O mandato será assumido pelo missionário José Olímpio (PL-SP), segundo suplente do partido. Ele foi deputado federal por dois mandatos, entre 2011 até 2019, quando exerceu o cargo pelo PP e, depois, pelo DEM.
O regimento da Casa diz que o suplente assume a cadeira após 120 dias de vacância.
Minutos após o anúncio, na entrevista ao canal no YouTube, Eduardo afirmou que sua atuação nos Estados Unidos passa por advogar “a favor de eleições limpas e justas” – apesar de o governo Bolsonaro ter se empenhado em detectar qualquer fraude no sistema eleitoral brasileiro e não conseguir encontrar nada.
Jair Messias Bolsonaro também lamentou a decisão do filho, com os olhos vermelhos de emoção.
Ele também defende que o governo americano apenas reconheça “eleições onde ocorra ampla participação da oposição e também uma possibilidade de auditoria dos votos, uma recontagem”, sugerindo pressão internacional sobre o processo eleitoral brasileiro.
“Essa é a mensagem que eu levaria ao presidente (Donald) Trump. Mas as pessoas do entorno dele já estão muito conscientes do que está acontecendo. Nas próximas semanas a gente vai ter cada vez mais a participação da Casa Branca e do Congresso em segurar o ímpeto de ditadores”, afirmou ao jornalista Luís Ernesto Lacombe e ao foragido da Justiça Allan dos Santos.



