Parque Vila Velha- foto Sergio Mendonça
O filme, dirigido e roteirizado por Juliano De Paula e Bruna Steudel, foi contemplado pelo edital da Embratur “Brasil com S“ e estreou na 28ª Mostra de Cinema de Tiradentes, um dos mais relevantes festivais do país.
O documentário resgata a importância do mítico caminho do Peabiru, uma rede de trilhas ancestrais utilizadas por povos originários para a travessia do continente sul-americano. O Parque Estadual de Vila Velha, com suas impressionantes formações rochosas e riqueza histórica, foi um ponto de referência crucial para aqueles que percorriam esses trajetos.
“O Parque Estadual de Vila Velha, uma das mais antigas unidades de conservação do Brasil, guarda memórias importantes da geologia do planeta e de nossa ancestralidade. Utilizado como referência e orientação pelos povos originários que percorriam o ramal principal do mítico caminho do Peabiru, sendo um destaque geográfico relevante no conjunto de suas formações, foi fundamental para as filmagens realizadas por nós, da FRAME 22, para o documentário Caminhos do Peabiru“, explica Juliano De Paula, diretor e roteirista do curta.
Para Bruna Steudel, que também assina a direção e o roteiro, o projeto tem um significado pessoal. “O Parque Vila Velha é uma das grandes referências naturais e históricas do Paraná. E, para mim, pessoalmente, sempre esteve presente na minha vida e na minha memória. Desde a infância, lembro de ir com a minha escola, depois com a minha família e amigos. Por isso, poder ter a oportunidade, com este prêmio de cinema da Embratur, de fazer com que mais pessoas o conheçam, tanto no Brasil quanto no exterior, é muito gratificante”, afirma.
Valorização e reconhecimento histórico
O reconhecimento da importância do documentário para a valorização do parque também vem do próprio gestor do Parque Estadual de Vila Velha, Leandro Ribas. “Projetos como Caminhos do Peabiru ajudam a reforçar a relevância histórica e cultural do Parque Vila Velha, conectando-o não apenas à sua importância geológica, mas também ao seu papel na história do Brasil e da América do Sul. O cinema é uma ferramenta poderosa para despertar a curiosidade e incentivar mais pessoas a conhecerem e valorizarem este patrimônio natural e cultural”, destaca Ribas.
A produção de Caminhos do Peabiru coloca em evidência um dos mais fascinantes e pouco explorados aspectos da história do Brasil, resgatando a memória ancestral que ainda pode ser percebida nos traços geográficos e culturais da região.
O vídeo promocional do documentário pode ser acessado em: https://youtu.be/WMoZ_RWie-U
Sobre o Parque Estadual de Vila Velha
Localizado a apenas uma hora de Curitiba, o Parque Estadual de Vila Velha é o primeiro parque estadual criado no Paraná, em 1953, e atualmente é uma concessão do Governo do Estado do Paraná, por meio do Instituto Água e Terra, à Soul Vila Velha, uma empresa do Grupo Soul Parques.
As bilheterias funcionam até as 15 horas. O parque indica, a chegada ainda pela manhã, para que os visitantes possam conhecer seus atrativos – Trilha Arenitos Unimed, Furnas e Lagoa Dourada – se deliciar com as diversas opções gastronômicas e ainda aproveitar as atrações de aventura – Tirolesa, Arvorismo e Cicloturismo.
Mais informações podem ser obtidas em https://parquevilavelha.
A oficina terá duração de duas horas e se propõe a ser um momento de…
Por promover cidadania, literatura e diálogo entre adolescentes em privação de liberdade, ação venceu na…
As empresas terão seus artigos exibidos em uma vitrine especial dentro do site da gigante…
Todas foram contempladas com subsídios do Programa Casa Fácil Paraná para redução do valor de…
Estado recebeu 37.120 doses quarta-feira (3), as quais já foram distribuídas para as 22 Regionais…
Em 2025, o Estado investiu R$ 54 milhões na aquisição de produtos livres de agrotóxicos…