As próximas semanas prometem entrar para a história da cultura POP. Já que, no último domingo (21/08), estreou A Casa do Dragão na HBO Max, série do mesmo universo de Game of Thrones, enquanto na primeira sexta-feira de Setembro (02/09), estreiam dois episódios de O Senhor dos Anéis: Os Anéis de Poder, pelo Amazon Prime Video.
Ou seja, em um intervalo de 15 dias, temos a estreia de duas séries que se passam no universo das maiores sagas de fantasia das últimas décadas. A legião de fãs está em êxtase e promete devolver essa empolgação em números, afinal, o primeiro episódio de A Casa do Dragão bateu recorde de audiência com 10 milhões de espectadores no domingo, só na América do Norte.
Portanto, nada mais justo do que discutirmos aqui a diferença entre as duas séries. Seja em relação ao universo em que elas se passam, os custos de produção e, por fim, em quais plataformas estarão disponíveis. Aproveite!
É verdade que para os olhos “leigos” as duas séries são muito parecidas, afinal, ambas são inspiradas em livros, e o tema de fantasia com dragões, reis, princesa e batalhas de espadas, é praticamente o mesmo. Mas, as semelhanças param por aí. As séries são muito diferentes.
Todo mundo sabe que George R.R. Martin, o autor da série de livros, as Crônicas de Gelo & Fogo, da qual Game of Thrones faz parte, é um fã de J.R.R.Tolkien, o autor de O Senhor dos Anéis e Silmarillion, e muita da sua inspiração veio do universo gigantesco construído por Tolkien. Sem falar na curiosa coincidência de até os sobrenomes dos autores serem parecidos, pelo menos em termos de abreviações.
Mas como dissemos antes, as séries são muito diferentes. A história de Senhor dos Anéis é uma epopéia, ou seja, acompanhamos uma grande narrativa de um grupo de heróis enfrentando um grande mal.
Já o universo de GoT é bem diferente. Todos os personagens têm defeitos e virtudes, cometem atos heróicos e covardes, são egoístas e generosos, traem e são traídos em uma série de eventos que vão se dando em consequência de ações tomadas pelos personagens.
Sem falar que, ao menos pelo que vimos até agora, a violência gráfica é obrigatória na série da HBO Max, diferentemente da série do Prime Video. Bom, mas confira abaixo a sinopse de casa série antes de falarmos da produção em si.
Começamos pela série que já está disponível: A Casa do Dragão. Baseada no livro Fogo & Sangue, a série serve como um derivado de Game of Thrones.
Situada mais de 200 anos antes dos eventos da série original, acompanhamos a guerra civil que acontece enquanto os meio-irmãos Aegon II e Rhaenyra almejam o trono. Como descrito em Game of Thrones, no tempo em que a família Targaryen dominava os 7 reinos, a casa era conhecida por seus imponentes dragões, que assim como a família, acabaram praticamente extintos após o conflito interno.
Portanto, os fãs estão ansiosos para ver muitas intrigas familiares e, principalmente, muitas batalhas de dragões.
Assim como a série da HBO Max, esta série é uma “prequel” e traz para as telas pela primeira vez as lendas heróicas da Segunda Era da Terra-média.
Este drama épico se passa milhares de anos antes dos eventos da trilogia O Senhor dos Anéis e leva os espectadores de volta a uma era em que grandes poderes foram forjados, reinos ascenderam à glória e o maior vilão que já fluiu da caneta de Tolkien ameaçou cobrir todo o mundo na escuridão.
Pelos trailers mostrados até agora, a série do Prime Video promete efeitos visuais espetaculares, mostrando que os custos da produção foram muito bem aproveitados.
Falando agora sobre dados mais técnicos, como locais utilizados e, principalmente, custos de produção, a disputa começa a tomar proporções bem maiores.
Em relação às locações, os cenários de House of the Dragon são majoritariamente do Reino Unido, com cenas gravadas na Espanha, Califórnia e Portugal. Já Os Anéis de Poder têm os seus cenários retirados das belas paisagens da Nova Zelândia, onde foram gravados originalmente os 3 primeiros filmes da franquia O Senhor dos Anéis, de Peter Jackson.
A produção da HBO Max custou em torno de $20 milhões de dólares por episódio e considerando que serão 10 episódios na primeira temporada, um custo total de 200 milhões de dólares para trazer ao público a adaptação de A Casa do Dragão. Enquanto que a produção do Prime Video custou o dobro, cerca de 400 milhões de dólares, tornando-se a série mais cara da história.
Como já informamos anteriormente, a série A Casa do Dragão está disponível no HBO Max e os episódios serão lançados todos os domingos às 22h. Já a série O Senhor dos Anéis: Os Anéis de Poder tem 10 episódios e é exclusiva do Amazon Prime Video, sendo disponibilizada todas as sextas-feiras, com estreia dos 2 primeiros episódios confirmada para dia 02/09.
Bom, não podemos ainda apontar qual das duas séries vai fazer mais sucesso, mas certamente as duas produções vão marcar a cultura pop pelos próximos meses.
E você, ansioso para acompanhar as duas séries?
Fonte: https://comparaepoupa.
São Paulo, 21 de novembro de 2024 – A NV, marca fashion fundada pela empresária e…
Em evento realizado dia 6 de novembro, em Campinas, o Maxxi Trainning, empresa da DPaschoal…
O Poder Judiciário tem se deparado com um número cada vez maior de ações envolvendo…
A Copel colocou no ar uma nova campanha e uma página na internet para celebrar…
Curitiba recebe uma releitura da clássica obra de Miguel de Cervantes no palco da CAIXA…
A Prefeitura de Pinhais, em parceria com a Polícia Civil do Paraná (PCPR), realiza no…