fbpx
Cidadania

Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes de Trânsito: 8 dicas para um trânsito mais seguro

Desde 2005, o terceiro domingo de novembro foi eleito pela Organização das Nações Unidas (ONU) como o Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes de Trânsito, mais conhecido como “WDR, World Day of Remembrance”.

Neste ano, a data será celebrada no dia 20 de novembro e é uma oportunidade para refletirmos sobre a importância da conscientização da população no trânsito, com adoção de medidas preventivas. Além de ser um momento de reflexão sobre atitudes como a responsabilidade e o respeito no trânsito.

Atualmente, a falha humana é uma das principais causas de acidentes nas estradas e nas ruas por todo o Brasil. Um estudo realizado pelo Ministério dos Transportes, Portos e Aviação revelou que em 53,7% dos acidentes, a causa é a imprudência dos condutores. Desta porcentagem, 30,3% ocorrem por infração das leis de trânsito e 23,4% por falta de atenção do condutor.

Para enaltecer a data e promover um trânsito mais seguro e gentil, a LeasePlan separou 8 dicas, confira a seguir:

  1. Celular? Nem pensar!

Quando falamos que a falta de atenção do condutor é uma das maiores causas dos acidentes de trânsito, podemos considerar que o uso do celular ao volante contribui para isto. Por mais que no Código Brasileiro de Trânsito esteja explicitado que é proibido mexer no celular durante a condução de um veículo, ainda muitos condutores arriscam e dão aquela rápida olhadinha em seu WhatsApp, atendem ligações ou até, navegam em suas redes sociais.

  1. Respeite os limites de velocidade

No topo das infrações mais cometidas pelos brasileiros, está o excesso de velocidade. Além disso, dirigir em alta velocidade também é uma das maiores causas de acidentes de trânsito no Brasil. Então é papel do condutor dirigir respeitando os limites de velocidade da via, protegendo assim a sua vida, e de toda a população.

  1. Use a seta

Apesar de muitos motoristas se esquecerem dela, a seta é uma ferramenta muito importante na direção. Sinalizar a mudança de faixa, ou indicar que irá entrar na rua à direita ou à esquerda, é fundamental para evitar acidentes no trânsito. Por isso, não se esqueça de usar de forma responsável a seta enquanto dirige.

  1. Seja tolerante

O trânsito não é feito apenas por motoristas. Motociclistas, ciclistas e, claro, os pedestres, também fazem parte. Respeite o espaço de cada uma destas pessoas e dirija de forma responsável, cuidando do coletivo e não apenas do seu veículo.

  1. Não dirija com sono

Apesar de variar de pessoa para pessoa, o recomendado para um adulto é dormir ao menos 8 horas por noite antes de começar um dia de trabalho. Pouco tempo de sono pode afetar a concentração e ainda causar fadiga.

  1. Confira as condições do veículo

O veículo pode ser uma máquina ainda mais perigosa se não estiver com suas manutenções em dia. Por isso, verifique itens básicos como, por exemplo, o óleo, a calibragem dos pneus, o estepe, freio, entre outros.

  1. Obedeça às leis de trânsito

Seguir as leis impostas no Código de Trânsito Brasileiro é uma obrigação de qualquer motorista. Essa atitude não só evita multas como também salva vidas no trânsito. Então, sempre respeite os limites de velocidade e não ultrapasse em locais proibidos. Não coloque sua vida em risco – nem a de outras pessoas – para chegar apenas 5, 10 minutos mais cedo.

  1. Sinalize a via em caso de acidente ou parada

Mesmo seguindo as dicas, ainda assim motoristas estão suscetíveis a acidentes ou também, a situações inesperadas – como um pneu furado. E até mesmo, muitos acidentes podem acontecer por causa de outros veículos parados na pista que não estão bem-sinalizados. Por isso, sinalize a pista com uma distância razoável, para que os outros motoristas percebam o obstáculo à frente. Prefira parar o seu veículo em uma reta e, além do triângulo, use galhos ou outros objetos para sinalizar.

 

Sobre a LeasePlan

A LeasePlan está há mais de 50 anos no mercado e é líder mundial no setor de car as a service e busca, cada vez mais, proporcionar a mobilidade necessária para pessoas e empresas, sejam elas pequenas, médias ou grandes. Atuando em 29 países e com uma frota de 1,9 milhão de veículos, a empresa oferece suporte total para a administração do ciclo das frotas, desde a compra e manutenção até a sua venda pós término de contrato.  Além disso, atenta a um futuro mais sustentável e ecológico, a LeasePlan tem como meta zerar as emissões líquidas de toda a sua frota até 2030.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo