, caso esteja desatualizada, é possível, através dos exames, identificar se o animal de estimação está ou não com vermes. A periodicidade pode variar conforme os hábitos de vida do pet e da conduta do médico veterinário.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Botão Voltar ao topo