Empreendedorismo

Dimensional inaugura em Porto Alegre um dos mais avançados laboratórios de serviços industriais do país

Espaço conta com assistência técnica 24 horas, serviços de alta tecnologia para manutenções preventiva, corretiva e preditiva, soluções tecnológicas de automação e acionamentos para máquinas de diversos segmentos da indústria

São Paulo, julho de 2023 – Referência nacional na distribuição B2B de materiais elétricos e produtos relacionados, a Dimensional – empresa do Grupo Sonepar, líder global e nacional no setor – inaugurou em junho, em Porto Alegre (RS), um dos maiores laboratórios de Service Industrial do país. O investimento milionário conta com um novo espaço para assistência 24 horas, serviços preventivos de campo e recursos altamente tecnológicos, como o D+Brain, a mais completa solução de preditiva digital da indústria nacional.

A nova estrutura na capital gaúcha representa mais um passo estratégico do plano de expansão da Dimensional, que, neste ano, anunciou a fusão com a Maxel Materiais Elétricos, passando a ser uma companhia com faturamento superior a R$ 1,2 bilhão líquido em vendas. Essa foi a terceira fusão que a empresa concretizou com alguma gigante do setor nos últimos quatro anos.

“Nós temos o objetivo claro de aumentar fortemente a nossa capilaridade, o nosso market share e, consequentemente, a nossa receita. E, para que isso ocorra, precisamos estar preparados para oferecer os melhores produtos e os melhores serviços aos clientes que atuam estados estratégicos para o nosso negócio”, afirma Daniel Toledo, Presidente da Dimensional.

Service está no DNA da Dimensional há mais de 50 anos

Muito forte na distribuição de materiais elétricos, a Dimensional é reconhecida nacionalmente também por conta da qualidade dos serviços que oferece à indústria há mais de 50 anos. Segundo Anderson Boschetti, Head de Service da Dimensional, a empresa é procurada por clientes de todo o país, que não conseguem resolver problemas complexos com outros prestadores de serviços. “Só quem atua na produção industrial sabe os prejuízos que uma máquina parada pode gerar. A nossa equipe está preparada não apenas para evitar isso, mas também para propor soluções inovadoras, sob demanda”.

Como diferencial da distribuidora, o segmento de Service conta com laboratórios especializados disponíveis para atender aos clientes que necessitam de assistência técnica, manutenção corretiva ou preventiva e suporte em projetos de automação. “O laboratório gaúcho possui a parceria de empresas fundamentais para o setor industrial, e temos profissionais extremamente capacitados, como engenheiros e técnicos, para oferecer qualquer tipo de serviço que envolva os drives utilizados por segmentos fundamentais pra o Rio Grande do Sul, como papel e celulose, mineração, siderurgia, automotivo, alimentício e agronegócio”, pontua.

Mais qualidade e agilidade no Sul do país

Com espaços similares em Curitiba (PR) e em Limeira (SP), onde está localizada sua matriz, a Dimensional inaugura o laboratório com o objetivo de garantir maior agilidade na manutenção e no reparo de qualquer máquina motorizada ou automatizada da indústria, os chamados produtos de automação e drives (acionamentos). Todo o atendimento é oferecido de maneira completa, desde a coleta, o recebimento e a descontaminação até o laudo, os reparos, ajustes e testes – ou seja, os equipamentos são devolvidos aos clientes em condição de uso imediato, com qualidade assegurada e garantia.

Laboratório de Service da Dimensional em Porto Alegre (RS)

“Em um país com dimensões continentais, o transporte de máquinas acaba sendo um empecilho para quem vem de longe. O novo laboratório surge a partir de uma série de estudos, internos e externos, que concluíram que o Sul do país é um grande consumidor de produtos de alta tecnologia e de automação. A região hoje é atendida de forma remota e, para evitar máquinas paradas, é fundamental um atendimento mais rápido, o que demanda um laboratório de Service local”, acrescenta Boschetti.

Máquina parada só se for de forma programada

Um dos grandes diferenciais da área de Service da Dimensional é o D+Brain, uma ferramenta de preditiva digital. Com a tecnologia, os clientes conseguem ter controle de cada máquina “na palma da mão”, de maneira on-line, o que os torna capazes de prevenir e programar possíveis paradas e, assim, reduzir o tempo de manutenção.

É uma solução digital própria, com inteligência artificial e machine learning, que faz o monitoramento de todos os equipamentos, seja o produto novo, reparado ou instalado pelo Service. “O D+Brain diz ao cliente se pode acontecer algum problema com seu equipamento, como temperatura, vibração, corrente e tensão, e, com os dados medidos, evita problemas no futuro. É um sistema inteligente que permite que um equipamento industrial seja parado de modo programado e jamais de forma emergencial por surpresa”, aponta o head de Service.

O especialista destaca que, de forma geral, as equipes de manutenção e engenharia da indústria brasileira possuem poucos dados sobre o comportamento das máquinas e, quando os possuem, dependem da intervenção humana para fazer a captação. “Grande parte das empresas possui sistemas de acionamento de vários fabricantes. O D+Brain está pronto para se conectar com as principais marcas em operação na indústria. Isso é fundamental para facilitar a vida dos clientes e garantir uma única plataforma de coleta e diagnostico de dados”.

Teste com carga, uma exclusividade da Dimensional

Serviço oferecido de forma exclusiva pela Dimensional ao mercado brasileiro, o teste de drives com carga também estará presente no laboratório de Porto Alegre, conforme destaca Boschetti. “Temos capacidade para realizar testes de alto nível, com corrente de até mil ampares, o que nos permite apresentar todos os reports sobre os equipamentos testados. Sem dúvida, é mais um grande diferencial da nossa empresa no mercado”.

Além de realizar a manutenção dos drives, o laboratório de Service é capacitado para oferecer o rejuvenescimento de equipamentos e soluções sob medida, com o desenvolvimento de peças que não estão mais disponíveis no mercado, entregando equipamentos totalmente novos, melhorados e com vida útil de longo prazo. “Se o cliente deseja realizar uma atualização completa da tecnologia dos equipamentos nas suas plantas, nosso time da Service entra com soluções de engenharia completa, oferecendo a diversos setores da indústria produtos e sistemas de automação e acionamentos totalmente integrados, testados e prontos para entrar em operação. Tudo com equipe própria e de parceiros homologados, a fim de garantir a entrega de uma solução turnkey”, finaliza Anderson Boschetti.

 

Sobre a Sonepar

A Sonepar é uma empresa familiar líder global na distribuição B2B de materiais elétricos, soluções e serviços relacionados, com 44 mil colaboradores no mundo e que atua por meio de 80 empresas em 40 países. Em 2022, o Grupo registrou €32 bilhões em vendas. No Brasil, iniciou suas operações em 2001 e também se tornou líder, resultado de diversas aquisições e fusões de empresas no território nacional. Hoje, a Sonepar atua no país por meio de três companhias: Nortel, líder nacional em MRO; Dimensional, especialista em material elétrico, automação e EPI; e Eletronor, distribuidora Rockwell Automation na região Sul. Possui 73 filiais, oito centros de distribuição e mais de 2.000 colaboradores. A Sonepar no Brasil fornece uma linha completa de produtos e soluções em materiais elétricos, infraestrutura, EPIs, ferramentas, fios e cabos, automação, iluminação e datacom, desenvolvidos pelos principais fabricantes do mercado. Comercializa seus produtos via televendas, lojas de varejo, lojas In Company, vendedores externos e plataformas digitais.

 

Sobre a Dimensional

A Dimensional foi fundada em 1967, comprometida em oferecer soluções industriais ao mercado brasileiro. Ao longo de sua história, novas especialidades foram incorporadas ao portfólio e a empresa tornou-se uma das principais distribuidoras especialistas nos segmentos de materiais elétricos, infraestrutura, automação industrial, fios e cabos, iluminação, EPIs e serviços. Ingressou na Sonepar em 2007 e, de lá para cá, incorporou duas empresas do Grupo: a Centelha, em 2019, e a DW, em 2020. Em 2023, concretizou a fusão com a Maxel e, hoje, é uma das maiores distribuidoras nacionais, com sede em Limeira (SP) e 26 filiais espalhadas pelo país.

Redação JBA Notícias

Recent Posts

Ministro Luís Roberto Barroso, presidente do STF e do CNJ, defende a regulação da inteligência artificial para proteger direitos fundamentais da democracia

São Paulo, 22 de novembro de 2024 - O ministro Luís Roberto Barroso, Presidente do Supremo…

18 horas ago

Pequenos negócios da agricultura familiar marcam presença na Feira Sabores do Paraná

Vinte e oito pequenos negócios da agricultura familiar, atendidos pelo Sebrae/PR, marcarão presença na Feira…

18 horas ago

LATAM instala terceira máquina de autoatendimento e aumenta em 35% o volume de bagagens despachadas pelo próprio cliente em Florianópolis

São Paulo, 22 de novembro de 2024 - A LATAM instalou uma terceira máquina de…

18 horas ago

Pinhais atinge 100% no Índice de Transparência da Administração Pública

O Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE) divulgou o Índice de Transparência da…

19 horas ago

Movida inaugura novo ponto de atendimento no aeroporto de Recife

São Paulo, novembro de 2024 — A Movida, empresa de aluguel de carros com a frota mais…

19 horas ago

Natal de Curitiba – programação inicia no Largo da Ordem

O prefeito Rafael Greca abre nesta sexta-feira (22/11), às 19h30, a programação do Natal de…

19 horas ago