fbpx
Empreendedorismo

DTV Play pode aumentar porcentagem de pessoas conectadas na internet pela televisão

O middleware de interatividade DTV Play é um recurso desenvolvido pelo Fórum SBTVD para aprimorar a experiência do telespectador ao permitir que a navegação entre a TV Aberta e internet seja mais fluida.

Desde 2021, os fabricantes de televisores comercializam modelos com o DTV Play embarcado, e a tecnologia permite uma série de vantagens para emissoras e usuários, desde a segmentação de conteúdo complementar fornecido pela internet de acordo com o perfil e os interesses do telespectador até maior interatividade em quizzes, por exemplo.

É o que mostra a pesquisa sobre o uso de Tecnologias de Informação e Comunicação nos domicílios brasileiros (TIC Domicílios) 2021, realizada pelo Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (cetic.br) em junho, que confirma o crescimento e forte tendência do uso de aparelhos de televisão para acesso à internet, alcançando 50% e superando até mesmo o uso de computadores.

O índice é 6% maior que o registrado na TIC Domicílios 2020 (44%). Neste ano, o computador registrou 36% (incluindo máquinas de mesa, notebook e tablet). Em dados anteriores do estudo, o computador já foi o mais usado entre os usuários (80%) e a TV só era usada por 7% da população brasileira.

O estudo mostra que há uma tendência ao uso da televisão para acesso à internet. A televisão disparou em 50% em 2021, enquanto o uso do computador caiu 36% em 2021.

Segundo o presidente do Fórum SBTVD, Luiz Cláudio Costa, isso se deve à modernização da televisão, que conquistou o seu espaço e continua inovando o seu modo de existir. “Em seus mais de 15 anos, o Fórum SBTVD tem trabalhado para criar tecnologias que aprimorem a experiência do telespectador, com mais interatividade, principalmente, com o DTV Play, que traz um novo conceito de consumo para empresas e emissoras também”, ressalta.

Luiz Cláudio ainda destaca que os televisores também estão em constante evolução, refletindo nas novas tecnologias que o Fórum SBTVD desenvolve e que são aplicadas pela indústria. “Todas essas mudanças, estudos e avanços são voltadas para que a população continue recebendo um serviço de qualidade, gratuito e de última geração”, finaliza.

 

SOBRE O FÓRUM SBTVD

O Fórum do Sistema Brasileiro de TV Digital Terrestre (Fórum SBTVD) é uma entidade sem fins lucrativos que contribui para o desenvolvimento da TV digital no Brasil, proporcionando maior qualidade de sinal, mobilidade e interatividade na vida dos brasileiros. É composto por integrantes das emissoras de TV, fabricantes de equipamentos de recepção e transmissão, indústria de software e entidades de ensino e pesquisa, bem como representantes do Governo Federal. O Fórum SBTVD promove e coordena a cooperação técnica entre seus associados e apoia a divulgação do Sistema Brasileiro de TV Digital no Brasil e exterior.

 

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo