Dom José Peruzzo na Câmara foto rodrigo fonseca
O religioso foi recebido por parlamentares e apresentou ao grupo o planejamento das celebrações do Corpus Christi 2024, pedindo o apoio da CMC ao evento.
A data, que remete à Quinta-Feira Santa, consta no calendário católico desde o século 13.
“Peço ajuda para as celebrações e o orçamento que tudo isso implica. Não precisamos apenas de escolas, de saúde e de alimentos. Precisamos também de celebração. O abraço em um ambiente familiar é tão importante quanto o pão. Se faltar um, os dois se esvaziam”, lembrou Dom Perruzzo.
Dirigindo-se aos parlamentares, o bispo católico saudou e agradeceu toda a cordialidade recebida em visitas à Câmara de Curitiba. “Sempre que venho a esta Casa, eu encontro uma receptividade que me faz questionar se eu sou como os vereadores e vereadoras, tão cordial quanto são eles comigo”, destacou Dom Peruzzo.
Os vereadores da Câmara Municipal de Curitiba (CMC) destinaram para o Corpus Christi, em 2023, emendas que somaram R$ 375 mil .
O evento faz parte do calendário oficial da cidade, oficializado pela lei 15.219/2018, bem como do calendário oficial turístico do Estado do Paraná, por meio da norma 19.466/2018.
Além do Corpus Christi, o arcebispo de Curitiba pediu apoio aos projetos sociais ligados à igreja. Ele deu como exemplo a Associação Casas do Servo (CSS), que acolhe dependentes químicos em recuperação e pessoas buscando a superação do alcoolismo. “Não somente essa, mas diversas outras entidades e projetos sociais necessitam de aporte de recursos”, salientou.
Os vereadores têm prazo para apresentação de emendas parlamentares, que, neste ano, está prevista para acontecer de 14 a 21 de novembro. Durante esses dias, o projeto da Lei Orçamentária Anual constará na pauta de votações. A CMC tem até 20 de dezembro para aprovar o orçamento da capital do Paraná.
Da Arquidiocese de Curitiba, além de Dom José Antônio Peruzo, acompanharam a visita o padre Juarez Rangel; o diácono Sidnei Lemes; e Cristiane Dobena e Alison Fonteles, da coordenação do Corpus Christi.
O vereador Tico Kuzma (PSD) destacou ainda a visita em plenário do padre José Aparecido, coordenador do Asilo São Vicente de Paulo, que veio pedir renovação do apoio da CMC à instituição que é referência nacional no atendimento e na promoção da qualidade de vida e no resgate à dignidade da pessoa idosa.
Desde 2005, os vereadores e vereadoras têm uma cota individual para emendas ao Orçamento. Ela é viabilizada mediante acordo com o Executivo, o qual autoriza o remanejamento da rubrica “reserva de contingência” – que não é destinada a nenhum órgão ou projeto específico, pois não detalha onde os recursos serão aplicados, servindo para garantir o equilíbrio das contas públicas em situações imprevistas.
A CMC dá ampla publicidade às emendas parlamentares, coletivas e individuais, desde 2014. A divulgação das emendas individuais segue a ordem alfabética dos vereadores. O relatório completo com as 913 emendas incluídas no orçamento de 2023 está disponível no Sistema de Proposições Legislativas (SPL) ou aqui. A execução das emendas depende da autorização do prefeito Rafael Greca.
A oficina terá duração de duas horas e se propõe a ser um momento de…
Por promover cidadania, literatura e diálogo entre adolescentes em privação de liberdade, ação venceu na…
As empresas terão seus artigos exibidos em uma vitrine especial dentro do site da gigante…
Todas foram contempladas com subsídios do Programa Casa Fácil Paraná para redução do valor de…
Estado recebeu 37.120 doses quarta-feira (3), as quais já foram distribuídas para as 22 Regionais…
Em 2025, o Estado investiu R$ 54 milhões na aquisição de produtos livres de agrotóxicos…