Ecossistemas do Paraná se classificam para fase de validação do Prêmio Nacional de Inovação
Sete ecossistemas de inovação do Paraná estão classificados para a fase de validação do Prêmio Nacional de Inovação (PNI) na categoria de ecossistemas de inovação, a maior premiação relacionada ao tema no País. Na oitava edição, promovida pelo Sebrae e pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), o Paraná se destacou em relação aos demais estados com 27 inscrições.
Os sete ecossistemas paranaenses selecionados são de regiões variadas do Estado, evidenciando a diversidade e o ambiente favorável em todos os territórios. Na categoria de Ecossistemas de Pequeno Porte, avançaram para a fase de validação os ecossistemas Vale do Sol, Campo Mourão e Pinhais. Na categoria de Ecossistema de Médio Porte, representam o Paraná os ecossistemas de Maringá e do Suldoeste. Na categoria de Grande Porte, competem Curitiba e Iguassu Valley.
O Prêmio Nacional de Inovação contabilizou um total de 111 inscrições. Para Michael Douglas Camilo, coordenador de Inovação do Sebrae/PR, o expressivo número de ecossistemas participantes é resultado direto de várias iniciativas focadas no incentivo à inovação em nível local.
“A finalidade do Prêmio é fomentar e celebrar esforços de inovação bem-sucedidos, focando principalmente em ecossistemas, como arranjos de atores e governanças que promovem a inovação na respectiva região. Ele também serve como uma ferramenta de autoavaliação para esses ecossistemas, permitindo que eles identifiquem o seu nível de maturidade e estabeleçam um plano de desenvolvimento para melhorias futuras”, disse Michael Douglas.
Ele afirmou que o apoio aos ecossistemas em todo o Paraná está alinhado com as metas estabelecidas pelo Sebrae/PR para o desenvolvimento de novos negócios e para posicionar o Estado como um importante polo de inovação no País.
“No processo de validação do Prêmio, uma banca de avaliação realiza uma entrevista por videochamada para confirmar o autodiagnóstico dos ecossistemas de inovação. Atualmente, estamos nesse estágio com sete ecossistemas do Paraná, que estão participando da entrevista para refinar e verificar suas informações, resultando na pontuação final da entrevista”, explicou.
Histórico
No ano de 2022, o Sistema Regional de Inovação Iguassu Valley, localizado na região Oeste, teve posição de destaque no PNI, conquistando a primeira colocação na categoria Ecossistemas Consolidados. Além disso, o Sistema Regional de Inovação do Norte Pioneiro do Paraná triunfou como vencedor na categoria de Ecossistemas em estágio inicial.