fbpx
Educação

Ecossistema de inovação da PUCPR premia pesquisadores que se destacaram em 2022 e 2023

Promovido pelo Hotmilk, evento Café com Ciência premiou 70 inventores e suas 23 propriedades intelectuais

Na última terça-feira (05), o Hotmilk, ecossistema de inovação da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), promoveu o evento Café com Ciência, uma celebração que reconheceu o esforço e a excelência de pesquisadores que se destacaram ao longo dos anos de 2022 e 2023, conquistando importantes concessões de propriedade intelectual.

O Café com Ciência, reuniu um grupo de inventores, pesquisadores e membros da comunidade acadêmica para celebrar mais de 20 concessões nos últimos dois anos, abrangendo patentes, desenhos industriais e softwares. Alguns exemplos são a maleta terapêutica para a reabilitação de pessoas com sequelas neurológicas, hastes flexíveis para higiene de ouvidos, instrumento para a higienização bucal de pacientes hospitalizados e diversas outras.

Foram 70 inventores premiados e suas 23 propriedades intelectuais. O vencedor do prêmio Pesquisador Destaque em Inovação da PUCPR de 2023, reconhecendo o pesquisador que mais impactou a transferência de tecnologia da Universidade para a sociedade, foi para Paulo Soares Junior, professor do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica (PPGEM) da PUCPR, um dos responsáveis pela spin-off OrthoPETica, uma startup dedicada ao desenvolvimento de tecnologia de implantes para reabilitação e mobilidade animal.

“Essa iniciativa nasceu com o foco no desenvolvimento e criação de implantes ortopédicos para PETs e hoje é uma realidade. Só tenho a agradecer a toda equipe colaboradora e todo apoio recebido para que hoje tivéssemos esse reconhecimento acadêmico”, comemora.

Durante o evento a equipe da OrthoPETica, que estava representada também por José Ademar Villanova, professor da Escola de Medicina e Ciências da Vida e o Bruno Pereira, estudante do PPGEM, compartilharam a trajetória do projeto, desde a pesquisa inicial até o licenciamento da tecnologia, explorando temas como a busca por financiamento e o programa de incubação no Hotmilk.

“Essas concessões são resultado do comprometimento contínuo da PUC Paraná em fomentar a pesquisa de ponta e transformar conhecimento em soluções práticas. O Café com Ciência 2023 consolidou-se como um marco na celebração da inovação na PUCPR, evidenciando o compromisso da instituição em impulsionar a pesquisa e transformar conhecimento em soluções que impactam a sociedade”, disse Marcelo Moura, diretor do Hotmilk.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo