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DNIT encerrou operação tapa buraco na BR 277

Inicialmente, em relação ao tamanho da malha atual sob responsabilidade do DNIT/PR, comunicamos que é de 3.510 quilômetros, somando-se ao chamado Anel de Integração (1.870 km), recebido pelo DNIT após o fim dos contratos de concessões.
Esclarecemos que, 100 % da citada malha é coberta por contratos de manutenção rodoviária.
Em relação ao atual orçamento para obras de manutenção, informamos que, dos 437 milhões informados, 132 milhões são valores empenhados nos últimos dias de 2022, inscritos como Restos A Pagar.
Quanto aos valores de 2023, 113 milhões já foram empenhados e o restante foi liberado para empenho e está em andamento.
Os valores são relacionados aos contratos de manutenção/conservação ao longo de toda a malha rodoviária federal, contemplando os diversos tipos de serviços: tapa-buracos (prioridade máxima), microrrevestimento, fresagem e recomposição, sinalização, etc..
Incluindo-se tanto as rodovias anteriormente concedidas, quanto as demais rodovias já administradas pelo DNIT/PR.
Os recursos disponibilizados permitem ações rotineiras de conservação, corretivas, preventivas e emergenciais, além dos demais serviços de pista e situações de risco aos usuários, além de contratos específicos de sinalização que serão licitados ainda este ano.
BR-277 Curitiba – Paranaguá
Inicialmente, o DNIT informa que a operação de tapa-buracos no segmento entre Curitiba a Paranaguá, na BR-277, foi concluída.
Em relação às obras do km 42, estas continuam em bom ritmo, sendo que os serviços de inserção de concreto projetado nas rochas foram concluídos.
O DNIT irá iniciar a instalação de tela de alta resistência.
Sobre as obras no km 33, o DNIT informa que o projeto está em fase final, e tem como objetivo realizar a contenção do aterro.
Neste momento, os serviços de instalação de dreno profundo, no local, estão sendo concluídos.
Redação JBA Notícias

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