Ducci revela na sabatina da ACP proposta para estender a Mãe Curitiba para a área da educação
No setor de saúde, Ducci propôs a construção de um hospital municipal com 400 leitos, além da criação de uma ala para idosos no Hospital do Idoso e a implementação de um Hospital da Mulher Curitibana no Bairro Novo. Ele também defendeu a realização de concursos públicos para profissionais da saúde, com o objetivo de fortalecer o vínculo das equipes com a população.
Com o objetivo de proporcionar aos candidatos à Prefeitura de Curitiba nas Eleições de 2024 a oportunidade de apresentar suas propostas aos representantes do setor produtivo, comercial e de serviços, a Associação Comercial do Paraná (ACP) recebeu na tarde de quinta-feira (5) o candidato Luciano Ducci, do Partido Socialista Brasileiro (PSB), para a Sabatina dos Candidatos.
O evento foi organizado pelo Conselho Político da ACP, sob a coordenação de Ricardo Cansian.
O vice-presidente da ACP, Paulo Mourão, representou o presidente Antonio Gilberto Deggerone na recepção dos participantes, incluindo o candidato Ducci e seu vice, o deputado Goura.
“Em nome do nosso presidente, dou as boas-vindas aos presentes e ao candidato Luciano Ducci”, declarou Mourão. Também estiveram presentes o ex-ministro da Saúde Luiz Carlos Borges da Silveira, coordenador do Conselho do Barão do Serro Azul, além de vice-presidentes, conselheiros e associados da ACP.
Eduardo Stremel, coordenador jurídico da ACP, ressaltou a importância do “Pacto da Paz”, acordo firmado pela associação com o Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), bem como a campanha para incentivar a participação de pessoas com deficiência (PCDs) nas eleições.
“O TRE-PR tem uma campanha para estimular a participação dos PCDs não apenas na votação, mas em todo o processo eleitoral, como mesários e voluntários”, destacou Stremel.
Propostas do candidato
Luciano Ducci, deputado federal, ex-prefeito de Curitiba e ex-deputado estadual, iniciou sua apresentação abordando a questão da desinformação, especialmente em relação à vacinação infantil.
“Estamos enfrentando um grave problema de desinformação, o que levou ao retorno de doenças como o sarampo. Vamos exigir a comprovação de vacinação no momento da matrícula escolar, pois vacinar é um direito das crianças”, afirmou o candidato, que também é médico pediatra e ex-secretário municipal de saúde.
No setor de saúde, Ducci propôs a construção de um hospital municipal com 400 leitos, além da criação de uma ala para idosos no Hospital do Idoso e a implementação de um Hospital da Mulher Curitibana no Bairro Novo.
Ele também defendeu a realização de concursos públicos para profissionais da saúde, com o objetivo de fortalecer o vínculo das equipes com a população.
Na área de educação, o candidato anunciou a ampliação do programa Mãe Curitibana, garantindo vagas em creches para crianças desde o pré-natal. Ele também prometeu a realização de concursos públicos para professores e a construção de 25 novas creches e 10 escolas de tempo integral.
Sobre o centro da cidade, Ducci reconheceu a necessidade de revitalização de áreas degradadas e destacou a importância de ações conjuntas para reverter a deterioração. Na área de segurança, propôs o fortalecimento da Guarda Municipal e a ampliação de patrulhas especializadas, como a Patrulha Maria da Penha e a Patrulha de Proteção Animal, além de criar a Patrulha do Comércio.
Ducci também abordou a questão das pessoas em situação de rua, propondo a criação de uma Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania para implementar o Sistema Único de Assistência Social (SUAS).
Em relação à habitação, o candidato afirmou que pretende trazer 20 mil moradias para Curitiba por meio do programa Minha Casa Minha Vida. Ele também propôs melhorias no transporte público, defendendo a construção de um metrô e a revisão da licitação do transporte público em 2025.
Por fim, o candidato destacou a importância de trabalhar em conjunto com o setor comercial da cidade, garantindo que a correção do valor venal dos imóveis, para fins de IPTU, será ajustada conforme a inflação.
Próximas sabatinas
O vice-presidente Ricardo Cansian destacou a parceria dos candidatos a prefeito e a vice.
“Vocês estão bem situados, com franqueza e profundidade sobre o que falam. Estamos muito contentes e a casa está sempre aberta para recebê-los. Vamos aguardar que nos atenda, pois temos muitas demandas de nossos associados”, afirmou.
As Sabatinas com os candidatos à Prefeitura de Curitiba terão continuidade na próxima semana: segunda-feira (9) às 9h com Cristina Graeml (PMB) e às 17h com Luizão Goulart (Solidariedade); na quinta-feira (12), às 17h com Samuel de Mattos (PSTU) e às 19h com a professora Andrea Caldas (PSOL) e na segunda-feira (16) às 9h com Eduardo Pimentel (PSD) e às 17h com Maria Victoria (PP).