Empreendedorismo

É hora de entender que as mulheres não são apenas parte, mas a essência da comunidade gamer

Nos últimos anos, o universo dos jogos eletrônicos tem passado por uma incrível – e muito benéfica – transformação. Não apenas em termos de oferta de tecnologia e opções de entretenimento, mas também na maneira como enxergamos e valorizamos a diversidade nos games, uma forma de expressão que representa e se encaixa tão bem em nossos tempos atuais. Mais do que nunca, hoje é fundamental destacar a presença e a importância das mulheres neste cenário e entendermos como isso impacta diretamente no nosso mercado. Os games não são uma exclusividade masculina – na realidade, nunca foram, acontece que temos cada vez mais dados, estudos e um declarado interesse dos principais stakeholders que corroboram com o óbvio: não há cenário gamer sem elas.

A presença das mulheres nos jogos eletrônicos é cada vez mais notável. Elas não apenas jogam, mas também criam, desenvolvem e contribuem para a indústria de forma ativa. Seja como jogadoras profissionais, desenvolvedoras, artistas gráficas, streamers e até mesmo fãs, as mulheres continuam deixando sua marca e elevando os padrões de exigência na comunidade. Isso é importante não apenas por questões de representatividade, mas também porque amplia a diversidade de perspectivas e experiências no desenvolvimento e no consumo de jogos.

Valorizar diferentes perfis de consumidores gamers é essencial para uma indústria que busca evoluir e crescer de forma constante. Nesse sentido, as mulheres representam uma parcela significativa do mercado, e ignorar suas preferências e necessidades é um erro drástico de estratégia. Segundo a pesquisa Gamer Brasil de 2023, por exemplo, 69,8% das mulheres no país jogam jogos eletrônicos, e, pelo quinto ano consecutivo, o público feminino é maioria entre gamers brasileiros, representando 53,8% dos jogadores. O cenário global é semelhante.

Portanto, às empresas é crucial abrir diálogos cada vez mais assertivos e tê-las sempre em mente ao criarem estratégias dos novos produtos e, claro, contar com um plano de comunicação direcionado a esse público. Isso inclui campanhas de marketing que representem de forma autêntica as mulheres neste segmento, seja mostrando-as jogando, torcendo, desenvolvendo e, consequentemente, se destacando nesse meio. Dessa forma, outras marcas podem se inspirar para se envolverem e, ao mesmo tempo, mostrarem que elas não são apenas bem-vindas, mas essenciais nesses espaços.

Os grandes eventos do gênero, como a BGS (Brasil Game Show), que acontece na primeira quinzena de outubro em São Paulo, é o exemplo perfeito de oportunidade que pode fortalecer o renovado compromisso de inclusão. Agendas como essa oferecem um ambiente propício para que as companhias possam conhecer o público mais a fundo, além de apresentar produtos e soluções em detalhes e aproveitar para fomentar todo tipo de interação positiva com a comunidade.

A presença e a importância das mulheres no universo dos jogos eletrônicos são inegáveis, e valorizar os variados perfis de consumidores é essencial para o sucesso e crescimento da indústria como um todo. Precisamos fazer nossa parte para garantir que todas as vozes sejam ouvidas para, dessa forma, promover um ambiente cada vez mais criativo, inclusivo e acolhedor.

*Escrito por Marina Correia, gerente de produtos de monitores da Samsung Brasil.

Sobre a Samsung Electronics Co., Ltd.

A Samsung inspira o mundo e molda o futuro com ideias e tecnologias transformadoras. A empresa está redefinindo o mundo das TVs, smartphones, dispositivos vestíveis, tablets, aparelhos digitais, sistemas de rede e memória, sistema LSI, soluções de semicondutores e LED. Para as notícias mais recentes, visite a Samsung Newsroom.

Redação JBA Notícias

Recent Posts

Rayssa Leal conquista o tricampeonato na Liga Mundial de Skate Street

Acostumada a façanhas incríveis sob pressão, a maranhense Rayssa Leal, de apenas 16 anos, voltou…

7 horas ago

Lula recebe alta, vai para casa e diz que vai se cuidar

Com chapéu na cabeça e acenos ao público e à imprensa que aguardavam do lado…

8 horas ago

Empresa abre 40 vagas de trabalho para área da construção civil

A FG Empreendimentos, uma das maiores construtoras e incorporadoras do Brasil, anunciou a abertura de…

17 horas ago

Rockefeller Center destaca programação de fim de ano com novas atrações

O Rockefeller Center, icônico ponto de Nova York, conhecido por sua árvore de Natal e…

17 horas ago

Stanley e Luan Santana: em nova collab, linha “Meteoro” chega com acabamento inédito e exclusivo para comemorar os 15 anos do hit musical

Em continuidade à parceria de muito sucesso, a Stanley - marca líder em produtos térmicos para alimentos…

17 horas ago

Sustentabilidade e Inovação: Fábricas da BYD em Campinas reduzem impacto ambiental

As fábricas da BYD Brasil em Campinas (SP) — fábrica de módulos fotovoltaicos, fábrica de…

17 horas ago