Diretor-geral da Itaipu tem encontro com representantes de 50 cooperativas do Oeste
Na reunião, no espaço do PTI no Show Rural Coopavel, foram apresentadas as ações do projeto Inovação Aberta em ASG – Ambiental, Social e Governança
O diretor-geral brasileiro da Itaipu Binacional, Enio Verri, participou nesta terça-feira (6), em Cascavel (PR), de uma reunião com 50 representantes de cooperativas do Oeste do Paraná. O encontro ocorreu no Espaço Impulso, dividido entre o Parque Tecnológico Itaipu (PTI) e a Coopavel, dentro do Show Rural Coopavel.
Também estavam presentes o diretor superintendente do PTI, Irineu Colombo, o diretor de Coordenação da Binacional, Carlos Carboni, e o presidente da Coopavel, Dilvo Grolli.
Na reunião, foram apresentadas as ações do projeto “Inovação Aberta em ASG – Ambiental, Social e Governança: setor agropecuário e estímulo a startups”, em parceria com o PTI. A Binacional está investindo quase R$ 5 milhões na iniciativa e o PTI, outros R$ 196 mil, com vigência de 36 meses.
O objetivo da ação é promover a inovação na gestão sustentável dos recursos hídricos, energia, resíduos sólidos, efluentes e meio ambiente associados ao território de abrangência da Itaipu Binacional, tendo como base os princípios da ASG (do inglês _Environmental, social, and corporate governance – ESG_).
A apresentação do projeto foi feita pelo engenheiro agrônomo André Watanabe, da Itaipu Binacional, e pelo diretor de Negócios e Empreendedorismo do PTI, Eduardo de Miranda. Segundo Miranda, o fomento à inovação e a criação de um ambiente favorável às statups são formas de estimular a fixação na região de recursos humanos que possam contribuir para o desenvolvimento socioeconômico do território.
Enio Verri disse esperar que as ações do projeto tenham impacto positivo para a usina, como a melhoria da qualidade dos corpos hídricos da região (e, consequentemente, do reservatório), na promoção da segurança hídrica e na elevação dos indicadores socioeconômicos e ambientais na região de atuação da Binacional.
Agenda cheia
Enio Verri teve uma agenda cheia no Show Rural Coopavel, na terça-feira (6). Às 9h15, acompanhou o governador Carlos Massa Ratinho Junior em evento no Pavilhão do Show Rural Digital. Em seguida, participou da comemoração dos 20 anos da Vitrine Tecnológica de Agroecologia, que tem Itaipu como uma das parceiras.
O diretor-geral de Itaipu também visitou o estande do Banco do Brasil, da Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores Familiares do Paraná (Fetaep), concedeu entrevistas a veículos de comunicação da região e acompanhou a abertura do evento Dia do Biogás, com a participação de empresas do setor, do CIBiogás e da própria Binacional.
Sobre a Itaipu
Com 20 unidades geradoras e 14 mil MW de potência instalada, a Itaipu é líder mundial na geração de energia limpa e renovável, tendo produzido, desde 1984, 2,9 bilhões de MWh. Em 2023, foi responsável por cerca de 10% do suprimento de eletricidade do Brasil e 88% do Paraguai.