eb Capital e Ministério de Investimentos da Arábia Saudita assinam memorando de entendimento para potencializar o investimento privado em ambos os países
Rodadas de negócios serão promovidas nos próximos meses, no Brasil e na Arábia Saudita, com a finalidade de reunir investidores dessas nações para a discussão de oportunidades de investimentos
São Paulo, 03 de junho de 2024 – A eB Capital, gestora de investimentos alternativos, e o Ministério de Investimentos da Arábia Saudita (MISA, na sigla em inglês) assinaram hoje um memorando de entendimento (MoU) para promover o desenvolvimento econômico em ambos os países, por meio do investimento privado. O cofundador e CEO da eB Capital Eduardo Sirotsky Melzer esteve em Riyadh para assinar o acordo com o ministro de Investimentos da Arábia Saudita, Khalid A. Al-Falih.
Na prática, a gestora e o MISA promoverão uma série de reuniões e rodadas de negócios para reunir investidores do Brasil e da Arábia Saudita nos próximos meses para a discussão de oportunidades, com foco em investimentos alternativos, segurança alimentar e crédito privado, buscando aumentar a troca de informações entre as partes interessadas sobre o cenário de negócios nos dois países e, assim, facilitar aportes de capital que contribuam para o crescimento mútuo de Brasil e Arábia Saudita.
Os mercados financeiros global e brasileiro consideram a Arábia Saudita um parceiro relevante para destravar investimentos e gerar oportunidades de negócios. Empresas líderes em seus mercados e fundos globais de investimento vêm intensificando suas relações com essa região do mundo.
“O Brasil é um país com relações comerciais amplas no ambiente global, e a Arábia Saudita tem proporcionado oportunidades importantes de investimentos e, com isso, atraído os maiores talentos de todas as áreas: arte, gastronomia, entretenimento, esportes. Rafael Nadal e Tom Brady, por exemplo, montaram times naquele país. Além disso, todos os dias empresas líderes chegam ao mercado saudita, assim como fundos de investimentos globais estabeleceram operações relevantes em Riyadh. Portanto, ficamos orgulhosos em ver o Brasil participando dessa elite mundial. Na condição de empresários brasileiros, precisamos mostrar o que temos de melhor, atraindo capital para investir em nosso país e ajudando a promover o crescimento econômico e social tão desejado. Entendemos que, nós, da eB Capital, comprometidos com o nosso país, temos a responsabilidade de participar ativamente desse processo e ajudar a atrair talentos, recursos financeiros e oportunidades para o Brasil”, comenta Eduardo Sirotsky Melzer.
O anúncio foi feito durante visita da delegação brasileira, que inclui líderes do governo, ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), CNI (Confederação Nacional da Indústria) e empresários à Riyadh, com a finalidade de estreitar os laços comerciais.